Crescer em Gondomar
Com o PCP, mais Abril em Gondomar foi o lema da X assembleia daquela organização concelhia do PCP, realizada no dia 7, com a presença de 75 militantes. Nas intervenções proferidas ficaram bem explícitas as consequências brutais da política do Governo e da troika nomeadamente no que respeita ao emprego e à destruição do tecido empresarial, bem como na restrição no acesso à saúde, ao ensino ou a um serviço público de transportes.
O facto de o município ser gerido por uma maioria do PSD (sem real oposição do PS) concorre para um maior atraso, sustentam os comunistas, acusando o executivo liderado por Valentim Loureiro de privilegiar os interesses económicos. Já na luta em defesa das freguesias, tem-se destacado a junta de São Pedro da Cova, de maioria CDU.
Debate especial mereceu o reforço do Partido e a necessidade de recrutar mais militantes, assim como o esforço regular e permanente de estreitar a ligação às massas. Foram aprovadas moções em defesa da paz, contra qualquer intervenção militar na Síria, e de apelo à luta e resistência dos trabalhadores ao novo Código de Trabalho. A nova Comissão Concelhia foi eleita, com quatro abstenções.
A terminar, Belmiro Magalhães, do Comité Central, enquadrou a realização da assembleia num conjunto mais largo de acções que reforçam a democracia interna do Partido – e que vai das assembleias das organizações de base ao XIX Congresso do Partido, passando obviamente pela Assembleia da Organização Regional do Porto, realizada há uns meses.