Problemas regressam ao Casal Ventoso

Droga de política

O PCP visitou o Casal Ventoso na segunda-feira e verificou que muitos dos problemas antigos regressaram àquela zona de Lisboa. E responsabiliza Governo e autarquia.

A reconversão urbana do Casal Ventoso parou com a maioria de direita

Ao interromper o processo de reconversão urbana do Casal Ventoso e ao cortar com a política de tratamento e recuperação da toxicodependência, a direita – no poder no País e em Lisboa – provocou o regresso ao bairro de alguns dos seus históricos problemas. Muitos destes tinham já sido resolvidos pela anterior maioria autárquica ou estavam, pelo menos, em fase de resolução. A acusação é do PCP, que visitou na segunda-feira aquela zona de Lisboa.
A delegação era composta pelo deputado Bruno Dias, pela vereadora comunista da Câmara Municipal de Lisboa Rita Magrinho, e por Carlos Gonçalves, do Comité Central. À sua espera estava Lourenço Bernardino, presidente da Junta de Freguesia do Santo Condestável.
Os comunistas denunciam que a falta de estruturas fixas de apoio a toxicodependentes da zona levou a um aumento do número de seringas trocadas. Actualmente, está-se a trocar cerca de 500 seringas por dia, ou seja, mais do dobro do verificado durante o programa de apoio, que funcionou com a anterior maioria municipal.
Entre 1996 e 2000, as estruturas de apoio criadas no terreno apoiaram cerca de 10 mil toxicodependentes, a quem foram prestados 800 mil actos higienico-sanitários e 40 mil actos de saúde. Esta intervenção, aliada ao reforço da segurança na zona, provocou a quase total extinção do tráfico e consumo de droga na zona, destaca o PCP. O Casal Ventoso era antes considerado o maior «supermercado» de droga na Europa, com 5 mil visitantes diários.
Os comunistas consideram ainda que a reconversão urbana não foi complementada, nada tendo sido feito para evitar a exportação do chamado «modelo Casal Ventoso», nem tão pouco a «guetização» da área. A contribuir para este fenómeno está a carência de equipamentos sociais. O Centro de Saúde não está a ser utilizado e estão ainda por fazer o pavilhão desportivo e equipamentos de tempos livres para as crianças. A extinção do Gabinete de Reconversão do Casal Ventoso ajudou decisivamente a este retrocesso.

As propostas necessárias

Para alterar o rumo da situação, o PCP defende que regresse ao Casal Ventoso uma intervenção integrada em todas as áreas, assegurada por uma estrutura com as competências para o fazer. A construção e utilização de equipamentos sociais em falta, bem como a dinamização económica daquela localidade da capital é outra das prioridades dos comunistas.
O PCP destaca a necessidade de ser facultada informação acerca dos índices de tráfico de droga na zona e também sobre a resposta da PSP aos problema de segurança. O reforço do dispositivo policial e da investigação e combate ao tráfico são medidas propostas pelo PCP. O regresso das condições já existentes de encaminhamento dos consumidores de droga para as estruturas de saúde é outra das sugestões. Sobre todas estas matérias, o PCP assume a iniciativa de apresentar propostas, quer na câmara e assembleia municipais quer na Assembleia da República.


Mais artigos de: PCP

Crescer e influenciar

Os intelectuais comunistas da Região de Lisboa reuniram, no sábado passado, a sua 4.ª Assembleia da Organização.

Jornada nacional de propaganda

O Partido estará mais uma vez na rua a alertar para os malefícios da política de direita seguida pelo actual Governo do PSD/PP, através de uma jornada nacional de propaganda a ter lugar entre os dias 25 de Fevereiro e 7 de Março. Para esta jornada, serão afixados cartazes MUPI e distribuídos folhetos. No dia 3 de Março,...

Tudo feito!

Em Montemor-o-Novo, os contactos com os militantes estão feitos. Dos mais de 1200 militantes inscritos, apenas faltam contactar sete, que não vivem no concelho.

RTP distorce afirmações de Carvalhas

O PCP escreveu uma carta à RTP alertando para uma peça que a estação transmitiu no sábado acerca das declarações feitas por Carlos Carvalhas sobre a reunião do Comité Central. Na introdução da peça, o jornalista José Alberto Carvalho afirmou que «o líder do PCP entende que o PS precisa de ajuda. O secretário-geral...

Encontro nacional do PCP

Definir as orientações e objectivos fundamentais para as eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam no dia 13 de Junho, é um dos objectivo centrais do encontro nacional do PCP, que se realiza no próximo dia 28 de Fevereiro, no auditório da Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa. O encontro deverá ainda...

Defender a <em>Carris</em>

O PCP promove hoje uma «sessão de luta e solidariedade com os trabalhadores da Carris». A sessão realiza-se na Casa do Alentejo, em Lisboa, às 18.30 horas e tem a participação de Jerónimo de Sousa, membro da Comissão Política do PCP.A Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP, promotora da sessão, considera que a...

Câmara sem obra

Em conferência de imprensa, recentemente realizada, a Comissão Concelhia de Chaves do PCP denuncia a falta de concretização de um conjunto de obras prometidas pelo Executivo da Câmara e necessárias ao concelho, caso do IP3 ou do Polis. Mas há, ainda, muitas outras questões por resolver, seja o estacionamento na cidade,...

Servilismo e vassalagem

A Comissão Concelhia de Valongo do PCP está revoltada com o envio de mais um contingente de militares portugueses para o Afeganistão, anunciado pelo Governo, a quem acusa de «servilismo» e «vassalagem» para com os Estados Unidos da América.O Governo deve ser responsabilizado pelo que possa acontecer a todos estes...