Editorial
Opinião
Actual

Haja sensibilidade!

De acordo com os jornais, o Governo/PS decidiu reparar um gravíssimo erro cometido no Orçamento do Estado. A matéria em...
Actual

Um voto revelador

«Solicita à UE e à comunidade internacional que tomem todas as medidas possíveis para isolar completamente Kadhafi...
Actual

Nas nossas mãos

«Os proletários da capital no meio dos desfalecimentos e das traições das classes governantes, compreenderam que...
Crónica Internacional

A régua e esquadro

A situação na Líbia, assim como o conjunto de acções que visam possibilitar a agressão militar do...
A talhe de foice

Nas ruas

«Precários nos querem, rebeldes nos terão!», avisava um pano na gigantesca manifestação da...
PCP

Três empresas, três razões para lutar

No distrito de Coimbra, à semelhança do resto do País, é evidente a ofensiva do Governo PS, em aliança com o PSD e o apoio de toda a direita e do grande capital. Esta ofensiva está bem patente nos três exemplos de mecanismos de aumento da exploração dos trabalhadores usados em três empresas no distrito.

Em Foco

Dez mil chumbam o Governo

Mais de dez mil professores garantiram, em encontro nacional, sábado, em Lisboa, que recorrerão a todas as formas de luta possíveis para travar a destruição de direitos e defender a qualidade do ensino.

Instabilidade alimenta o lucro

Com grandes empresas da energia e do sector químico e com um importante porto de mar, o complexo industrial de Sines ocupa um lugar estratégico na economia nacional e gera, há décadas, lucros milionários para grupos nacionais e multinacionais. Em plena campanha das eleições presidenciais, o abuso do trabalho precário ganhou maior visibilidade, numa iniciativa com Francisco Lopes em Santiago do Cacém, a propósito das obras de reconversão da refinaria da Petrogal. Para melhor compreender como alastra e como se combate a precariedade de emprego na região, fomos ouvir alguns dos comunistas que ali trabalham, com responsabilidades na organização e luta dos trabalhadores.

PCP

Alargar a luta para mudar de política

Novos ataques aos salários e aos rendimentos e direitos dos trabalhadores – eis o que pretende o Governo com as medidas anunciadas no dia 11, acusou o PCP.

Há um Partido que faz a diferença!

Com mais de um milhar de militantes e amigos do PCP presentes, a sala da Alfândega do Porto acolheu o comício comemorativo do nonagésimo aniversário do PCP, realizado no passado dia 12.

A luta organizada eleva a consciência

«Não há melhor forma de assinalar os 90 anos do nosso Partido do que animar, intervir, mobilizar para a luta pela ruptura e mudança», afirmou, segunda-feira, Paulo Raimundo, num almoço realizado no refeitório da sede central do Partido.

Leitura obrigatória

«Ao falar do Avante! e da sua história é inevitável falar do PCP e da sua...

Voz de quem trabalha

O PCP prolonga, nas instituições, o combate que trava diariamente nas empresas e locais de trabalho em defesa do emprego, dos salários e dos direitos dos trabalhadores, dos jovens e dos reformados.

A hora é de resistência

Num comunicado do secretariado da célula nas empresas do grupo TAP, o PCP alerta os trabalhadores para as movimentações...

Compra já a tua EP

Está já à venda, nos Centros de Trabalho do PCP, a EP que dá acesso aos três...
Trabalhadores

«Vai ser grande»

As estruturas do movimento sindical unitário prosseguem e intensificam nestes dias o esclarecimento e mobilização, mas a CGTP-IN confia que «vai ser uma grande manifestação».

A luta não pára

Contra cortes nos salários e nos direitos, pelo cumprimento da contratação colectiva e contra privatizações, na próxima semana convergem várias lutas dos trabalhadores dos transportes.

Novo PEC aumenta o saque

O pacote de medidas anunciado pelo Governo, dia 11, prova que este «continua a saquear os trabalhadores, os reformados e os mais desfavorecidos», diz a Frente Comum, que apela a uma resposta «massiva» na manifestação nacional de sábado.

CGTP-IN deixa Concertação

A CGTP-IN decidiu abandonar o processo de discussão sobre a iniciativa «competitividade e emprego», no Conselho Permanente...

Tribuna pública da ANS

A Associação Nacional de Sargentos agendou para hoje, a partir das 18.30 horas, no Jardim de São Bento, em Lisboa, uma...

Saúde degradada em Coimbra

A falta de condições materiais mínimas para o bom e eficaz desempenho dos profissionais, em Coimbra, está a deixar...
Assembleia da República

Trabalhadores não são descartáveis

O PCP acusou o Governo de querer «um país ainda mais precário», alargando a mais e mais trabalhadores as actuais formas de trabalho temporário, contratos a prazo e falsos recibos verdes. Foi a voz da denúncia a essa forma extrema de instabilidade na vida das pessoas que se fez ouvir na AR, a mesma voz que reiterou a sua firme vontade em combater todas as formas de precariedade.

Romper com a política de direita

A definição urgente de estratégias para os projectos de Alqueva e do Aeroporto de Beja voltou a ser defendida pelo PCP, para quem esta é uma medida vital para tirar aquele distrito do Alentejo do estado de empobrecimento a que tem sido votado pela política de direita nas últimas três décadas.

Esta política afunda o País

O presidente do Grupo Parlamentar do PCP contestou as novas medidas de austeridade anunciadas sexta-feira pelo ministro das Finanças, advertindo que elas irão «afundar ainda mais o País».

