CDU quer complemento regional de reforma para a Madeira
A CDU realizou, no domingo, 11, uma jornada de contacto com as populações dos concelhos de Ribeira Brava, Ponta do Sol e Calheta, Madeira, em defesa de uma nova política regional que valorize as pensões de reforma.
Na vila da Calheta, Ricardo Lume, deputado na Assembleia Legislativa, eleito nas listas da Coligação PCP-PEV, referiu que naquela Região Autónoma «existem mais de 20 mil reformados e pensionistas que auferem pensões de reforma inferiores ao salário mínimo nacional (SMN)». «A grande maioria destes reformados foram explorados como trabalhadores, receberam salários de miséria, foram os responsáveis pelo desenvolvimento económico e social da nossa Região, mas, agora, as suas pensões, muitas vezes, não são suficientes para sobreviver», criticou.
A par dos aumentos extraordinários das reformas já alcançados em 2017, 2018 e previstos para 2019, a CDU defende um complemento regional de reforma de 65 euros para todos os reformados e pensionistas que auferem rendimentos inferiores ao SMN.