39 anos a transformar com a juventude
ANIVERSÁRIO Fundada a 10 de Novembro de 1979, pela fusão da União de Estudantes Comunistas com a União da Juventude Comunista, a Juventude Comunista Portuguesa é a organização revolucionária da juventude.
Em defesa dos direitos da juventude e por uma vida melhor
A JCP completou 39 anos no sábado. A sua história está indissociavelmente ligada com aqueles que nunca se resignaram perante a exploração e a opressão, a pobreza, a precariedade e a falta de condições de vida, os obstáculos no acesso à educação e nas condições para o sucesso escolar. A luta da organização revolucionária da juventude é, também, pelos valores de Abril, pelo acesso à educação pública e gratuita, ao trabalho com direitos, à habitação, à cultura, à mobilidade e ao desporto.
No dia 10 de Novembro comemora-se, igualmente, o aniversário do nascimento de Álvaro Cunhal e os 73 anos da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD).
Intervenção
Um pouco por todo o País tiveram lugar iniciativas de celebração do aniversário da JCP. Em Coimbra e em Braga os jovens comunistas participaram em jantares, onde a camaradagem e a alegria esteve em destaque. No Porto, numa sessão realizada na casa Salgueiros, debateu-se o papel da JCP na luta da juventude pelos seus direitos e pelo fim da exploração do homem pelo homem. Abordado foi, igualmente, o Encontro Nacional da Juventude Trabalhadora, que se vai realizar no dia 19 de Janeiro, em Lisboa. O convívio e a música dos Libra Stones preencheram o momento.
Nas acções de Braga e do Porto esteve patente a exposição sobre o II Centenário do Nascimento de Karl Marx.
Estão entretanto agendadas iniciativas para os centros de trabalho (CT) do PCP de Faro e da Marinha Grande. Nos concelhos do Barreiro, Seixal (dia 17 de Novembro), Palmela (18 de Novembro), Alcochete (21 de Novembro) e Almada (1 de Dezembro) serão pintados murais políticos.
No próximo sábado, 17, o CT de Amora, Seixal, acolhe, às 14h00, um plenário intitulado «Pela luta conquistámos! Pela luta defendemos! Viva a escola de Abril».
No Barreiro realiza-se o debate «Pela escola que temos direito! Pela escola de Abril!», no dia 1 de Dezembro, às 15h00. Neste concelho abordou-se, no passado dia 10, o «Trabalho estável com direitos. Mais organização, mais luta!».
Para o dia 19 de Dezembro está agendado um jantar, com concerto, em Setúbal.