Faleceu Fernando Salsa
Faleceu, no dia 14 de Julho, José Fernando Salsa, funcionário do Partido no distrito de Lisboa desde 1978. Membro do PCP desde 1974, foi membro da Comissão de Trabalhadores e delegado sindical na fábrica Balanço de Dois Portos e membro do Secretariado da célula do Partido.
Foi membro do Secretariado do Organismo de Direcção dos Concelhos do Norte do distrito de Lisboa, da Comissão de Freguesia de Vialonga, da Comissão Concelhia de Vila Franca de Xira e do seu Executivo, tendo sido responsável pelo Sector de Empresas de Vila Franca de Xira. Foi ainda membro da Direcção da Organização Regional de Lisboa do Partido entre a primeira e a sexta assembleias.
No seu funeral, realizado anteontem, Armindo Miranda, da Comissão Política, lembrou o seu exemplo de «dedicação e entrega ao trabalho de militância», precisamente «um dos elementos que faz a diferença do Partido Comunista Português na sociedade portuguesa». Fernando Salsa foi, assim, «um de muitos que fizeram e fazem da sua vida uma luta ao serviço dos trabalhadores e do povo, muitas vezes nas tarefas menos visíveis, mas sempre das mais decisivas».
Como realçou ainda Armindo Miranda, «recordamos o Salsa pelo seu domínio da situação dos pequenos agricultores, conhecendo tantos deles e os seus problemas, calcorreando de motorizada terra a terra, contactando casa a casa; recordamos o Salsa nos contactos com os trabalhadores à porta das empresas às 11 da noite ou às 6 da manhã, com frio ou chuva, nos dias das lutas e em todos os dias que era preciso; recordamos o Salsa como um construtor do Partido, sempre preocupado com a formação dos jovens militantes».
Mas, frisou, «recordamos o camarada e amigo, solidário, generoso e sempre disponível para ajudar qualquer camarada, um homem bom, modesto, com os seus critérios próprios, determinado, um comunista que dignificou e defendeu o seu Partido e a sua luta em defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País».