A Relíquia com prefácio de Harold Bloom
O célebre romance de Eça de Queiroz, A Relíquia, voltou a ser reeditado nos Estados Unidos, desta vez prefaciado pelo célebre professor e crítico literário Harold Bloom.
A iniciativa partiu de Frank Sousa que enviou a Bloom, em 2001, a tradução quase centenária do britânico Aubrey Bell. «Quando lhe enviei o exemplar de The Relic, telefonou-me às dez da manhã para me agradecer e confirmar a recepção do livro, e telefonou-me de novo às oito da noite do mesmo dia agradecendo-me por o ter introduzido a uma obra-prima do humor literário ocidental, que ele até então ignorara», revelou o director da Tagus Press e do centro de estudos portugueses da Universidade de Massachusetts.
«Bloom ficou tão impressionado com este romance que decidiu incluir Eça na lista dos cem génios da literatura ocidental», no seu livro Genius, em que também figuram Fernando Pessoa e Luís Vaz de Camões.
No prefácio, Harold Bloom, considera a obra de Eça «um trabalho de absoluto génio cómico, uma invenção provocadora de riso escarnecedor». (Lusa, 11.07)