Actual
Subsídio de Natal de novo por inteiro
Actual
A carga
Actual
35 minutos
A talhe de foice
Acordai
PCP
PCP fortalece-se assente nas suas próprias forças
É justo que valorizemos a intensa, qualificada e diversificada intervenção do PCP e a organização e militantes do Partido que a asseguraram e, ao mesmo tempo, dar novos passos para o reforço do Partido, concretizando as linhas de trabalho aprovadas pelo Comité Central no início do ano para um PCP mais forte e mais influente para continuar a desempenhar o seu papel indispensável e insubstituível na vida política nacional.
Crónica Internacional
Armistício e Verdade Histórica
PCP lembrou 105.º aniversário de Álvaro Cunhal realçando o legado de Marx na sua intervenção
EVOCAÇÃO O aniversário do nascimento de Álvaro Cunhal foi assinalado, dia10,com uma sessão que incorporou as comemorações do II Centenário de Karl Marx e, por isso, nela se sublinhou o legado do fundador do socialismo científico na prática e teoria revolucionária do dirigente comunista português.
Avanços não iludem limites do OE nem a exigência da alternativa
ESCLARECER Jerónimo de Sousa esteve na Baixa da Banheira em sessão pública dominada pelo Orçamento do Estado para 2019. A reflexão foi enriquecida pelos contributos de uma plateia participativa e muito atenta - e nada ficou por esclarecer.
Conferência do PCP no dia 24 em Setúbal
ALTERNATIVA O PCP realiza no próximo dia 24 de Novembro, sábado, no Fórum Municipal Luísa Todi, a Conferência «Alternativa Patriótica e de Esquerda por um Portugal com Futuro».
Os problemas da juventude requerem respostas de fundo
PROPOSTA Os jovens aspiram e lutam por políticas que concretizem as suas aspirações, garantiu no domingo, 11, Jerónimo de Sousa, numa sessão em Lisboa sobre os direitos da juventude.
PCP evoca Revolução de Outubro com iniciativas em todo o País
SOCIALISMO Num ano marcado por outras evocações, nomeadamente o segundo centenário do nascimento de Karl Marx, as organizações do PCP estão a assinalar também o 101.º aniversário da Revolução de Outubro.
No distrito do Porto discute-se o Partido e a sua intervenção
ORGANIZAÇÃO Empresas e Sectores Estratégicos, Sector Intelectual e Concelhia de Valongo são três organizações do PCP no distrito do Porto que recentemente realizaram, ou vão realizar, as suas assembleias.
Batalha do Orçamento é só mais uma das lutas pela valorização do trabalho
COVILHÃ «O OE para 2019 é um momento importante na acção, intervenção e luta visando assegurar uma eficaz e efectiva resposta aos problemas nacionais, dos trabalhadores e do povo, mas não o único», sublinhou Jerónimo de Sousa, dia 9.
PCP reivindica em Lisboa o direito a viver na cidade
HABITAÇÃO A especulação imobiliária na cidade de Lisboa e a proposta do Partido para uma Lei de Bases da Habitação estiveram em debate numa sessão pública que se realizou no passado dia 8 de Novembro.
Europa dos trabalhadores e dos povos em debate
Governo PS prossegue demolições na Ria Formosa
Quatro dias de silêncio
CM de Cinfães faz negócio com bairro social
Zipline controverso
Mora não pode ficar sem CTT
Reabre na Parede a casa do Partido
Para a manifestação de hoje vêm lutas de todos os dias
MOBILIZAÇÃO Durante a greve na Logística da Sonae, em plenários recentes na GNB-SSO e na Cerealis, como antes em call-centers da Beira, os trabalhadores marcaram 15 de Novembro como dia de luta.
Frente Comum mantém apelo à luta e exige retoma das negociações
REIVINDICAÇÃO Até agora, o Governo ignorou a proposta reivindicativa que a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública apresentou em Junho, exigindo o fim dos salários congelados em 2019.
Acções hoje na hotelaria e turismo antes de ir para a manifestação
CONCENTRAÇÕES Trabalhadores da hotelaria, alimentação e turismo realizam hoje protestos sectoriais, em quatro locais, antecedendo a integração na manifestação nacional às 15 horas.
Barraqueiro reagiu à greve
Luta e solidariedade no Barreiro
Acordo na VW Autoeuropa
Propostas do PCP elevam respostas do OE às necessidades das pessoas e do País
DEBATE Ronda já a centena o número de propostas de alteração entregues pelo PCP no quadro da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2019 .
Agricultura familiar em Lisboa por melhores políticas
LUTA Cerca de mil agricultores, dirigentes agrícolas e amigos do mundo rural manifestaram-se, dia 8 de Novembro, frente à Assembleia da República, em defesa da agricultura familiar, do mundo rural e da soberania alimentar.
39 anos a transformar com a juventude
ANIVERSÁRIO Fundada a 10 de Novembro de 1979, pela fusão da União de Estudantes Comunistas com a União da Juventude Comunista, a Juventude Comunista Portuguesa é a organização revolucionária da juventude.
Avenida Álvaro Cunhal em Setúbal
CDU quer complemento regional de reforma para a Madeira
Situação crítica na saúde do Litoral Alentejano
«Cultura em Luta»
PCP em Bruxelas por uma Europa dos trabalhadores e dos povos
COOPERAÇÃO Jerónimo de Sousa esteve em Bruxelas, nos dias 6 e 7, num encontro em que estiveram presentes líderes das diferentes forças que, no Parlamento Europeu, compõem o Grupo Confederal, GUE/NGL.
Bélgica pode reconhecer Estado da Palestina
PALESTINA Bruxelas admite vir a reconhecer o Estado da Palestina, recusa-se a transferir a sua embaixada em Telavive para Jerusalém e condena os colonatos israelitas em território ocupado.
«Leslie»: PCP reclama apoios para cooperativas afectadas
Unir esforços e vontades para defender a paz
FEDER e Fundo de Coesão pós-2020
OLP responsabiliza Israel pela violência em Gaza
ATAQUES Aviões israelitas bombardearam dezenas de alvos civis na faixa de Gaza, alegadamente em resposta ao lançamento de morteiros por forças da resistência palestiniana contra território de Israel.
Cúpula militar brasileira tomou partido contra Lula
BRASIL O chefe do Exército reconheceu que pressionou o Supremo Tribunal Federal para não libertar Lula. O Partido dos Trabalhadores acusa a cúpula militar de apoiar Bolsonaro.
Situação humanitária no Iémen é «absolutamente desastrosa»
Saarauís evocam crime de Gdeim Isik
Destruir primeiro, «estabilizar» depois
Há cem anos terminou a Primeira Guerra Mundial e o mundo anterior a ela
EFEMÉRIDE Às 11 horas da manhã de 11 de Novembro de 1918 entrou em vigor o Armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial. Caladas as armas, ficarammilhões de mortos, feridos e traumatizados, vários países arrasados e quatro impérios desmembrados por derrotas militares e revoluções. A paz alcançada, que para Lénine não passou de «condições ditadas por bandidos», foi semente de novos conflitos.