Crónica Internacional
Política de domínio e confrontação
A talhe de foice
Ei-los
Actual
Por Abril ou contra Abril?
Actual
Cuba Vencerá!
Actual
Salário e casa
PCP
Olhos nos olhos, de cabeça erguida: nós somos o PCP!
Artigo de acesso livre
Nos balanços de campanhas eleitorais, surge com frequência a tese de que não sabemos comunicar. Sem desvalorizar sínteses, rasgos, capacidade de traduzir mais eficazmente o que queremos transmitir, vale a pena pensar em alguns pontos de partida.
Continuar a trabalhar por um município melhor em Vila Viçosa
No concelho de Vila Viçosa, o projecto distintivo da CDU tem mais do que provas dadas. O Avante! esteve à conversa com Manuel Condenado, presidente da Câmara Municipal durante os últimos dois mandatos e agora primeiro candidato à Assembleia Municipal.
Intervir e desenvolver o concelho de Arraiolos
Em Arraiolos, a CDU está a construir um concelho com mais e melhor qualidade de vida. Ao Avante!, Sílvia Pinto, presidente da Câmara Municipal, destacou o trabalho realizado nos últimos anos nas áreas do desporto, da cultura e do desenvolvimento económico e social.
CDU apresenta compromisso com a AML
Artigo de acesso livre
Anteontem, 15, o Pavilhão Carlos Lopes acolheu uma sessão intitulada «CDU na Área Metropolitana de Lisboa (AML), intervenção e compromisso», que contou com a presença e intervenção do Secretário-geral do PCP.
Entusiasmo e confiança em Alpiarça
Em ambiente de grande participação popular, a CDU apresentou, no dia 2 de Junho, no Largo dos Águias, os seus primeiros candidatos aos órgãos autárquicos do concelho de Alpiarça.
É tempo de mais e melhor em Vila Franca de Xira
Em Vila Franca de Xira o objectivo da CDU passa por conquistar a Câmara (CM) e Assembleia Municipal (AM), bem como reforçar posições nas juntas de freguesia do concelho.
Garantir melhores condições para Gaia
Jaime Cáceres para defender Sines
Mais força para mudar Nisa
O povo da terra marchou em Lisboa em defesa do mundo rural com vida
Mais de mil agricultores tantos outros de Norte a Sul do País, manifestaram-se segunda-feira, em Lisboa, em defesa e pelo desenvolvimento das pequenas e médias explorações e do mundo rural, que a Política Agrícola Comum (PAC) tem liquidado para servir a concentração da terra e o lucro do agronegócio.
Unidade e luta por direitos na Portway
A brutal ofensiva em curso contra o sector público de aviação recai também sobre os trabalhadores das várias empresas: na Portway verificam-se despedimentos e cortes em rendimentos e direitos. O PCP apela à unidade e à luta.
Comemorações do Centenário prosseguem em iniciativas várias
O Centenário do PCP continua a ser assinalado pelas organizações do Partido em todo o País, em diversificadas iniciativas de carácter cultural, debates e sessões de apresentação do livro «100 anos de luta».
No centenário do nascimento de Guilherme da Costa Carvalho
Artigo de acesso livre
Lê-se numa curta nota biográfica: preso em 1948, libertado em 1954. Preso em Abril de 59, evade-se em Janeiro de 60 do Forte de Peniche. Preso em Novembro de 60, evade-se em Dezembro de 61 de Forte de Caxias. Preso em Maio de 63, foi libertado em Fevereiro de 72. Total: 16 anos e 6 meses de prisão.
Na Quinta da Atalaia já se prepara a Festa
As jornadas de trabalho para implantação da Festa do Avante! de 2021 começam a 26 de Junho, mas muito está já a ser feito para assegurar que ela será – como sempre e cada vez mais – um espaço de cultura, alegria e tranquilidade.
Só o PCP podia fazer uma campanha assim
Limbo para muitos, lucro para alguns
Acção e luta vão crescer
Pelo aumento geral dos salários, pelo emprego com direitos e pela revogação das normas gravosas da legislação laboral, a CGTP-IN anunciou que vai realizar, de 21 de Junho a 15 de Julho, uma «jornada de acção e luta».
Governo quer precariedade na Educação e na Cultura
A verdadeira intenção do Governo quanto à precariedade de emprego está patente nos concursos de docentes e na proposta de estatuto profissional na área da Cultura, acusam os sindicatos.
Grande resposta no Grupo AdP
EDP «campeã» da precariedade
Mais resultados
Falta de resposta aos problemas entrava início de novo ano lectivo com normalidade
Há razões para encarar desde já com preocupação o próximo ano lectivo? Na perspectiva do PCP, sim! E foram expostas, dia 8, no Parlamento, num debate onde foram demasiadas as questões que ficaram por responder para que se anteveja um regresso às aulas normal e tranquilo.
Bloqueios do Governo à contratação penalizam serviços e adiam resposta aos problemas
Os entraves do Governo à contratação de profissionais pedidos pelas unidades de saúde, bem como ao avanço dos processos de investimento no SNS, são motivo de preocupação para o PCP e levaram-no a solicitar a presença no Parlamento do ministro de Estado e das Finanças.
Aprovada proposta do PCP sobre a Península de Setúbal
Flic flac do BE desprotege MPME
PCP regista decisão do Tribunal Constitucional
PCP requer audição sobre problemas dos Registos e Notariado
PCP com Jornadas Parlamentares dias 21 e 22
Dissolução da NATO é condição para a paz
No dia em que se reunia em Bruxelas a cimeira da NATO, centenas de pessoas exigiram em Lisboa e no Porto o fim das agressões militares e da corrida aos armamentos e a dissolução deste bloco-político militar.
Resolução do Parlamento Europeu é «intervencionista», denuncia Cuba
A maioria dos deputados do Parlamento Europeu (PE) aprovou uma resolução sobre Cuba, prontamente rejeitada por responsáveis do país caribenho, que a consideram «espúria e intervencionista». Deputados do PCP no PE votam contra e denunciam mais um «exercício de hipocrisia sobre democracia e direitos humanos».
Todos os países contam, afirma a China
Castillo defende governo de unidade no Peru
Mais de uma semana após a segunda volta das eleições presidenciais, no dia 6, Pedro Castillo ainda não tinha sido proclamado vencedor, aguardando a resolução da contestação dos resultados apresentada por Keiko Fujimori.
Ex-presidente da Colômbia reconhece execução de civis por parte do Exército
Agressão à URSS o início do fim do nazi-fascismo
A 22 de Junho de 1941 os exércitos hitlerianos cruzaram a fronteira soviética, dando início à Operação Barbarossa, que visava a rápida ocupação (e desmantelamento) da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas – o primeiro Estado socialista da história –, o saque dos valiosos recursos daquele imenso país e a subjugação e escravização, senão mesmo o extermínio, dos seus povos.
Mas o Império dos Mil Anos anunciado por Hitler, e desejado pelos monopólios que o sustentavam, acabaria por ruir precisamente ali, na União Soviética, perante a gesta heróica da resistência do seu povo, do seu Exército Vermelho, do seu Partido Comunista.