Reforçar o colectivo partidário
A acção de contacto com os membros do Partido, decidida pela Conferência Nacional do PCP no seguimento das orientações do 16º Congresso, está a mobilizar todas as organizações, constituindo um importante elemento de dinamização da sua actividade.
Há muitos militantes cuja disponibilidade está desaproveitada
O objectivo da campanha, de acordo com o que foi definido pelo 16º Congresso, é, pois, «Prosseguir o esclarecimento da situação dos membros do Partido, acelerando este trabalho, sem limpezas administrativas, visando integrar aqueles que querem continuar ou restabelecer a sua ligação ao Partido e aproximar os efectivos contabilizados da realidade partidária».
De facto, há um elevado número de inscritos no Partido que, por razões de mudança de empresa ou residência, contacto perdidos por encerramento de empresas, por emigração, não têm a sua situação esclarecida.
A realidade, também, é que há muitos membros do Partido que não têm um espaço de participação regular ou que, por razões resultantes da sua vida pessoal ou profissional, apresentam limitações à sua participação, limitações que devem ser tidas em conta na atribuição de tarefas. Mas há igualmente muitos outros cuja disponibilidade não está aproveitada na atribuição de tarefas ou responsabilidades regulares. A actualização de dados irá, assim, permitir um maior conhecimento da organização e a melhoria significativa do funcionamento do próprio Partido, de uma mais estreita ligação aos militantes, cuja participação poderá ser certamente mais elevada.
Alargar a participação
Entretanto, a campanha, que teve início no princípio de Janeiro e deverá ser concluída até ao final do ano, já permitiu a muitas organizações retomar o contacto com vários militantes cuja ligação ao Partido se havia perdido ou tinha sido interrompida, proporcionando uma melhor distribuição de tarefas e a responsabilização de mais quadros.
Uma ficha de contacto para actualização de dados que todos os militantes deverão preencher apresenta-se como o elemento central desta acção, que impõe desde logo medidas excepcionais de direcção aos vários níveis, designadamente a criação de estruturas de acompanhamento e dinamização.
O contacto com cada membro do Partido não deve, porém, ser retomado sem que haja sido previamente preparado em cada Direcção Regional, Comissão Concelhia, de Freguesia ou Local, em cada organismo de Sector ou de Empresa. Ou seja, há por exemplo que apurar as tarefas regulares que poderão ser propostas; indicar a cada camarada o organismo que se propõe para a sua integração; estabelecer com ele a forma de pagamento regular da quota; procurar alargar a venda do Avante! e O Militante, assentando o local de levantamento e pagamento; aprofundar o conhecimento de problemas locais, da empresa ou sector.
Por último, do sucesso desta campanha depende em parte o reforço do próprio colectivo partidário e da sua coesão, essenciais para a definição das orientações e posicionamento do Partido. O seu sucesso assegura, ainda, a independência política e ideológica, um melhor funcionamento e o fortalecimento da organização partidária, uma mais forte intervenção política, uma mais estreita ligação aos trabalhadores e às populações.