Desemprego não é inevitável

João Ferreira e Inês Zuber, deputados do PCP ao Parlamento Europeu, questionaram a Comissão Europeia acerca dos despedimentos recentemente verificados no distrito de Castelo Branco. A iniciativa foi anunciada no dia 13, após uma visita dos deputados a empresas e estruturas daquela região.

Na pergunta apresentada, os comunistas denunciam os encerramentos de empresas e os despedimentos que se sucedem a um «ritmo alarmantes», sendo muitas as famílias em «dificuldades económicas e sociais muito sérias». No call center da Segurança Social de Castelo Branco, exemplificam, «foram despedidos há alguns meses 176 trabalhadores com vínculos precários; mais recentemente, os restantes 240 trabalhadores desta empresa foram igualmente despedidos». Na multinacional do sector electrónico Delphi, poderá vir a encerrar uma linha de produção que emprega actualmente 300 trabalhadores, cujos postos de trabalho estão seriamente ameaçados.

Os deputados do PCP lembram que a Delphi é a maior empregadora do distrito e que nela trabalham vários casais. Assim, a ir por diante, este despedimento massivo «terá um enorme impacto na deterioração da situação económica desta região – já de si prejudicada pela interioridade – e agravará as condições de vida de muitos trabalhadores, para os quais as soluções são parcas ou mesmo inexistentes».

João Ferreira e Inês Zuber pretendem que a Comissão os esclareça acerca dos apoios comunitários que possam ser utilizados para a criação de emprego na região e das ajudas financeiras eventualmente recebidas pela Delphi.



Mais artigos de: PCP

Não é este o «bom caminho»

Ao apresentar como troféu o alegado equilíbrio da balança comercial, o Governo insiste em recorrer à propaganda para iludir os efeitos demolidores do pacto de agressão, acusou anteontem o PCP.

CDU é a força que marca a diferença

O Secretário-geral do PCP esteve nos Açores nos dias 13 e 14 e pôde confirmar que também no arquipélago a situação se agrava de dia para dia. Em Outubro há eleições regionais. 

A luta ainda não terminou

A decisão assumida, no dia 12, pelo Conselho de Ministros de privatizar os Estaleiros Navais de Viana do Castelo não significa o fim da luta em defesa desta importante empresa nacional.

Exemplo de camaradagem

Foi num forte ambiente de convívio, amizade, resistência e luta que se realizou este fim de semana a 7.ª Festa da Fraternidade nas Taipas, concelho de Guimarães.

Defender a actividade portuária

Foi apresentado no sábado à tarde, em Faro, o projecto de Resolução do PCP em defesa da actividade portuária do Algarve, que esta semana deu entrada na Assembleia da República. O projecto culminou um amplo trabalho de estudo e contacto com a realidade, nomeadamente a visita aos...

Crescer em Gondomar

Com o PCP, mais Abril em Gondomar foi o lema da X assembleia daquela organização concelhia do PCP, realizada no dia 7, com a presença de 75 militantes. Nas intervenções proferidas ficaram bem explícitas as consequências brutais da política do Governo e da troika...

Direitos fundamentais

Numa visita ao distrito de Coimbra na semana passada, a deputada do PCP Rita Rato levou a solidariedade dos comunistas aos profissionais de Saúde, que lutam em defesa dos seus direitos profissionais e do próprio Serviço Nacional de Saúde. As reuniões que solicitou com o presidente do...

Intelectuais comunistas

A actividade dos intelectuais comunistas ao longo da história do Partido – desde as décadas de 30/40 do século passado até à actualidade – foi o tema de um debate realizado na passada sexta-feira, no Centro de Trabalho da Boavista, no Porto, e no qual participaram cerca de...

Faleceu Fernando Salsa

Faleceu, no dia 14 de Julho, José Fernando Salsa, funcionário do Partido no distrito de Lisboa desde 1978. Membro do PCP desde 1974, foi membro da Comissão de Trabalhadores e delegado sindical na fábrica Balanço de Dois Portos e membro do Secretariado da célula do Partido. Foi...