Europa dos trabalhadores e dos povos em debate
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE) e o Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia – Esquerda Verde Nórdica promovem, amanhã, 16, a partir das 14h30, na Casa do Alentejo, em Lisboa, um Seminário subordinado ao tema «Direitos, Soberania, Cooperação, Paz – Uma Europa dos trabalhadores e dos povos».
Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do Partido, participa e intervém na iniciativa em que estarão, ainda, Ângelo Alves e Armindo Miranda, da Comissão Política do Comité Central (CC), Inês Zuber, do CC, Miguel Viegas, João Pimenta Lopes e João Ferreira, os três deputados do PCP no PE, sendo este último também membro do CC do PCP, bem como representantes dos partidos A Esquerda (Sabine Loosing, Alemanha), PCF (França), PTB (Geert Haverbeke, Bélgica), PCE (Sira Abed Rego, Espanha) e AKEL (Christos Tompazos, Chipre).
No prospecto de divulgação do Seminário, sublinha-se que «décadas de União Europeia (UE) impuseram políticas neoliberais que agravaram a exploração, a precariedade, as desigualdades sociais, a divergência económica e social, ditando a subalternização dos chamados países da periferia, como é o caso de Portugal.
«Simultaneamente, a UE reforçou o seu carácter agressivo, desenvolvendo políticas securitárias e militaristas que comprometem direitos e liberdades e promovem a ingerência, a desestabilização e a guerra contra países e povos».
«A nova fase da vida política nacional», acrescenta-se no texto, «apesar das contradições que a caracterizam, confirma que é possível impedir retrocessos, defender e recuperar direitos e rendimentos e melhorar as condições de vida do povo».
No entanto, uma política verdadeiramente alternativa «só é possível com a ruptura com a política de direita», nota-se ainda, antes de se concluir que «só essa ruptura permitirá contribuir para a construção de uma Europa de cooperação entre estados soberanos e iguais em direitos, de progresso social e de paz, de uma Europa dos trabalhadores e dos povos».