 

Urge parar o desvario

O PCP requereu a presença da ministra da Educação no Parlamento para que esta explique o encerramento de mais 650...

A exiguidade de meios

A insuficiência de meios humanos e materiais das forças de segurança é um factor que não ajuda em nada ao...

Não à negociata PS-PSD

O PCP não vê necessidade de uma reavaliação do mapa administrativo da cidade de Lisboa,...

Procedimento de mudança de sexo

Foi reapreciado e de novo aprovado, recentemente, pelo Parlamento, na sequência do veto presidencial, o diploma que cria o procedimento...
Nacional

A luta continua no dia 19

Em resposta ao apelo do manifesto da «Geração à rasca» ocorreram, a 12 de Março, várias acções de protesto um pouco por todo o País – com destaque para Lisboa e Porto –, reveladoras da ampliação dos sentimentos de indignação e protesto da população face ao desastre nacional provocado pela política dos sucessivos governos.

«Manifesto Duriense»

Num encontro promovido pela Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro, cerca de 200 agricultores aprovaram um «Manifesto Duriense», que prometem entregar ao Governo, ao Parlamento e ao Presidente da República.

Protesto de reformados

A Federação das Associações de Reformados do Distrito de Lisboa esteve, quinta-feira, à porta da...

Por uma sociedade mais justa

A JCP realizou no dia 10 de Março, na Casa do Alentejo, em Lisboa, um debate sobre o Dia Internacional da...

Tudo tem limites

Como ponto prévio, importa pegar na tese geral da teoria dominante e dizer que os militares e a Instituição Militar...
Europa

Guerra social e subordinação colonial

Os deputados do PCP no PE classificam de «autêntica declaração de guerra» aos trabalhadores as conclusões da cimeira da Zona Euro sobre a chamada «Governação Económica» e «Pacto para a competitividade».

Repúdio geral

As principais centrais sindicais romenas convocaram para ontem, quarta-feira, 16, frente ao parlamento do país, uma acção nacional para exigir a retirada do projecto de revisão do código laboral.

Maquinistas param Alemanha

Uma greve dos maquinistas, na madrugada e manhã de dia 10, paralisou totalmente o tráfego ferroviário na Alemanha. A...

A saga socrática e a UE

José Sócrates e toda a comitiva do Governo PS que participa nas reuniões do Conselho em...
Internacional

Regimes e imperialismo contra os povos

Os regimes reaccionários árabes procuram conter as crescentes revoltas populares, e o imperialismo tenta garantir o controle da Líbia ao mesmo tempo que se abstém-se de criticar os países que reprimem os povos em luta.

Protesto popular cresce no Wisconsin

O movimento contra a chamada Lei de Rectificação Orçamental proposta pelo governador do Wisconsin, Scott Walker, continua a granjear apoio nacional e internacional. O protesto transformou-se em ampla resistência, com manifestações, comícios, vigílias e outras acções sob a palavra de ordem «matemos a Lei».

PCP recebe PC da China

Uma delegação do Partido Comunista da China, de visita ao nosso País, foi recebida na sede...

Mercenários no Afeganistão

Quase 19 mil soldados da fortuna estão ao serviços da NATO no território, diz um relatório recente apresentado...
Temas

Substituir as importações pela produção nacional

O governo promoveu, recentemente, uma iniciativa eminentemente propagandista, envolvendo empresas exportadoras. Tal iniciativa foi levada a cabo com o pretexto de fomentar a venda de bens e serviços no estrangeiro e, por essa via, contribuir para a diminuição do défice da balança comercial. Embora, de concreto, pouco tivesse sido avançado não há nada a dizer contra tal iniciativa, salvo no que diz respeito à demagógica intervenção no encerramento dos trabalhos por parte desse liliputiano político que dá pelo nome de José Sócrates.

Banca acumula lucros e reduz impostos

Nas últimas semanas têm vindo a ser divulgados os resultados obtidos em 2010 pelos maiores grupos económicos nacionais, entre os quais se destacam os quatro principais bancos privados (BES, BCP, Santander Totta e BPI).

Argumentos
Pontos Cardeais

IVA

O Governo de José Sócrates foi «sensível aos apelos dos responsáveis do sector» – segundo as...
Religiões

A inevitável luta de classes

Lenine citava Marx no Manifesto (1847): «A história de toda a sociedade até aos nossos dias não tem sido mais que a...
TVisto

A produtora de monstros

Como é sabido, no passado sábado todos os canais portugueses de TV se aplicaram a cobrir a manifestação que,...
Gastronomias

E passaram cinquenta anos

Para todos os que lutaram, amaram e viveram com alegria  A mesa estava posta. Os melhores pratos, toalhas,...
Aconteceu

Governo prejudica alentejanos

Os presidentes de Câmara do distrito de Beja, eleitos pelo PCP, manifestaram-se, esta semana, contra os «cortes orçamentais...

Cavaco sem soluções

Cavaco Silva tomou posse, no dia 9 de Março, como Presidente da República. No final da cerimónia, Jerónimo de...

Drama no Japão

Foto LUSA O número de mortos provocados pelo terramoto e posterior tsunami no Nordeste do Japão...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sexta-feira, 18  ...

A semana em resumo

Frases

«Maria do Carmo Leitão, professora em Lamego, recebeu Prémio de...