CDU apresenta compromisso com a AML
Anteontem, 15, o Pavilhão Carlos Lopes acolheu uma sessão intitulada «CDU na Área Metropolitana de Lisboa (AML), intervenção e compromisso», que contou com a presença e intervenção do Secretário-geral do PCP.
Projecto, propostas e soluções
Na iniciativa foi apresentado um compromisso eleitoral dos candidatos da CDU aos órgãos municipais da AML, que, como se destacou, não é um programa eleitoral para a região, «desde logo porque a actual entidade metropolitana não é, como devia ser, uma autarquia». «Trata-se, aqui, de, a partir do trabalho e da influência da CDU nas autarquias que a integram e da sua intervenção nessa estrutura, apresentar soluções e propostas traduzindo o inegável percurso de intervenção da CDU na AML», lê-seno documento.
A este respeito, Jerónimo de Sousa falou de um «compromisso de intervenção construtiva, de reclamação e reivindicação, de representação dos interesses das população e, porque não dizê-lo, de luta e exigência de uma política que responda às necessidades de desenvolvimento económico e social que a região e o País reclamam».
Construção do novo aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete e da terceira travessia do Tejo com capacidade rodo-ferroviária; defender a gratuitidade do transporte público, apontando, para o futuro próximo, a redução para 30 euros do valor do Passe Social Intermodal Metropolitano, o alargamento a menores de 18 anos da gratuitidade do mesmo e a adopção de critérios de equidade nos passes correspondentes às ligações pendulares de concelhos vizinhos da AML com esta; garantir que a água é um bem exclusivamente público de acesso universal e com elevados níveis de qualidade nos sistemas de água para consumo; lutar pela construção dos hospitais de Alcochete/Montijo, Seixal e Sintra; apoiar o movimento associativo popular; promover programas de custos controlados para arrendamento de renda condicionada, são algumas das propostasda CDU.
«A população da AML e de cada um dos seus concelhos pode continuar a contar com a CDU. Com o seu trabalho, conhecimento e qualificação. Para que do ponto de vista económico, social, cultural e ambiental esta região da AML se afirme com o papel que lhe cabe no desenvolvimento do País», concluiu Jerónimo de Sousa.
Oradores
A iniciativa contou ainda com as intervenções João Ferreira (vereador e candidato a presidente da Câmara Municipal [CM] de Lisboa), de Rui Garcia (presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal, da CM da Moita e candidato à presidência da autarquia), de Bernardino Soares (presidente e candidato à presidência da CM de Loures), de Maria das Dores Meira (presidente da CM de Setúbal e candidata à presidência da CM de Almada), de Lino Paulo (do Gabinete Técnico para as Autarquias Locais do PCP), de Joaquim Santos (presidente e candidato à presidência da CM do Seixal), de André Martins (presidente da Assembleia Municipal de Setúbal e candidato a presidente da CM de Setúbal), de Carlos Humberto (primeiro secretário da Comissão Executiva da AML e candidato a presidente da CM do Barreiro) e deHeloísa Apolónia (da Direcção Nacional do Partido Ecologista «Os Verdes»), que, tal como o compromisso eleitoral dos candidatos, estarão disponíveis em www.cdu.pt. Na sala esteve ainda presente, entre muitos outros, João Geraldes, da Associação Intervenção Democrática.