O Estado português deveria reforçar a sua posição na empresa, «como condição para garantir o aproveitamento integral e racional dos recursos mineiros e, consequentemente, prolongar ao máximo a vida útil da mina e com ela o desenvolvimento económico da região e a manutenção de emprego».
O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line
Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana? Inicie sessão
A proposta única da Eurozinc, para a privatização da empresa que explora em Neves-Corvo a maior mina de cobre da Europa, tem a aprovação do júri presidido por Luís Todo-Bom. O Sindicato dos Mineiros, em oposição à privatização decidida pelo Governo, alerta para os perigos que decorrem da alienação de mais esta jóia da coroa, onde o Estado, por mais algumas semanas, detém 51 por cento do capital social.
Com os salários de Janeiro por pagar, os 220 mineiros da Panasqueira tomaram conhecimento da intenção da multinacional canadiana, de suspender a actividade este mês.O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira reuniu, no dia 6, com o presidente do conselho de administração da canadiana Beralt Tin & Wolfram. A...
Os trabalhadores da Carris travam, de há meses para cá, uma heróica luta, que a todos nós diz respeito e que constitui estímulo e incentivo, neste tempo político, marcado pela resistência à violentíssima ofensiva de classe do patronato e do Governo.
Em Sintra, os trabalhadores consideram que a estratégia adoptada pela autarquia vai conduzir a Empresa Municipal de Higiene Pública (HPEM) ao desmembramento e à destruição de duzentos postos de trabalho. Contra a reestruturação do sector de limpeza e resíduos sólidos, reuniram em plenário no dia 13 e aprovaram, por...