Milhares comemoram 90 anos do PCP
Iniciativas de comemoração dos 90 anos do PCP continuam a ocorrer por todo o País. Almoços, jantares, convívios e debates são apenas algumas das formas encontradas para reunir militantes e amigos do Partido em torno dos seus valores e do seu projecto, num momento marcado por uma intensa luta social em que os comunistas estão profundamente envolvidos.
No Barreiro foram mais de 200 pessoas que encheram o salão da colectividade Os Penicheiros, no dia 12, para um almoço comemorativo que contou com a participação de Francisco Lopes, dos organismos executivos do Comité Central do Partido. Antes, muitos tinham estado a vender o Avante! nas ruas, desfilando em seguida até ao local do almoço. Intervieram também Fernando Morais, do Comité Central, e Pedro Martins, da JCP.
No sábado anterior, no refeitório de uma escola secundária, 200 militantes e simpatizantes do Partido em Vila Nova de Gaia participaram no jantar comemorativo do 90.º aniversário do PCP. As intervenções políticas estiveram a cargo de Francisco Lopes, do Secretariado e da Comissão Política, e de João Pires, do Comité Central e responsável por aquela organização concelhia. Em Paredes, uma centena de pessoas encheu o salão de um restaurante para assinalar este simbólico aniversário. Álvaro Pinto, Cristiano Ribeiro e João Pires dedicaram ao assunto algumas palavras e aproveitaram para apelar à participação na manifestação nacional de dia 19 de Março, em Lisboa.
Mais de 250 pessoas participaram num grande jantar em Coimbra, com assinalável presença de jovens. Intervieram Andreia Pereira, do Comité Central, André Martelo, da JCP, e José Casanova, director do Avante!, que sublinhou a importância do Partido para a luta actual por uma ruptura com a política de direita.
A célula no município de Vila Franca de Xira assinalou o aniversário do Partido com a projecção do filme O Segredo, de Edgar Feldman, seguido de um debate com o realizador e com Domingos Abrantes, do CC. Na freguesia lisboeta de Ajuda José Casanova, do CC, almoçou com dezenas de pessoas às quais realçou aspectos centrais da história heróica do PCP.
Ílhavo recebeu, no fim-de-semana, as duas centenas de militantes e amigos do Partido que fizeram questão de participar no almoço comemorativo dos 90 anos do PCP. Foi a primeira de muitas iniciativas a realizar por todo o distrito de Aveiro e contou com as intervenções de Bernardino Soares, da Comissão Política, Catarina Garrilhas, da Comissão
Concelhia de Ílhavo e da DORAV, e Elísio Sousa, da JCP.
Maria da Piedade Morgadinho, da Comissão Central de Controlo, participou num almoço em Aljustrel, que reuniu 200 pessoas no dia 13. Na véspera, mais a Norte, em Campo Maior, o deputado comunista João Oliveira interveio num jantar onde tomaram igualmente a palavra João Fernando, da DORPOR e António Gonçalves, da Comissão Concelhia.
No distrito de Braga várias centenas de pessoas participaram nas muitas iniciativas realizadas no âmbito da comemoração do aniversário do PCP, nomeadamente em Braga, Guimarães, Famalicão, Barcelos, Fafe, Vizela, Esposende, Amares, Terras de Basto e Póvoa de Lanhoso.
Em Viana do Castelo, cerca de duas centenas de minhotos reuniram-se num almoço na Cooperativa de Ensino Ancorensis para comemorar as nove décadas de vida do PCP. Na sua intervenção, Agostinho Lopes deu especial relevo ao contributo dos comunistas minhotos na longa resistência ao fascismo.
No distrito de Bragança, o aniversário do Partido foi assinalado com um almoço em Torre de Moncorvo, no qual participaram cerca de 30 pessoas. Intervieram Jorge Humberto, do Comité Central, Adriano Reis, da Comissão Concelhia, e Laurinda Amaro. Em Bragança, num lanche realizado no dia 13 no Centro de Trabalho, Manuel Rodrigues, do CC, e Leonel Fernandes, referiram-se à história e ao projecto do Partido, perante as 60 pessoas presentes.
Na ilha de São Miguel, nos Açores, realizou-se um jantar que contou com a participação de dezenas de pessoas. Aníbal Pires destacou a importância e a actualidade da luta dos comunistas no contexto difícil que os povos de todo o mundo atravessam.