Actual
Viva a morte
Actual
Bombástico miserável e impune
Actual
Ou não?
Crónica Internacional
Registe-se...
PCP
O rejuvenescimento do Partido
Rejuvenescimento do Partido é recrutamento de jovens, é envolvimento e participação de jovens na organização e na acção do Partido, é integração de jovens nos organismos e a sua responsabilização por tarefas concretas.
A talhe de foice
Sob suspeita
quem perde é o Barreiro!<br>Com a CDU sem pelouros
O presidente da Câmara Municipal do Barreiro, o socialista Emílio Xavier, a 30 de Dezembro de 2002, retirou os pelouros que tinha atribuído a três dos quatro vereadores da CDU, invocando o facto de terem votado contra o Plano de Actividades e Orçamento de 2003. Em entrevista ao Avante!, José Caetano e Joaquim Matias denunciaram a incapacidade que a actual gestão PS tem para gerir posições contrárias, assim como a insuficiência no exercício da democracia do presidente eleito.
A maré negra chegou à saúde
O Serviço Nacional de Saúde está a ser alvo do mais grave ataque de sempre e muitas são as denúncias que foram formuladas por médicos e profissionais de saúde comunistas vindos de todo o país a este encontro que encheu por completo a sala de um hotel em Lisboa.
Governo incentiva clínicas privadas
O negócio dos tratamentos de toxicodependentes é incentivado pela política do Governo, acusou o PCP. Hoje os comunistas apresentam um plano de combate ao branqueamento de capitais no Parlamento.
Reforçar o colectivo partidário
A acção de contacto com os membros do Partido, decidida pela Conferência Nacional do PCP no seguimento das orientações do 16º Congresso, está a mobilizar todas as organizações, constituindo um importante elemento de dinamização da sua actividade.
Vencer dificuldades, melhorar desempenho
«Caminhar com confiança», foi o lema da 9.ª Assembleia da Organização Concelhia de Guimarães, que se realizou no sábado passado, no Auditório do Centro de Trabalho do PCP em Guimarães.
Eleição em risco
Afirmar o Partido
Organização de Setúbal prepara conferência
Comunistas do Seixal reúnem Assembleia
Envolver todo o Partido no debate
2.º Seminário Nacional sobre a Festa do Avante!
Oito ano depois do 1.º Seminário Nacional sobre a Festa do Avante!, realiza-se a 22 de Fevereiro, o 2.º Seminário, no Seixal. Em discussão estarão questões como a modificação de condicionantes que se verificou neste período e as orientações a seguir, de forma a que a Festa continue a ser uma importante iniciativa na intervenção política do PCP. O Avante! publica nesta edição os textos que servirão como base de trabalho no seminário.
Acima da lei
A APED, confederação patronal do sector das grandes superfícies comerciais, interrompeu a negociação com os sindicatos e recorreu para a mediação do Governo. Os sindicatos falam de greve aos fins-de-semana.
O medo como «incentivo»
O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Eléctricas do Norte acusa a Yazaki Saltano de ameaçar com o encerramento da empresa com o objectivo de obter ritmos de produção «absurdos».
Não vergar perante o ataque
A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública contesta o autismo do Governo e promove a «semana de luto e em luta». Se o executivo insistir na desqualificação dos salários e no ataque a direitos essenciais, os trabalhadores voltam à rua.
Mineiros exigem acordo
<i>Mariglass</i> com salários em atraso
«Greve mundial» nos consulados e embaixadas
Contra a privatização dos centros de saúde
Misericórdias e IPSS recusam diálogo
Polícias manifestam-se no dia 12
Não há «progressões automáticas»
Trabalhadores da <i>Valfrio</i> reclamam indemnizações
Greves e manifestações na quarta-feira
Na próxima quarta-feira, os estudantes do ensino básico e secundário protestam em todo o País contra o projecto de reforma curricular do Ministério da Educação. Greves e manifestações serão as formas de contestação mais comuns.
Associações de estudantes contra aumento de propinas no superior
Os estudantes do ensino superior estão contra qualquer eventual aumento das propinas diferente do que está previsto na actual lei. É a reacção ao livro «Ensino Superior: uma visão para a próxima década».
Professores de português contestam reforma
JCP do Porto em crescimento
Escritores e professores criam movimento
«Deixem-nos ser professores»
Não ao muro de silêncio
O PCP acusou a maioria de querer submeter o debate parlamentar a «um muro de apagamento e silêncio» com as alterações introduzidas ao instituto de perguntas ao Governo.
Ataque à escola pública
Maioria rejeita contributos do PCP
Aceite é a asserção de que os fogos de Verão se previnem e combatem no Inverno. Uma ideia partilhada por toda a gente, menos, pelos vistos, o Governo, que chumbou um projecto de lei do PCP visando aquele objectivo.
Apoio aos orizicultores
Ministro da Saúde<br>recusa hospital público
O presidente da Câmara Municipal do Seixal reuniu-se, infrutiferamente, com o ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, para o alertar da necessidade da construção de um hospital público no concelho do Seixal.
MDM solidário<br> com trabalhadores da CLARK
Uma cidade esburacada
Proposta inaceitável
Um grupo de estados-membros, em que se inclui Portugal, rejeitou na noite de segunda-feira a proposta da Comissão Europeia para reformar a Política Agrícola Comum.
Milhões sem trabalho
Mais de 180 milhões de pessoas estão sem trabalho em todo o mundo e as perspectivas de uma melhoria nesta área são «escassas»
Polícias manifestam-se na Grécia
China ultrapassará UE
Acordo entre farmacêuticas
A batuta dos «grandes»
A fome não pode esperar
O presidente do Brasil propôs domingo, em Davos a criação de um fundo internacional para o combate à miséria e à fome nos países do terceiro mundo.
No fio da navalha
Bagdad está a colaborar, mas há muitas perguntas sem resposta - esta, em síntese, a conclusão do relatório apresentado segunda-feira em Nova Iorque.
A «caixa negra»<br>do trabalho escravo
Seminário de Partidos Comunistas
A conspiração do silêncio!
Nos últimos tempos a Segurança Interna tem sido objecto de uma vasta e grave ofensiva por parte de sectores conservadores alojados em áreas decisivas do poder, ofensiva que visa incutir na Segurança Interna uma fortíssima matriz militarista.