Saudação aos 80 anos do PC da Venezuela
Em nota enviada ao Partido Comunista da Venezuela (PCV), o Comité Central do PCP saudou fraternalmente, em nome do colectivo dos comunistas portugueses, o 80.º aniversário do PCV.
«Esta é uma data plena de significado na vida dos comunistas venezuelanos, evocativa e convocadora de páginas intrépidas de dignidade e abnegação revolucionárias, que encerram um percurso histórico percorrido sempre lado a lado com as lutas de classe dos trabalhadores e das massas populares contra a exploração, a ditadura e o imperialismo, desfraldando as bandeiras da libertação nacional, da solidariedade internacionalista e do socialismo», diz o texto.
«Simbolicamente, o aniversário que agora se cumpre coincide com os 200 anos da independência da Venezuela. É por isso justo e oportuno assinalar, neste tempo extraordinário em que as sementes fecundas lançadas pela gesta imortal de Bolívar voltam a desabrochar, que o PCV esteve, desde a primeira hora, com a dinâmica e os objectivos libertadores encarnados pela Revolução Bolivariana, demonstrando o compromisso inabalável com a causa do povo venezuelano e o papel transcendente desempenhado pela intervenção dos comunistas na defesa e aprofundamento do processo revolucionário», acrescenta-se.
Para o PCP, «este é um tempo que encerra no plano global grandes potencialidades de sobressaltos e avanços de cariz progressista e revolucionário, mas que, simultaneamente, transporta grandes ameaças e incertezas, que decorrem do desenvolvimento e ampliação da crise sistémica do capitalismo.
«A vasta onda de revolta que assola o mundo árabe e os sinais de crescente descontentamento e de novas energias e disponibilidade para a luta que chegam praticamente de todo o mundo, vêm sublinhar a imperiosa necessidade de fortalecer a organização do movimento revolucionário e, particularmente, de reforçar o papel dos partidos comunistas e do projecto revolucionário do socialismo, aprofundando a convergência e cooperação internacionalista, a par da articulação consequente das forças progressistas e anti-imperialistas.
«Reiterando-vos a solidariedade do PCP, queremos expressar-vos o desejo dos maiores êxitos na acção e luta do Partido Comunista da Venezuela, reafirmando a vontade em aprofundar as relações de amizade e cooperação que unem os nossos dois partidos», conclui o documento.