CDU apresenta compromisso com a AML

Anteontem, 15, o Pavilhão Carlos Lopes acolheu uma sessão intitulada «CDU na Área Metropolitana de Lisboa (AML), intervenção e compromisso», que contou com a presença e intervenção do Secretário-geral do PCP.

Projecto, propostas e soluções

Na iniciativa foi apresentado um compromisso eleitoral dos candidatos da CDU aos órgãos municipais da AML, que, como se destacou, não é um programa eleitoral para a região, «desde logo porque a actual entidade metropolitana não é, como devia ser, uma autarquia». «Trata-se, aqui, de, a partir do trabalho e da influência da CDU nas autarquias que a integram e da sua intervenção nessa estrutura, apresentar soluções e propostas traduzindo o inegável percurso de intervenção da CDU na AML», lê-seno documento.

A este respeito, Jerónimo de Sousa falou de um «compromisso de intervenção construtiva, de reclamação e reivindicação, de representação dos interesses das população e, porque não dizê-lo, de luta e exigência de uma política que responda às necessidades de desenvolvimento económico e social que a região e o País reclamam».

Construção do novo aeroporto de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete e da terceira travessia do Tejo com capacidade rodo-ferroviária; defender a gratuitidade do transporte público, apontando, para o futuro próximo, a redução para 30 euros do valor do Passe Social Intermodal Metropolitano, o alargamento a menores de 18 anos da gratuitidade do mesmo e a adopção de critérios de equidade nos passes correspondentes às ligações pendulares de concelhos vizinhos da AML com esta; garantir que a água é um bem exclusivamente público de acesso universal e com elevados níveis de qualidade nos sistemas de água para consumo; lutar pela construção dos hospitais de Alcochete/Montijo, Seixal e Sintra; apoiar o movimento associativo popular; promover programas de custos controlados para arrendamento de renda condicionada, são algumas das propostasda CDU.

«A população da AML e de cada um dos seus concelhos pode continuar a contar com a CDU. Com o seu trabalho, conhecimento e qualificação. Para que do ponto de vista económico, social, cultural e ambiental esta região da AML se afirme com o papel que lhe cabe no desenvolvimento do País», concluiu Jerónimo de Sousa.

Oradores
A iniciativa contou ainda com as intervenções João Ferreira (vereador e candidato a presidente da Câmara Municipal [CM] de Lisboa), de Rui Garcia (presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal, da CM da Moita e candidato à presidência da autarquia), de Bernardino Soares (presidente e candidato à presidência da CM de Loures), de Maria das Dores Meira (presidente da CM de Setúbal e candidata à presidência da CM de Almada), de Lino Paulo (do Gabinete Técnico para as Autarquias Locais do PCP), de Joaquim Santos (presidente e candidato à presidência da CM do Seixal), de André Martins (presidente da Assembleia Municipal de Setúbal e candidato a presidente da CM de Setúbal), de Carlos Humberto (primeiro secretário da Comissão Executiva da AML e candidato a presidente da CM do Barreiro) e deHeloísa Apolónia (da Direcção Nacional do Partido Ecologista «Os Verdes»), que, tal como o compromisso eleitoral dos candidatos, estarão disponíveis em www.cdu.pt. Na sala esteve ainda presente, entre muitos outros, João Geraldes, da Associação Intervenção Democrática.

 



Mais artigos de: Eleições

Continuar a trabalhar por um município melhor em Vila Viçosa

No concelho de Vila Viçosa, o projecto distintivo da CDU tem mais do que provas dadas. O Avante! esteve à conversa com Manuel Condenado, presidente da Câmara Municipal durante os últimos dois mandatos e agora primeiro candidato à Assembleia Municipal.

Intervir e desenvolver o concelho de Arraiolos

Em Arraiolos, a CDU está a construir um concelho com mais e melhor qualidade de vida. Ao Avante!, Sílvia Pinto, presidente da Câmara Municipal, destacou o trabalho realizado nos últimos anos nas áreas do desporto, da cultura e do desenvolvimento económico e social.

Entusiasmo e confiança em Alpiarça

Em ambiente de grande participação popular, a CDU apresentou, no dia 2 de Junho, no Largo dos Águias, os seus primeiros candidatos aos órgãos autárquicos do concelho de Alpiarça.

Garantir melhores condições para Gaia

O Auditório Municipal de Gaia acolheu, no dia 5 de Junho, a apresentação pública dos primeiros candidatos da CDU às freguesias de Vila Nova de Gaia: de Arcozelo, José Duarte, 64 anos, metalúrgico; de Avintes, Soraia Teixeira, 30 anos, professora do Ensino Superior; de Canelas, Beatriz Pinto,...

Jaime Cáceres para defender Sines

A CDU anunciou que o seu primeiro candidato à Câmara Municipal (CM) de Sines é Jaime Cáceres. Militante do PCP desde 1974, é vereador na CM de Santiago do Cacém em regime de permanência, responsável pelos pelouros dos Recursos Humanos, Educação, Associativismo, Cultura, Desporto e Juventude....

Mais força para mudar Nisa

Com 58 anos, a professora Fátima Dias, dirigente do Sindicato dos Professores da Zona Sul, independente, é a primeira candidata da CDU à Câmara Municipal de Nisa, onde é eleita vereadora (sem pelouros atribuídos) desde 2013. Licenciada em História e mestre em Ciências...