Afirmar o Partido
Também no sábado, reuniu a 4.ª Assembleia da Organização da Freguesia de Pegões do PCP, que fez o balanço da actividade realizada e definiu orientações para o trabalho a desenvolver tendo em conta a realidade da freguesia. Uma freguesia de características rurais, onde a par da riqueza natural, que é a madeira, se desenvolve alguma indústria e crescem as micro e pequenas empresas e cuja população, com 1903 eleitores dispersos pelos inúmeros lugares que compõem a freguesia de Pegões, possui uma média de idades alta, ainda que integre uma faixa significativa de jovens.
No decurso do debate, a Assembleia definiu as prioridades de trabalho com vista ao reforço da organização, apontando, entre elas, a maior afirmação pública do Partido, através designadamente de uma maior atenção aos problemas dos trabalhadores - em particular os trabalhadores imigrantes com forte peso na freguesia - a melhor articulação do trabalho dos eleitos com a acção da organização local do Partido, que deverá agarrar de forma mais dinâmica os problemas locais.
A Assembleia decidiu, assim, avançar com a estruturação da organização da freguesia tendo em conta as prioridades definidas, responsabilizar um crescente número de camaradas e incentivar o recrutamento, designadamente de jovens.
No final, foi eleita a nova Comissão de Freguesia, agora constituída por nove elementos, dos quais 55% são trabalhadores assalariados, sendo de destacar na sua composição a presença de 2 jovens e 2 mulheres.
A nova Comissão de Freguesia foi desde logo encarregada de promover uma iniciativa de contacto com todos os membros do Partido e de dinamizar a organização em torno da comemoração do 82.º aniversário do PCP, tendo ainda a Assembleia decidido a realização, em Março, de uma excursão a Peniche, com uma visita ao Forte, onde inúmeros comunistas estiveram presos durante o fascismo.