Avançam greves na Barraqueiro
Por falta de resposta às reivindicações dos trabalhadores, ignorando insistentes apelos à negociação, o STRUP convocou greves para os próximos dias em quatro empresas do Grupo Barraqueiro.
Na EVA e na Vizur, que fazem transporte de passageiros no Algarve, está convocada uma greve de 24 horas, para 1 de Agosto, e recusa de trabalho suplementar, entre dias 1 e 8. Além de um aumento extraordinário de cem euros no salário-base, é exigida a aplicação dos pontos apresentados num abaixo-assinado, entregue a 4 de Julho à EVA.
Para a Boa Viagem e a Barraqueiro Oeste, que operam no distrito de Lisboa, o sindicato da FECTRANS/CGTP-IN convocou greve ao trabalho suplementar, de 29 de Julho a 6 de Agosto.
Como explicou uma dirigente sindical à agência Lusa, no dia 20, os patrões não estão a cumprir acordos assumidos em 2022, para aumento do subsídio de refeição e para redução do intervalo de almoço, de três para duas horas. Anabela Carvalheira explicou que, perante o silêncio da administração do grupo, foi entregue um abaixo-assinado, reclamando o início de negociações para concretizar os compromissos de 2022. Seguiu-se a convocação das greves.