Actual
Haja sensibilidade!
Actual
Um voto revelador
Actual
Nas nossas mãos
Crónica Internacional
A régua e esquadro
A talhe de foice
Nas ruas
PCP
Três empresas, três razões para lutar
No distrito de Coimbra, à semelhança do resto do País, é evidente a ofensiva do Governo PS, em aliança com o PSD e o apoio de toda a direita e do grande capital. Esta ofensiva está bem patente nos três exemplos de mecanismos de aumento da exploração dos trabalhadores usados em três empresas no distrito.
Dez mil chumbam o Governo
Mais de dez mil professores garantiram, em encontro nacional, sábado, em Lisboa, que recorrerão a todas as formas de luta possíveis para travar a destruição de direitos e defender a qualidade do ensino.
Instabilidade alimenta o lucro
Com grandes empresas da energia e do sector químico e com um importante porto de mar, o complexo industrial de Sines ocupa um lugar estratégico na economia nacional e gera, há décadas, lucros milionários para grupos nacionais e multinacionais. Em plena campanha das eleições presidenciais, o abuso do trabalho precário ganhou maior visibilidade, numa iniciativa com Francisco Lopes em Santiago do Cacém, a propósito das obras de reconversão da refinaria da Petrogal. Para melhor compreender como alastra e como se combate a precariedade de emprego na região, fomos ouvir alguns dos comunistas que ali trabalham, com responsabilidades na organização e luta dos trabalhadores.
Alargar a luta para mudar de política
Novos ataques aos salários e aos rendimentos e direitos dos trabalhadores – eis o que pretende o Governo com as medidas anunciadas no dia 11, acusou o PCP.
Há um Partido que faz a diferença!
Com mais de um milhar de militantes e amigos do PCP presentes, a sala da Alfândega do Porto acolheu o comício comemorativo do nonagésimo aniversário do PCP, realizado no passado dia 12.
A luta organizada eleva a consciência
«Não há melhor forma de assinalar os 90 anos do nosso Partido do que animar, intervir, mobilizar para a luta pela ruptura e mudança», afirmou, segunda-feira, Paulo Raimundo, num almoço realizado no refeitório da sede central do Partido.
Milhares comemoram 90 anos do PCP
Leitura obrigatória
Voz de quem trabalha
O PCP prolonga, nas instituições, o combate que trava diariamente nas empresas e locais de trabalho em defesa do emprego, dos salários e dos direitos dos trabalhadores, dos jovens e dos reformados.
Trabalhadores temem pelo seu futuro
Privado é pior e mais caro
A hora é de resistência
Concurso de postais da Festa do <i>Avante!</i>
Compra já a tua EP
«Vai ser grande»
As estruturas do movimento sindical unitário prosseguem e intensificam nestes dias o esclarecimento e mobilização, mas a CGTP-IN confia que «vai ser uma grande manifestação».
A luta não pára
Contra cortes nos salários e nos direitos, pelo cumprimento da contratação colectiva e contra privatizações, na próxima semana convergem várias lutas dos trabalhadores dos transportes.
Novo PEC aumenta o saque
O pacote de medidas anunciado pelo Governo, dia 11, prova que este «continua a saquear os trabalhadores, os reformados e os mais desfavorecidos», diz a Frente Comum, que apela a uma resposta «massiva» na manifestação nacional de sábado.
CGTP-IN deixa Concertação
Polícias reclamam demissão
Tribuna pública da ANS
Saúde degradada em Coimbra
Trabalhadores não são descartáveis
O PCP acusou o Governo de querer «um país ainda mais precário», alargando a mais e mais trabalhadores as actuais formas de trabalho temporário, contratos a prazo e falsos recibos verdes. Foi a voz da denúncia a essa forma extrema de instabilidade na vida das pessoas que se fez ouvir na AR, a mesma voz que reiterou a sua firme vontade em combater todas as formas de precariedade.
Romper com a política de direita
A definição urgente de estratégias para os projectos de Alqueva e do Aeroporto de Beja voltou a ser defendida pelo PCP, para quem esta é uma medida vital para tirar aquele distrito do Alentejo do estado de empobrecimento a que tem sido votado pela política de direita nas últimas três décadas.
Esta política afunda o País
O presidente do Grupo Parlamentar do PCP contestou as novas medidas de austeridade anunciadas sexta-feira pelo ministro das Finanças, advertindo que elas irão «afundar ainda mais o País».
Arrábida a Património Mundial
Urge parar o desvario
A exiguidade de meios
Não à negociata PS-PSD
Centros de emprego protegido
Procedimento de mudança de sexo
A luta continua no dia 19
Em resposta ao apelo do manifesto da «Geração à rasca» ocorreram, a 12 de Março, várias acções de protesto um pouco por todo o País – com destaque para Lisboa e Porto –, reveladoras da ampliação dos sentimentos de indignação e protesto da população face ao desastre nacional provocado pela política dos sucessivos governos.
«Manifesto Duriense»
Num encontro promovido pela Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro, cerca de 200 agricultores aprovaram um «Manifesto Duriense», que prometem entregar ao Governo, ao Parlamento e ao Presidente da República.
Protesto de reformados
Romagem ao Mausoléu dos Tarrafalistas
Plenários sectoriais com trabalhadores
Por uma sociedade mais justa
Morte lenta do parque escolar
Tudo tem limites
Guerra social e subordinação colonial
Os deputados do PCP no PE classificam de «autêntica declaração de guerra» aos trabalhadores as conclusões da cimeira da Zona Euro sobre a chamada «Governação Económica» e «Pacto para a competitividade».
Repúdio geral
As principais centrais sindicais romenas convocaram para ontem, quarta-feira, 16, frente ao parlamento do país, uma acção nacional para exigir a retirada do projecto de revisão do código laboral.
Comunistas checos ameaçados de ilegalização
Maquinistas param Alemanha
Tribunal Europeu dá razão a Otegi
A saga socrática e a UE
Regimes e imperialismo contra os povos
Os regimes reaccionários árabes procuram conter as crescentes revoltas populares, e o imperialismo tenta garantir o controle da Líbia ao mesmo tempo que se abstém-se de criticar os países que reprimem os povos em luta.
Protesto popular cresce no Wisconsin
O movimento contra a chamada Lei de Rectificação Orçamental proposta pelo governador do Wisconsin, Scott Walker, continua a granjear apoio nacional e internacional. O protesto transformou-se em ampla resistência, com manifestações, comícios, vigílias e outras acções sob a palavra de ordem «matemos a Lei».
Comunistas aumentam votação apesar do sufrágio sujo
Saudação aos 80 anos do PC da Venezuela
PCP recebe PC da China
Mercenários no Afeganistão
A crise não tem saída nos marcos do capitalismo
Intervenção do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) durante o 12.º Encontro de Partidos Comunistas e Operários
Substituir as importações pela produção nacional
O governo promoveu, recentemente, uma iniciativa eminentemente propagandista, envolvendo empresas exportadoras. Tal iniciativa foi levada a cabo com o pretexto de fomentar a venda de bens e serviços no estrangeiro e, por essa via, contribuir para a diminuição do défice da balança comercial. Embora, de concreto, pouco tivesse sido avançado não há nada a dizer contra tal iniciativa, salvo no que diz respeito à demagógica intervenção no encerramento dos trabalhos por parte desse liliputiano político que dá pelo nome de José Sócrates.
Banca acumula lucros e reduz impostos
Nas últimas semanas têm vindo a ser divulgados os resultados obtidos em 2010 pelos maiores grupos económicos nacionais, entre os quais se destacam os quatro principais bancos privados (BES, BCP, Santander Totta e BPI).