Afeganistão: O círculo da guerra

A falta de segurança e o ritmo excessivamente lento da reconstrução do Afeganistão são preocupações centrais expressas num relatório aprovado pelo Parlamento Europeu, na última sessão em Estrasburgo.
O documento condena a «utilização exagerada da força pelo exército americano contra eventuais alvos ditos terroristas», que provoca baixas civis e que poderá «conduzir à rejeição do processo de democratização e de normalização pela população afegã».
Na sua declaração de voto, a deputada Ilda Figueiredo recorda que, depois dos taliban, a guerra iniciada pela administração Bush, a pretexto do combate ao terrorismo, «não resolveu os problemas fundamentais do povo afegão nem tão pouco contribuiu para apoiar a democratização do país».
«O que se passa no Afeganistão, aliás tal como no Iraque, é a demonstração clara do erro total do recurso à guerra. A administração Bush devia ser condenada pela situação inadmissível que se vive nestes países e pelo imenso sofrimento da maioria dos seus povos», sublinhou a deputada.


Mais artigos de: Europa

Um produto do neoliberalismo

O caso Parmalat foi debatido pelo Parlamento Europeu na passada semana. Os eurodeputados manifestaram a sua preocupação e aprovaram uma resolução em que exigem medidas de controlo.

Filial brasileira à beira do colapso

Um tribunal de S. Paulo colocou a filial brasileira da Parmalat sob controlo de uma junta administrativa, que deverá elaborar um relatório sobre a verdadeira situação financeira da empresa.A decisão, anunciada na sexta-feira, 13, surge depois de, em Janeiro passado, as investigações terem detectado dívidas gigantescas...

Acordo no Chipre

As negociações com vista à reunificação da ilha de Chipre deverão reiniciar-se hoje, quinta-feira, 19, com vista à realização de dois referendos antes de 1 de Maio próximo.

Apoiar as ultraperiféricas

O Parlamento Europeu considera que a Política Comum da Pesca não serve devidamente os interesses das regiões ultraperiféricas, pelo que a adaptação desta política às exigências especiais «deve ser permanente e sistemática»Um relatório, aprovado no dia 10, defende a melhoria da organização do mercado por via do aumento da...

Coesão ao serviço da competitividade?!

A 10 de Fevereiro a Comissão aprovou a sua proposta de perspectivas financeiras para 2007-2013, onde se traçam também as principais orientações políticas, cujos contornos mostram o grau da ofensiva do grande capital a nível europeu.Retomam-se as orientações inscritas do projecto de uma «Constituição para a Europa» saído...