Avançam greves na Barraqueiro

Por falta de resposta às reivindicações dos trabalhadores, ignorando insistentes apelos à negociação, o STRUP convocou greves para os próximos dias em quatro empresas do Grupo Barraqueiro.

Na EVA e na Vizur, que fazem transporte de passageiros no Algarve, está convocada uma greve de 24 horas, para 1 de Agosto, e recusa de trabalho suplementar, entre dias 1 e 8. Além de um aumento extraordinário de cem euros no salário-base, é exigida a aplicação dos pontos apresentados num abaixo-assinado, entregue a 4 de Julho à EVA.

Para a Boa Viagem e a Barraqueiro Oeste, que operam no distrito de Lisboa, o sindicato da FECTRANS/CGTP-IN convocou greve ao trabalho suplementar, de 29 de Julho a 6 de Agosto.
Como explicou uma dirigente sindical à agência Lusa, no dia 20, os patrões não estão a cumprir acordos assumidos em 2022, para aumento do subsídio de refeição e para redução do intervalo de almoço, de três para duas horas. Anabela Carvalheira explicou que, perante o silêncio da administração do grupo, foi entregue um abaixo-assinado, reclamando o início de negociações para concretizar os compromissos de 2022. Seguiu-se a convocação das greves.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Carreiras de informática defendidas com forte luta

Avanços insuficientes do Governo resultaram da determinação na luta, mas a greve de dia 24 manteve-se e teve forte adesão, mostrando trabalhadores mobilizados em defesa das carreiras de informática.

Confirmada greve dos médicos em Agosto

A Federação Nacional dos Médicos confirmou na segunda-feira a realização da greve marcada para 1 e 2 de Agosto, observando que, «até à data, o Ministério da Saúde apenas propôs por escrito perda de direitos», «sem apresentar propostas para a Saúde Pública e os médicos internos». Numa nota, emitida pela sua Comissão...

Mantém-se a luta na Portway

Os sindicatos SITAVA, SIMAMEVIP (ambos da CGTP-IN), SINDAV e STHA encararam a intenção de alienação da Portway, por parte da ANA (Vinci) como mais uma razão para aderir às formas de luta anunciadas para a operadora de handling: greve por tempo indeterminado ao trabalho suplementar, desde dia 19, e ao trabalho em dia...

Nacionalizem o que resta da PT!

«É altura de se proceder à nacionalização do que resta da PT (PT Portugal)», reclamaram o SINTTAV, o STT, o SNTCT e a FECTRANS, num comunicado conjunto, dirigido aos trabalhadores das empresas do Grupo Altice. A propósito de denúncias divulgadas na comunicação social e admitindo que, «provavelmente, como diz o...