Leitura obrigatória
«Ao falar do Avante! e da sua história é inevitável falar do PCP e da sua história.» Foi com estas palavras que José Casanova, membro do Comité Central e director do órgão central do PCP, iniciou a iniciativa pública comemorativa do octogésimo aniversário do Avante!, que se realizou na Fnac de Santa Catarina, no Porto, no passado dia 11.
Uma iniciativa bem participada onde se relembraram, através das palavras de José Casanova e do público ali presente, a história do único jornal que nunca se submeteu à censura durante os quarenta e oito anos que o fascismo durou no nosso País. Atrás de cada exemplar do Avante! clandestino, considerou José Casanova, «estava uma história de coragem e de luta», e é «com grande orgulho que hoje falamos dele».
Foi reafirmada ainda a importância do Avante! no combate à «opinião publicada», transmitida «em todos os minutos» pelos órgãos de comunicação social massificados, propriedade do grande capital e, inevitavelmente, defendendo os interesses dos seus donos. «O Avante! publica notícias que mais nenhum jornal publica», lembrou José Casanova, e afirmou que é através da actividade do Partido junto ao nosso povo, através da formação dos seus militantes – passando esta inevitavelmente pela leitura do Avante! – que se obtém a preparação ideológica para, por exemplo, contrariar a caricaturização intencionalmente feita acerca dos comunistas na grande maioria dos meios de informação.