PCP
PCP: a opção imprescindível
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
A pergunta de um milhão
Artigo de acesso livre
A talhe de foice
A oportunidade
Actual
Gente fina é outra coisa
Artigo de acesso livre
Actual
Literacias
Actual
A ironia da Raret
Reflectir sobre o País e o mundo, tomar Partido, descansar: bem-vindos ao Espaço Central
Artigo de acesso livre
O Espaço Central é o coração da Festa do Avante!, a sua «sala de visitas». Ali estão patentes as principais exposições e têm lugar diversos debates sobre relevantes assuntos da actualidade nacional e internacional. Mas há mais, muito mais, a conhecer.
De Grândola, um apelo para o mundo: «Dêem uma oportunidade à paz!»
Artigo de acesso livre
Assinalando o 40.º aniversário do Festival «Dêem uma Oportunidade à Paz», que se realizou na Praia do Carvalhal, em Grândola, entre 25 e 30 de Julho de 1983, a Plataforma pela Paz e o Desarmamento, que reúne associações juvenis, estudantis, de movimentos pela paz e contra a Guerra, promoveu em Melides, Grândola, entre 21 e 23 de Julho, o acampamento «Dêem uma Oportunidade à Paz».
País de contrastes e injustiças desmente propaganda do Governo
São leituras totalmente díspares sobre a situação do País: ao quadro idílico traçado pelo Governo e sua maioria parlamentar opôs o PCP a realidade concreta que marca o quotidiano da população, fazendo cair a narrativa do PS. Esse foi um traço forte a perpassar o debate do Estado da Nação.
Compromisso reforçado com Trás-os-Montes e Alto Douro
Entre os dias 19 e 22 de Julho, Sandra Pereira e João Pimenta Lopes estiveram nos distritos de Bragança e Vila Real, onde decorreram jornadas de trabalho dos deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE).
Combater a seca no Alentejo exige iniciativas imediatas e estruturais
Causas, consequências, medidas imediatas e estruturais para a seca no Alentejo foi o mote para um debate, promovido dia 18, no espaço da cafetaria do Teatro Pax Júlia, em Beja.
Equipamentos culturais de Coimbra têm de servir população
O PCP realizou, no dia 12, em Coimbra, uma conferência de imprensa a propósito da política cultural do município, onde reafirmou as suas propostas e posições sobre diversos equipamentos culturais municipais.
Cinema em tempo de exploração
PCP solidário com luta no JN
A favor do calendário mas contra a corrente
Carreiras de informática defendidas com forte luta
Avanços insuficientes do Governo resultaram da determinação na luta, mas a greve de dia 24 manteve-se e teve forte adesão, mostrando trabalhadores mobilizados em defesa das carreiras de informática.
Enfermeiros dos hospitais privados fazem greve amanhã
Apesar dos lucros obtidos e do aumento da produtividade, os grupos da hospitalização privada não valorizaram de forma justa os enfermeiros, mas estes recusam dar a negociação por terminada.
Hotelaria em greve amanhã em luta por salário e direitos
Os trabalhadores da hotelaria concentram-se amanhã, 28, a partir das 11h00, frente à Secretaria de Estado do Turismo, culminando duas semanas de luta por salários e direitos.
Greve de cinco dias na easyJet comprovou união e resiliência
A greve dos tripulantes de cabine da easyJet, de sexta-feira, dia 21, a anteontem, dia 25, teve uma adesão superior a 90 por cento, comprovando «união e resiliência» dos trabalhadores, frisou o sindicato.
Confirmada greve dos médicos em Agosto
Mantém-se a luta na Portway
Nacionalizem o que resta da PT!
Avançam greves na Barraqueiro
Medidas do Governo não resolvem o grave problema da habitação
O Parlamento aprovou, em votação final global, o programa «Mais Habitação». Para o PCP, que votou contra, por resolver permanece a situação dramática em que vivem centenas de milhares de famílias.
Omissões do relatório não apagam necessidade de garantir uma TAP pública
O PCP considera que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à TAP podia e devia ter ido mais longe, mas admite que o trabalho desta «valeu a perna» e que é hoje mais claro que a TAP precisa de uma «gestão pública muito diferente daquela que tem tido».
PCP critica alterações por atacado aos estatutos das Ordens Profissionais
Repor a legalidade na MyAuchan Amadora
PSD, PS, CDS e JPP são cúmplices dos que lucram com a especulação
Domingo, a CDU contactou com a população junto aos mercados da Ribeira Brava e do Estreito de Câmara de Lobos, na Madeira, afirmando que é possível implementar uma política regional para travar a especulação de preços.
MURPI alerta para erros na actualização das pensões
O MURPI está a receber várias reclamações relativas à actualização das pensões no corrente mês de Julho. Os reformados referem que o valor pago é inferior ao aumento anunciado de 3,57 por cento para todas as pensões.
Fecho de estúdios e salas de ensaio prejudica a vida cultural do Porto
O encerramento, pela Câmara Municipal do Porto, de mais de uma centena de lojas do Centro Comercial STOP, onde funcionavam salas de ensaio e estúdios de centenas de músicos da cidade, provocou um movimento de contestação, que promete não parar.
Câmara de Setúbal exige que o Governo resolva suspensão de subsídio aos bombeiros
O programa «Mais Habitação» devia chamar-se «Mais Especulação»
CPPME considera «insuficiente» prolongamento do IVA zero
Investimento de 171 milhões de euros na qualidade de vida da população do Seixal
Movimento cívico insiste na ponte Barreiro-Chelas
Biblioteca nas praias de Melides e Carvalhal
Cimeira dos Povos convoca tribunal sobre bloqueio a Cuba
Artigo de acesso livre
Em paralelo com a 3.ª Cimeira UE-Celac, decorreu em Bruxelas a Cimeira dos Povos, organizada por forças progressistas europeias, latino-americanas e caribenhas. Decidiu convocar um Tribunal Internacional sobre o bloqueio dos EUA contra Cuba.
PCP quer travar e reverter subida das taxas de juro
Mantém-se a incerteza em Espanha sobre constituição do novo governo
Rússia reforça laços económicos com maioria dos países africanos
O Parlamento Europeu e a corrupção
Armistício na Coreia foi há 70 anos
Com a assinatura do armistício a 27 de Julho de 1953, as armas calaram-se na Coreia, após três anos de violentos combates. Os EUA não atingiram então os seus objectivos, mas continuam com forte presença militar no país, que permanece dividido.
Candidatos da Revolução Cidadã favoritos à vitória eleitoral no Equador
Rafael Correa, ex-presidente do Equador, denunciou as manobras persistentes em curso para desacreditar o movimento Revolução Cidadã (RC), a semanas das eleições antecipadas. Os equatorianos votam no dia 20 de Agosto para eleger o presidente e vice-presidente da República e 137 deputados.