Editorial

DERROTAR A POLÍTICA DAS TROIKAS

No plano do combate à política de direita, a semana que passou ficou impressivamente marcada pelas importantes lutas levadas a...
Opinião
A talhe de foice

Os Relvas

Sobre Miguel Relvas, os comentistas de serviço não hesitam: está politicamente liquidado. Todavia, não vale a...
PCP

Sementes de novas crises

A crise económica e financeira do capitalismo aprofunda-se e com ela a ofensiva do imperialismo. Os acontecimentos confirmam o carácter global da crise e apontam para novos e perigosos desenvolvimentos. A situação é explosiva.

Crónica Internacional

A estrumeira

Há dias, na comissão parlamentar inglesa de inquérito à falsificação do índice Libor, foi...
Actual

Irresponsável

O irresponsável que desempenha o cargo de secretário de Estado da Cultura deu uma entrevista (DN, 15.07.2012). A entrevista, que...
Actual

De Portas escancaradas

Mestre da dissimulação, Paulo Portas acaba por padecer do mesmo mal que padecem os peixes:ser pela boca que morrem. Depois de...
Actual

A bem da Nação

Há uma semana registou-se, aqui, o aumento em flecha, desde a ocupação de Portugal pela troika predadora, do...
Em Foco

Futuro incerto altera-se com a luta

Centenas de jovens participaram no sábado, 14, no 2.º piquenique contra a precariedade e o desemprego. A iniciativa promovida pela Interjovem/CGTP-IN e pela Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) terminou com uma marcha pela Baixa de Lisboa que confirmou que a juventude é a força motora na conquista de um futuro de trabalho com direitos.

PCP

Não é este o «bom caminho»

Ao apresentar como troféu o alegado equilíbrio da balança comercial, o Governo insiste em recorrer à propaganda para iludir os efeitos demolidores do pacto de agressão, acusou anteontem o PCP.

CDU é a força que marca a diferença

O Secretário-geral do PCP esteve nos Açores nos dias 13 e 14 e pôde confirmar que também no arquipélago a situação se agrava de dia para dia. Em Outubro há eleições regionais. 

A luta ainda não terminou

A decisão assumida, no dia 12, pelo Conselho de Ministros de privatizar os Estaleiros Navais de Viana do Castelo não significa o fim da luta em defesa desta importante empresa nacional.

Exemplo de camaradagem

Foi num forte ambiente de convívio, amizade, resistência e luta que se realizou este fim de semana a 7.ª Festa da Fraternidade nas Taipas, concelho de Guimarães.

Crescer em Gondomar

Com o PCP, mais Abril em Gondomar foi o lema da X assembleia daquela organização concelhia do PCP, realizada no dia 7, com a...

Direitos fundamentais

Numa visita ao distrito de Coimbra na semana passada, a deputada do PCP Rita Rato levou a solidariedade dos comunistas aos profissionais de...

Desemprego não é inevitável

João Ferreira e Inês Zuber, deputados do PCP ao Parlamento Europeu, questionaram a Comissão Europeia acerca dos...

Intelectuais comunistas

A actividade dos intelectuais comunistas ao longo da história do Partido – desde as décadas de 30/40 do século...

Faleceu Fernando Salsa

Faleceu, no dia 14 de Julho, José Fernando Salsa, funcionário do Partido no distrito de Lisboa desde 1978. Membro do PCP desde...
Trabalhadores

Protesto, indignação e exigência

Pouco passava das 17 horas quando a cabeça da manifestação promovida pela Fenprof, com concentração no Rossio, chegou ao largo da Assembleia da República, em São Bento, a 12 de Julho, dia em que os professores voltaram à rua.

Luta histórica na saúde

A greve dos médicos, nos dias 11 e 12, teve adesão praticamente total nos hospitais e centros de saúde de todo o País e ganhou forte expressão pública com a manifestação de quarta-feira, em Lisboa.

