Saudação aos 80 anos do PC da Venezuela

Em nota en­viada ao Par­tido Co­mu­nista da Ve­ne­zuela (PCV), o Co­mité Cen­tral do PCP saudou fra­ter­nal­mente, em nome do co­lec­tivo dos co­mu­nistas por­tu­gueses, o 80.º ani­ver­sário do PCV.

«Esta é uma data plena de sig­ni­fi­cado na vida dos co­mu­nistas ve­ne­zu­e­lanos, evo­ca­tiva e con­vo­ca­dora de pá­ginas in­tré­pidas de dig­ni­dade e ab­ne­gação re­vo­lu­ci­o­ná­rias, que en­cerram um per­curso his­tó­rico per­cor­rido sempre lado a lado com as lutas de classe dos tra­ba­lha­dores e das massas po­pu­lares contra a ex­plo­ração, a di­ta­dura e o im­pe­ri­a­lismo, des­fral­dando as ban­deiras da li­ber­tação na­ci­onal, da so­li­da­ri­e­dade in­ter­na­ci­o­na­lista e do so­ci­a­lismo», diz o texto.

«Sim­bo­li­ca­mente, o ani­ver­sário que agora se cumpre coin­cide com os 200 anos da in­de­pen­dência da Ve­ne­zuela. É por isso justo e opor­tuno as­si­nalar, neste tempo ex­tra­or­di­nário em que as se­mentes fe­cundas lan­çadas pela gesta imortal de Bo­lívar voltam a de­sa­bro­char, que o PCV es­teve, desde a pri­meira hora, com a di­nâ­mica e os ob­jec­tivos li­ber­ta­dores en­car­nados pela Re­vo­lução Bo­li­va­riana, de­mons­trando o com­pro­misso ina­ba­lável com a causa do povo ve­ne­zu­e­lano e o papel trans­cen­dente de­sem­pe­nhado pela in­ter­venção dos co­mu­nistas na de­fesa e apro­fun­da­mento do pro­cesso re­vo­lu­ci­o­nário», acres­centa-se.

Para o PCP, «este é um tempo que en­cerra no plano global grandes po­ten­ci­a­li­dades de so­bres­saltos e avanços de cariz pro­gres­sista e re­vo­lu­ci­o­nário, mas que, si­mul­ta­ne­a­mente, trans­porta grandes ame­aças e in­cer­tezas, que de­correm do de­sen­vol­vi­mento e am­pli­ação da crise sis­té­mica do ca­pi­ta­lismo.

«A vasta onda de re­volta que as­sola o mundo árabe e os si­nais de cres­cente des­con­ten­ta­mento e de novas ener­gias e dis­po­ni­bi­li­dade para a luta que chegam pra­ti­ca­mente de todo o mundo, vêm su­bli­nhar a im­pe­riosa ne­ces­si­dade de for­ta­lecer a or­ga­ni­zação do mo­vi­mento re­vo­lu­ci­o­nário e, par­ti­cu­lar­mente, de re­forçar o papel dos par­tidos co­mu­nistas e do pro­jecto re­vo­lu­ci­o­nário do so­ci­a­lismo, apro­fun­dando a con­ver­gência e co­o­pe­ração in­ter­na­ci­o­na­lista, a par da ar­ti­cu­lação con­se­quente das forças pro­gres­sistas e anti-im­pe­ri­a­listas.

«Rei­te­rando-vos a so­li­da­ri­e­dade do PCP, que­remos ex­pressar-vos o de­sejo dos mai­ores êxitos na acção e luta do Par­tido Co­mu­nista da Ve­ne­zuela, re­a­fir­mando a von­tade em apro­fundar as re­la­ções de ami­zade e co­o­pe­ração que unem os nossos dois par­tidos», con­clui o do­cu­mento.



Mais artigos de: Internacional

Regimes e imperialismo contra os povos

Os re­gimes re­ac­ci­o­ná­rios árabes pro­curam conter as cres­centes re­voltas po­pu­lares, e o im­pe­ri­a­lismo tenta ga­rantir o con­trole da Líbia ao mesmo tempo que se abstém-se de cri­ticar os países que re­primem os povos em luta.

Protesto popular cresce no Wisconsin

O mo­vi­mento contra a cha­mada Lei de Rec­ti­fi­cação Or­ça­mental pro­posta pelo go­ver­nador do Wis­consin, Scott Walker, con­tinua a gran­jear apoio na­ci­onal e in­ter­na­ci­onal. O pro­testo trans­formou-se em ampla re­sis­tência, com ma­ni­fes­ta­ções, co­mí­cios, vi­gí­lias e ou­tras ac­ções sob a pa­lavra de ordem «ma­temos a Lei».

Comunistas aumentam votação apesar do sufrágio sujo

O partido do primeiro-ministro Vladimir Putin declarou-se vencedor das eleições de domingo em 12 regiões e repúblicas russas. De acordo com os dados provisórios da Comissão Eleitoral, difundidos por agências internacionais, o Rússia Unida (RU) assegurou 374 dos 540...

PCP recebe PC da China

Uma delegação do Partido Comunista da China, de visita ao nosso País, foi recebida na sede nacional do PCP pelo Secretário-geral, Jerónimo de Sousa, no passado dia 4 de Março. A delegação chinesa, chefiada pelo vice-secretário do...

Mercenários no Afeganistão

Quase 19 mil soldados da fortuna estão ao serviços da NATO no território, diz um relatório recente apresentado pelo Congresso dos EUA. No total, os homens afectos a empresas de segurança privada ascendem a 18 919, o que revela a triplicação do número registado no...