A talhe de foice
Os Relvas
PCP
Sementes de novas crises
A crise económica e financeira do capitalismo aprofunda-se e com ela a ofensiva do imperialismo. Os acontecimentos confirmam o carácter global da crise e apontam para novos e perigosos desenvolvimentos. A situação é explosiva.
Crónica Internacional
A estrumeira
Actual
Irresponsável
Actual
De Portas escancaradas
Actual
A bem da Nação
Futuro incerto altera-se com a luta
Centenas de jovens participaram no sábado, 14, no 2.º piquenique contra a precariedade e o desemprego. A iniciativa promovida pela Interjovem/CGTP-IN e pela Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) terminou com uma marcha pela Baixa de Lisboa que confirmou que a juventude é a força motora na conquista de um futuro de trabalho com direitos.
Não é este o «bom caminho»
Ao apresentar como troféu o alegado equilíbrio da balança comercial, o Governo insiste em recorrer à propaganda para iludir os efeitos demolidores do pacto de agressão, acusou anteontem o PCP.
CDU é a força que marca a diferença
O Secretário-geral do PCP esteve nos Açores nos dias 13 e 14 e pôde confirmar que também no arquipélago a situação se agrava de dia para dia. Em Outubro há eleições regionais.
A luta ainda não terminou
A decisão assumida, no dia 12, pelo Conselho de Ministros de privatizar os Estaleiros Navais de Viana do Castelo não significa o fim da luta em defesa desta importante empresa nacional.
Exemplo de camaradagem
Foi num forte ambiente de convívio, amizade, resistência e luta que se realizou este fim de semana a 7.ª Festa da Fraternidade nas Taipas, concelho de Guimarães.
Defender a actividade portuária
Crescer em Gondomar
Direitos fundamentais
Desemprego não é inevitável
Intelectuais comunistas
Faleceu Fernando Salsa
Protesto, indignação e exigência
Pouco passava das 17 horas quando a cabeça da manifestação promovida pela Fenprof, com concentração no Rossio, chegou ao largo da Assembleia da República, em São Bento, a 12 de Julho, dia em que os professores voltaram à rua.
Luta histórica na saúde
A greve dos médicos, nos dias 11 e 12, teve adesão praticamente total nos hospitais e centros de saúde de todo o País e ganhou forte expressão pública com a manifestação de quarta-feira, em Lisboa.
Vale mais o contrato colectivo
Os contratos colectivos de trabalho têm força de lei e estão em vigor, sobrepondo-se às alterações inconstitucionais do Código do Trabalho, realça a CGTP-IN, na quinzena de acção e esclarecimento que termina amanhã.
O Governo não pagou o <i>Metro</i> que inaugurou
Protesto de enfermeiros
Frente Comum mobiliza para dia 26
Retrocesso social e declínio nacional
«Profunda degradação económica, social, nacional», eis o retrato do País, dobrado que está um ano de governação PSD/CDS-PP. Essa é a leitura do PCP levada quarta-feira passada, 11, ao debate parlamentar sobre o estado da Nação.
«Não há que ter medo do futuro»
Passividade e incompetência
Assume a dimensão de verdadeiro «cataclismo social e económico» o quadro que se vive no sector da construção civil e obras públicas.
Entregue pedido de fiscalização
Melhorar preços e rede de lotas
Passes escolares vão acabar
O Governo quer acabar, de vez, com os passes «4_14» e «sub23» a partir do próximo ano lectivo. Para a JCP, com esta medida, os estudantes verão as despesas com o transporte escolar aumentar brutalmente.
Alegria e solidariedade
Mais de 3500 pessoas participaram, domingo, em Alpiarça, no XVII Piquenicão Nacional, promovido pela Confederação Nacional de Reformados (MURPI).
Panorama negativo
CDU contra o «negócio» da morte
«A tua luta é a nossa luta»
Cerca de 300 mineiros de várias regiões de Espanha foram calorosamente recebidos por milhares de madrilenos à sua chegada à capital espanhola. Já na madrugada de dia 11, uma multidão encheu por completo a emblemática praça Porta do Sol.
250 dias de greve
Os operários siderúrgicos da Hellenic Halivurguia, reunidos em assembleia geral no 250.º dia de greve, decidiram, por unanimidade, prosseguir a sua dura mas justa luta.