Vale mais o contrato colectivo

Os contratos colectivos de trabalho têm força de lei e estão em vigor, sobrepondo-se às alterações inconstitucionais do Código do Trabalho, realça a CGTP-IN, na quinzena de acção e esclarecimento que termina amanhã.

Protesto de enfermeiros

Amanhã, das 10 às 13 horas, na Rua Augusta, em Lisboa, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses vai instalar um «hospital...
Assembleia da República

Retrocesso social e declínio nacional

«Profunda degradação económica, social, nacional», eis o retrato do País, dobrado que está um ano de governação PSD/CDS-PP. Essa é a leitura do PCP levada quarta-feira passada, 11, ao debate parlamentar sobre o estado da Nação.

Passividade e incompetência

Assume a dimensão de verdadeiro «cataclismo social e económico» o quadro que se vive no sector da construção civil e obras públicas.

Nacional

Passes escolares vão acabar

O Governo quer acabar, de vez, com os passes «4_14» e «sub23» a partir do próximo ano lectivo. Para a JCP, com esta medida, os estudantes verão as despesas com o transporte escolar aumentar brutalmente.

Alegria e solidariedade

Mais de 3500 pessoas participaram, domingo, em Alpiarça, no XVII Piquenicão Nacional, promovido pela Confederação Nacional de Reformados (MURPI).

Panorama negativo

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) considerou «muito preocupantes» os resultados dos exames nacionais do Ensino...
Europa

«A tua luta é a nossa luta»

Cerca de 300 mineiros de várias regiões de Espanha foram calorosamente recebidos por milhares de madrilenos à sua chegada à capital espanhola. Já na madrugada de dia 11, uma multidão encheu por completo a emblemática praça Porta do Sol.

250 dias de greve

Os operários siderúrgicos da Hellenic Halivurguia, reunidos em assembleia geral no 250.º dia de greve, decidiram, por unanimidade, prosseguir a sua dura mas justa luta.

Recessão e desemprego

Não será por falta de avisos, vindos dos mais diversos quadrantes, que os governos da União Europeia, em particular da...
Internacional

«O Socialismo é o futuro, vamos construí-lo agora»

Realizou-se na semana passada, entre 11 e 15 de Julho, na Universidade de Zululand, na província de Moses Mabhida, o 13.º Congresso do Partido Comunista Sul-Africano (PCSA), que reuniu sob o lema «Desenvolver e aprofundar o poder e a hegemonia da classe operária em todos os campos da luta».

Nuclear no Japão, não!

Um ano e meio após a catástrofe em Fukushima, pelo menos 170 mil japoneses manifestaram-se contra o uso da energia nuclear no país. A principal exigência é que o governo não ceda aos interesses privados.

País à deriva

A Aliança de Forças Nacionais, liderada pelo ex-primeiro-ministro do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mahmoud...

Luta nas mais duras condições

Os comunistas peruanos denunciam o assassinato de Guillermo Ubillus, dirigente do Sindicato da Construção Civil e da central...

PCP expressa solidariedade

«Ao tomar conhecimento das notícias da detenção do camarada Salah Samaraeb e do agravamento das medidas repressivas...

Anticomunismo vertido em lei

O parlamento da Moldávia aprovou na quinta-feira, 12, uma lei que institui o anticomunismo como lei da república. A norma,...
Temas

Os próximos a cair?

Para onde foram os trabalhadores vítimas do abandono das terras, do abate da frota pesqueira e da desindustrialização? Acrescentemos a esta pergunta uma outra: e para onde foram os jovens que, entretanto, chegaram à idade activa?

As respostas a tais perguntas não poderão deixar, entre outras, de ser as seguintes: por um lado, para o desemprego, para as reformas antecipadas e para a emigração. Por outro lado, para aqueles que conseguiram um emprego, o destino centrou-se, predominantemente, na construção civil e serviços, sobretudo na área da consultoria, serviço social, comércio e alojamento, restauração e similares.

