Avenida Álvaro Cunhal em Setúbal
No sábado à tarde, dia 10, coincidindo com a data do 105.º aniversário do nascimento de Álvaro Cunhal, foi inaugurada a obra de requalificação da avenida que, numa das principais entradas de Setúbal, tem desde 21 de Dezembro de 2013 o nome do dirigente comunista.
«Esta avenida é a singela homenagem setubalense a Álvaro Cunhal, comunista, antifascista, democrata e Secretário-geral do PCP que, ao longo da sua vida, elegeu como combate primordial a luta pela democracia, pela justiça, pela igualdade, por uma sociedade melhor, mais justa» e «é a nossa homenagem aos comunistas que deram e continuam a dar contributo decisivo à democracia portuguesa que ajudaram, como poucos, a instaurar e que continuam a contribuir para manter», disse a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, na cerimónia realizada no quartel dos Bombeiros Sapadores por causa da intempérie.
Maria das Dores Meira salientou que homenagear Álvaro Cunhal e recordar quem foi e o que fez «é um dever da sociedade portuguesa que aqui cumprimos» e que «assume enorme actualidade».
Evocando os longos anos de luta de Álvaro Cunhal e demais camaradas, a presidente da Câmara, eleita do PCP na lista da CDU, observou que «hoje, continuamos esse caminho», «nesta avenida, nas ruas do nosso concelho, na criação de melhores condições de acesso à cultura, ao desporto, à educação», «a construir uma cidade e um concelho melhores».
Com esta operação de requalificação (que incluiu a realização de profundas melhorias na vizinha Rua Fernão Lopes, executadas pela Junta de Freguesia de São Sebastião), a Avenida Álvaro Cunhal tem agora, no troço entre as rotundas do Monte Belo e dos Golfinhos (Praça 25 de Abril), uma ciclovia, faixas pedonais, iluminação reforçada, novas áreas de relvado e novos espécimes arbóreos. Na placa central estão cinco painéis iluminados, com reproduções de «Desenhos da Prisão», seleccionadas entre os trabalhos que Álvaro Cunhal criou, entre 1951 e 1959, na Penitenciária de Lisboa e no Forte de Peniche.
Na inauguração, com largas dezenas de camaradas e amigos, esteve presente uma delegação do Partido, constituída por José Capucho, do Secretariado e da Comissão Política do Comité Central, e Margarida Botelho, da Comissão Política do CC.