PCP quer travar e reverter subida das taxas de juro

O PCP defendeu no Parlamento Europeu uma política fiscal mais justa para combater desigualdades

João Pimenta Lopes, deputado do Partido Comunista Português, intervindo numa sessão plenária do Parlamento Europeu, na semana passada, defendeu uma política fiscal mais justa para combater as desigualdades.

«Nos milhares de contactos que temos feito em Portugal, é evidente o agravamento das condições de vida das pessoas. É o dinheiro que não estica para pagar a prestação da casa, a renda da luz, a conta do supermercado», começou por afirmar.

Lembrou depois que, segundo dados da própria União Europeia, estima-se que a pobreza e privação social tenha aumentado em cinco pontos percentuais por conta da inflação. Simultaneamente, «os grandes grupos económicos aproveitam a inflação para aumentar lucros e ainda beneficiam de regimes de isenção fiscal ou de benesses sobre esses lucros».

De acordo com João Pimenta Lopes, a União Europeia contribui para essas políticas que agravam a injustiça e falta de progressividade fiscal, ao mesmo tempo que insiste na subida das subidas das taxas de juro, ditadas pelo Banco Central Europeu (BCE), que atacam ainda mais o rendimento dos trabalhadores e do povo, criando dificuldades ao financiamento das micro, pequenas e médias empresas e de Estados e favorecendo o grande capital financeiro.

O que se impõe, disse o deputado comunista português no Parlamento Europeu, é travar e reverter a subida das taxas de juro, a par de uma política fiscal mais justa, progressiva, que entre outros aspectos tribute menos o trabalho, e uma efectiva tributação dos lucros realizados pondo fim a isenções e benefícios fiscais ao capital financeiro.



Mais artigos de: Europa

Cimeira dos Povos convoca tribunal sobre bloqueio a Cuba

Em paralelo com a 3.ª Cimeira UE-Celac, decorreu em Bruxelas a Cimeira dos Povos, organizada por forças progressistas europeias, latino-americanas e caribenhas. Decidiu convocar um Tribunal Internacional sobre o bloqueio dos EUA contra Cuba.

Mantém-se a incerteza em Espanha sobre constituição do novo governo

Em Espanha, os resultados das eleições legislativas antecipadas, realizadas no domingo, 23, contrariaram a maioria das sondagens e das previsões da imprensa dominante e não asseguram a maioria parlamentar ao Partido Popular (PP), de direita, o partido mais votado, que lhe permita formar governo, mesmo aliado ao Vox...

Rússia reforça laços económicos com maioria dos países africanos

A 2.ª Cimeira Rússia-África, que se realiza hoje e amanhã (27 e 28) na cidade de San Petersburgo, terminará com uma declaração e um plano de cooperação até 2026, revelou o presidente Vladimir Putin. Em paralelo, decorrerá um Fórum Económico e Humanitário. «Atribuímos muita importância à próxima cimeira Rússia-África,...

O Parlamento Europeu e a corrupção

Lusa O Parlamento Europeu discutiu e votou, na passada sessão plenária, dois documentos sobre a luta contra a corrupção. Foi votada uma resolução sobre a criação do chamado «Organismo de Ética da UE». Neste documento, exige-se...