 

Argumentos
TVisto

O voluntariado obrigatório

Já não sei, nem estou muito empenhado em sabê-lo, qual foi o canal que me surpreendeu ao informar-me de que todos ou...
Religiões

Procissões de encapuçados nas vielas do poder …

Um só caminho é praticável ; e não para mudar a própria Sorte, decidida de uma vez por todas. Mas, pelo menos, para conhecê-la.

O caminho é lançarmos-nos em cheio ao trabalho esperando ter êxito, ganhar dinheiro e prestígio, alcançar sucesso porque ... quem tem êxito nas actividades humanas é esperado no Paraíso ; quem falha, falha não só aqui, mas também na Eternidade, pois no plano de Deus-patrão foi colocado entre aqueles que acabarão para sempre no Inferno !(Opus Dei, uma investigação jornalística”, Vittorio Messori citando Escrivá de Balaguer, na pag. 140”).

 

Os homens mais perigosos são aqueles que aparentam muita religiosidade, especialmente quando estão organizados e detêm posições de autoridade, contando com o profundo respeito do povo, o qual ignora o seu sórdido jogo pelo poder, nos bastidores ...”

( Padre António Rivera, ex-jesuíta ).

 

A crise actual do catolicismo é determinada por um facto incontestável : a coexistência de duas visões do mundo radicalmente diferentes ; e a intensa cobertura da comunicação social sobre a crise financeira ou crise europeia, ignorando o elefante na sala. O que vai acontecendo é que as pessoas que produzem coisas reais no mundo real, já não prestam homenagens à besta financeira Wall Street, aos escravizadores de mentes do Vaticano ou aos valentões de Washington DC “

(Igreja Católica Renovada do Brasil).

Festa do Avante!

Os artistas da Festa!

É distribuído para a semana, com o Avante!, o suplemento com os artistas que actuarão na edição deste ano da Festa do Avante!

Chinquilho

Está já na fase final de apuramento o Torneio de Chinquilho de Malha Pequena da Festa do Avante!, este ano organizado em...

Final nacional Norte

Tem lugar este sábado às 21h30, na Praça do Peixe, em Aveiro, o última das três finais de apuramento para o...

Ajuda a construir a Festa

Image 10956

Para que Festa do Avante! seja o que todos os militantes do Partido (e não só) querem que seja é preciso construí-la e divulgá-la. A poucos dias de ser conhecido o seu cartaz cultural, há muito para fazer na Quinta da Atalaia, da construção dos pavilhões ao preenchimento dos turnos de serviços, passando pela venda antecipada da EP. Esta última é de importância acrescida, sendo que a Festa será tanto melhor quanto mais EP forem vendidas antecipadamente.

Quanto às jornadas de trabalho, é preciso ir – e levar mais alguém. Para além do indispensável trabalho militante, as jornadas de trabalho são momentos ímpares de convívio e de partilha de um projecto de emancipação – o socialismo e o comunismo. Pois é das mãos que montam estruturas, erguem paredes de madeira e pintam os pavilhões que sairá o mundo novo pelo qual lutam os comunistas.

Passeio de Cicloturismo

No domingo anterior à Festa do Avante! realiza-se o já tradicional passeio de cicloturismo. Com partida às 9 horas junto...

Corrida da Festa

Estão abertas as inscrições para a 25.ª Corrida da Festa do Avante!, que este ano se...

Mudar a tempo para garantir alimento

Image 10955

Uma viagem extraordinária pelo universo da alimentação, da história à actualidade, da produção ao consumo, dos contrangimentos e problemas impostos pelo capitalismo às propostas para os superar, é o que este ano poderão encontrar no Espaço Ciência os visitantes da Festa do Avante!.

Aconteceu

Reuniões e outras iniciativas

  Aveiro - Sexta-feira, 20, 21h30, na Biblioteca Municipal de Aveiro, debate sobre...

A semana em resumo

Frases

«Já vi maiores maiorias, com mais aplausos, que acabaram por ser derrotadas, porque,...