Em defesa da CP pública

Privado é pior e mais caro

Image 7007

O PCP está a sensibilizar os utentes da Linha de Sintra da CP para os riscos inerentes à sua privatização, incluída no PEC 2 e no Orçamento do Estado para 2011. A campanha foi lançada no dia 10, numa conferência de imprensa realizada na estação de de Massamá que contou com a presença de Bruno Dias, deputado e membro do Comité Central.

Num comunicado que estão a distribuir aos utentes, intitulado Não à privatização da Linha de Sintra, os comunistas lembram que as experiências europeias de privatização de caminhos-de-ferro «se têm saldado por uma redução da qualidade do serviço prestado, por um aumento generalizado de tarifas e por um aumento dos acidentes». Em Londres, por exemplo, o caso foi tão grave que o governo britânico se viu forçado a nacionalizar de novo essas linhas.

Ao mesmo tempo que por toda a Europa se discute o reforço da mobilidade ferroviária e cresce o número de utentes, em Portugal tal não tem sucedido. A experiência de linha privada existente na Área Metropolitana de Lisboa, a Fertagus – que assegura a travessia ferroviária do Tejo – apresenta custos mais elevados para o Estado e para os utentes. No verso do comunicado, prova-se esta realidade: o preço pago por quilómetro é cerca do dobro daquele que é cobrado na CP.

No comunicado destaca-se ainda os «diversos investimentos públicos que melhoraram a qualidade do transporte ferroviário na Linha de Sintra», encontrando-se de momento outros em curso, nomeadamente a quadruplicação da via férrea e a construção da estação de Massamá/Barcarena.

A campanha consta ainda da recolha de assinaturas contra a privatização. As acções vão prosseguir e para o dia 7 de Abril está marcado um comício para a estação de Queluz, às 18 horas.



Mais artigos de: PCP

Alargar a luta para mudar de política

Novos ataques aos salários e aos rendimentos e direitos dos trabalhadores – eis o que pretende o Governo com as medidas anunciadas no dia 11, acusou o PCP.

Há um Partido que faz a diferença!

Com mais de um milhar de militantes e amigos do PCP presentes, a sala da Alfândega do Porto acolheu o comício comemorativo do nonagésimo aniversário do PCP, realizado no passado dia 12.

A luta organizada eleva a consciência

«Não há melhor forma de assinalar os 90 anos do nosso Partido do que animar, intervir, mobilizar para a luta pela ruptura e mudança», afirmou, segunda-feira, Paulo Raimundo, num almoço realizado no refeitório da sede central do Partido.

Milhares comemoram 90 anos do PCP

Iniciativas de comemoração dos 90 anos do PCP continuam a ocorrer por todo o País. Almoços, jantares, convívios e debates são apenas algumas das formas encontradas para reunir militantes e amigos do Partido em torno dos seus valores e do seu projecto,...

Leitura obrigatória

«Ao falar do Avante! e da sua história é inevitável falar do PCP e da sua história.» Foi com estas palavras que José Casanova, membro do Comité Central e director do órgão central do PCP, iniciou a iniciativa pública...

Voz de quem trabalha

O PCP prolonga, nas instituições, o combate que trava diariamente nas empresas e locais de trabalho em defesa do emprego, dos salários e dos direitos dos trabalhadores, dos jovens e dos reformados.

Trabalhadores temem pelo seu futuro

Mais de cem trabalhadores do Hospital de Braga participaram, no dia 1, num encontro com o deputado do PCP Agostinho Lopes. Devido à recusa da administração do hospital em ceder o auditório para o encontro, este realizou-se no átrio – tendo-se iniciado precisamente com uma...

A hora é de resistência

Num comunicado do secretariado da célula nas empresas do grupo TAP, o PCP alerta os trabalhadores para as movimentações do Governo e da administração com vista à privatização da TAP. Recentemente, o presidente da empresa Fernando Pinto acompanhou o Governo ao...

Concurso de postais da Festa do <i>Avante!</i>

Está aberto o Concurso de Postais da Festa do Avante! 2011. O objectivo da iniciativa é promover e divulgar a Festa – que se realiza na Quinta da Atalaia nos dias 2, 3 e 4 de Setembro – possibilitando a todos os interessados a oportunidade de elaborar um trabalho...

Compra já a tua EP

Está já à venda, nos Centros de Trabalho do PCP, a EP que dá acesso aos três dias da Festa do Avante!, que este ano se realiza nos dias 2, 3 e 4 de Setembro. Até ao dia 1 de Setembro o preço do título permanente é de 20 euros....