Fortunas são o dobro da dívida soberana
Recessão e desemprego
A luta dos povos pode tudo
«O Socialismo é o futuro, vamos construí-lo agora»
Nuclear no Japão, não!
Um ano e meio após a catástrofe em Fukushima, pelo menos 170 mil japoneses manifestaram-se contra o uso da energia nuclear no país. A principal exigência é que o governo não ceda aos interesses privados.
País à deriva
Luta nas mais duras condições
PCP expressa solidariedade
Anticomunismo vertido em lei
População rechaça exército
Os próximos a cair?
Para onde foram os trabalhadores vítimas do abandono das terras, do abate da frota pesqueira e da desindustrialização? Acrescentemos a esta pergunta uma outra: e para onde foram os jovens que, entretanto, chegaram à idade activa?
As respostas a tais perguntas não poderão deixar, entre outras, de ser as seguintes: por um lado, para o desemprego, para as reformas antecipadas e para a emigração. Por outro lado, para aqueles que conseguiram um emprego, o destino centrou-se, predominantemente, na construção civil e serviços, sobretudo na área da consultoria, serviço social, comércio e alojamento, restauração e similares.
TVisto
O voluntariado obrigatório
Religiões
Procissões de encapuçados nas vielas do poder …
“Um só caminho é praticável ; e não para mudar a própria Sorte, decidida de uma vez por todas. Mas, pelo menos, para conhecê-la.
O caminho é lançarmos-nos em cheio ao trabalho esperando ter êxito, ganhar dinheiro e prestígio, alcançar sucesso porque ... quem tem êxito nas actividades humanas é esperado no Paraíso ; quem falha, falha não só aqui, mas também na Eternidade, pois no plano de Deus-patrão foi colocado entre aqueles que acabarão para sempre no Inferno !” (Opus Dei, uma investigação jornalística”, Vittorio Messori citando Escrivá de Balaguer, na pag. 140”).
“Os homens mais perigosos são aqueles que aparentam muita religiosidade, especialmente quando estão organizados e detêm posições de autoridade, contando com o profundo respeito do povo, o qual ignora o seu sórdido jogo pelo poder, nos bastidores ...”
( Padre António Rivera, ex-jesuíta ).
“A crise actual do catolicismo é determinada por um facto incontestável : a coexistência de duas visões do mundo radicalmente diferentes ; e a intensa cobertura da comunicação social sobre a crise financeira ou crise europeia, ignorando o elefante na sala. O que vai acontecendo é que as pessoas que produzem coisas reais no mundo real, já não prestam homenagens à besta financeira Wall Street, aos escravizadores de mentes do Vaticano ou aos valentões de Washington DC “
(Igreja Católica Renovada do Brasil).
Defesa Nacional
A propósito do conceito de Segurança Nacional
Os artistas da Festa!
É distribuído para a semana, com o Avante!, o suplemento com os artistas que actuarão na edição deste ano da Festa do Avante!
Chinquilho
Final nacional Norte
Ajuda a construir a Festa
Para que Festa do Avante! seja o que todos os militantes do Partido (e não só) querem que seja é preciso construí-la e divulgá-la. A poucos dias de ser conhecido o seu cartaz cultural, há muito para fazer na Quinta da Atalaia, da construção dos pavilhões ao preenchimento dos turnos de serviços, passando pela venda antecipada da EP. Esta última é de importância acrescida, sendo que a Festa será tanto melhor quanto mais EP forem vendidas antecipadamente.
Quanto às jornadas de trabalho, é preciso ir – e levar mais alguém. Para além do indispensável trabalho militante, as jornadas de trabalho são momentos ímpares de convívio e de partilha de um projecto de emancipação – o socialismo e o comunismo. Pois é das mãos que montam estruturas, erguem paredes de madeira e pintam os pavilhões que sairá o mundo novo pelo qual lutam os comunistas.
Passeio de Cicloturismo
Corrida da Festa
Mudar a tempo para garantir alimento
Uma viagem extraordinária pelo universo da alimentação, da história à actualidade, da produção ao consumo, dos contrangimentos e problemas impostos pelo capitalismo às propostas para os superar, é o que este ano poderão encontrar no Espaço Ciência os visitantes da Festa do Avante!.