Reflectir sobre o País e o mundo, tomar Partido, descansar: bem-vindos ao Espaço Central

O Espaço Central é o coração da Festa do Avante!, a sua «sala de visitas». Ali estão patentes as principais exposições e têm lugar diversos debates sobre relevantes assuntos da actualidade nacional e internacional. Mas há mais, muito mais, a conhecer.

O Espaço Central é de visita obrigatória para quem vai à Festa do Avante!

Para além das duas exposições – sobre os 50 anos da Revolução de Abril e os 100 do Carnaval de Torres Vedras –, a que já nos referimos em edições anteriores, o Espaço Central acolhe os debates sobre os temas definidos pela direcção do Partido como determinantes: no Fórum e no Auditório estarão em discussão e aprofundamento temas fundamentais da actualidade nacional e internacional, questões ideológicas e culturais, propostas do PCP que integram a sua proposta de política patriótica e de esquerda.

Haverá também um grande painel relativo à imprensa do Partido, onde se destacará a campanha de difusão do Avante!, actualmente em curso, sob o lema «Informação de verdade. Compra, assina, divulga». Além da forte referência a O Militante, o painel sublinhará as razões pelas quais importa – aos comunistas e não só – a leitura atenta e regular do órgão central do Partido e a sua máxima difusão entre os trabalhadores, os democratas e os patriotas.

Sendo o Espaço Central o local apropriado para conhecer melhor o Partido que constrói e organiza anualmente a Festa do Avante!, é natural que aí se possa conversar com dirigentes do PCP para esclarecer dúvidas, colocar questões, dar opiniões e sugestões – e, se for essa a vontade, dar mais força a um projecto colectivo de liberdade, democracia, justiça social e direitos. Tudo isto é possível no espaço Adere ao PCP.

Mas há muito mais no Espaço Central. Desde logo, uma vasta área de sombra, ideal para descansar, e o Café da Amizade, sempre uma boa escolha para beber algo refrescante, tomar uma refeição ligeira ou passar agradáveis momentos com a família ou com os amigos.

Na Loja da Festa há um vasto conjunto de materiais à disposição: camisolas, emblemas, sacos de pano, canecas, cadernos, com inscrições alusivas ao PCP, aos 50 anos da Revolução de Abril, ao Avante!.

 

ROCHAK SHUKLA

Espaço Ciência celebra (e reflecte sobre) o direito ao desporto

«Direito ao desporto. O que temos? O que propomos!» é o tema do Espaço Ciência da Festa do Avante!, realizada em pleno ciclo olímpico para os Jogos de Paris 2024.

A Constituição da República Portuguesa consagra no seu art.º 79.º (Cultura física e desporto) que o Estado reconhece o direito dos cidadãos à cultura física e ao desporto, como meios de valorização humana, incumbindo-lhe de promover, estimular e orientar a sua prática e difusão.

Considerando as sete revisões feitas entretanto, e em particular a este articulado, torna-se oportuno e necessário fazer a avaliação e apontar propostas para o presente e para o futuro. Neste sentido, a 23.ª exposição de Ciência da Festa será dedicada a esta importante área da nossa vida colectiva.

A estrutura da exposição, o seu conteúdo escrito, as imagens fixas ou dinâmicas, as iniciativas e actividades que estarão à disposição do visitante da Festa, serão distribuídas por sete módulos. Neles será possível saber em pormenor o que é a fisiologia do desporto, analisar as políticas públicas (centrais e locais) para este sector, reflectir sobre a alta competição e a comunicação social, projectar o caminho para assegurar o direito de todos ao desporto, conhecer um pouco mais sobre as artes e letras no desporto (e, também, o desporto nas artes e nas letras).

No Espaço Ciência, como sempre acontece, haverá uma área específica para os mais pequenos, onde estes podem conhecer e sobretudo experimentar. Todos os visitantes poderão também realizar observações e experiências várias, desde logo relacionadas com testes físicos.

Pelo espaço passarão antigos e actuais atletas de alta competição, que ali partilharão as suas histórias de vida enquanto desportistas, num modelo de conversa aberta e participada com os visitantes da Festa.

Quanto aos debates, contarão com personalidades reconhecidas, experientes e conhecedoras das questões em aprofundamento, que poderão contribuir para a reflexão, esclarecimento e construção de perspectivas que contribuam para um verdadeiro acesso, fruição e participação neste direito constitucional que é o desporto, que deve começar na escola, nas colectividades e clubes locais, podendo conduzir à alta competição nacional e internacional. Mas sempre como meio de valorização humana, como a Constituição consagra. Políticas públicas, no sábado, e alta competição e comunicação social, no domingo, serão os assuntos em debate.

 

Sábado, arraial popular com os vizinhos da Festa

É já no sábado, 29, o arraial popular com os vizinhos da Festa do Avante!, que terá lugar na Quinta da Atalaia, junto à adega, a partir das 19h00. Há animação musical e uma ementa tradicional portuguesa, com caldo verde, sardinha assada e bifanas. As inscrições devem ser feitas através do número de telefone 212224000.

 

 



Mais artigos de: Em Destaque

De Grândola, um apelo para o mundo: «Dêem uma oportunidade à paz!»

Assinalando o 40.º aniversário do Festival «Dêem uma Oportunidade à Paz», que se realizou na Praia do Carvalhal, em Grândola, entre 25 e 30 de Julho de 1983, a Plataforma pela Paz e o Desarmamento, que reúne associações juvenis, estudantis, de movimentos pela paz e contra a Guerra, promoveu em Melides, Grândola, entre 21 e 23 de Julho, o acampamento «Dêem uma Oportunidade à Paz».