Reunido nos dias 13 e 14 de Fevereiro de 2004, o Comité Central do PCP aprovou uma Resolução sobre aspectos essenciais da preparação do XVII Congresso, a realizar nos dias 26, 27 e 28 de Novembro, e debateu a situação política nacional e internacional e as tarefas do Partido, sendo de destacar, neste âmbito, as conclusões que publicamos nas páginas seguintes.
O PCP visitou o Casal Ventoso na segunda-feira e verificou que muitos dos problemas antigos regressaram àquela zona de Lisboa. E responsabiliza Governo e autarquia.
Em Montemor-o-Novo, os contactos com os militantes estão feitos. Dos mais de 1200 militantes inscritos, apenas faltam contactar sete, que não vivem no concelho.
A proposta única da Eurozinc, para a privatização da empresa que explora em Neves-Corvo a maior mina de cobre da Europa, tem a aprovação do júri presidido por Luís Todo-Bom. O Sindicato dos Mineiros, em oposição à privatização decidida pelo Governo, alerta para os perigos que decorrem da alienação de mais esta jóia da coroa, onde o Estado, por mais algumas semanas, detém 51 por cento do capital social.
O Estado português deveria reforçar a sua posição na empresa, «como condição para garantir o aproveitamento integral e racional dos recursos mineiros e, consequentemente, prolongar ao máximo a vida útil da mina e com ela o desenvolvimento económico da região e a manutenção de emprego».
Os trabalhadores da Carris travam, de há meses para cá, uma heróica luta, que a todos nós diz respeito e que constitui estímulo e incentivo, neste tempo político, marcado pela resistência à violentíssima ofensiva de classe do patronato e do Governo.
Os jovens comunistas de Castelo Branco alertam para a diminuição da qualidade do ensino secundário e apontam as causas. Entre elas, a falta de material escolar, a degradação das escolas e o défice de professores.
A maioria parlamentar PSD-CDS/PP, a que se juntaram os votos do PS, inviabilizou a oportunidade, aberta em dois projectos de lei do PCP, de serem adoptadas medidas em defesa do passe social enquanto «título de transporte estruturante do sistema tarifário».
O caso Parmalat foi debatido pelo Parlamento Europeu na passada semana. Os eurodeputados manifestaram a sua preocupação e aprovaram uma resolução em que exigem medidas de controlo.
As negociações com vista à reunificação da ilha de Chipre deverão reiniciar-se hoje, quinta-feira, 19, com vista à realização de dois referendos antes de 1 de Maio próximo.
As negociações entre o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Argentina para a revisão do plano de pagamento da dívida externa daquele país chegaram a um impasse. O FMI exige mais dinheiro. O governo argentino recusa hipotecar o futuro.
As coisas correram mal a Uribe Vélez no Parlamento Europeu. A própria imprensa colombiana, sobretudo El Tiempo, temia que a visita a Estrasburgo produzisse um efeito contrário ao desejado. Mas Uribe, dia a dia mais autocrático, não escuta já nem os seus conselheiros mais íntimos. Aconteceu o que se esperava. Os partidos da Esquerda boicotaram a sessão, por identificarem no visitante o chefe de um governo que viola ostensivamente os direitos humanos.