China ultrapassará UE

A economia da China ultrapassará a da União Europeia entre 2010 e 2020, segundo afirmou o economista americano, Gail Foster, durante o fórum económico de Davos (Suíça), realizado no fim de semana.

Por mais surpreendente que possa parecer, a verdade é que esta opinião é partilhada por muitos analistas que têm acompanhado a evolução do colosso chinês, o único grande país que continua a apresentar elevados ritmos de crescimento. As estatísticas, essas impressionam. Só no ano passado, quando todos os países industrializados entraram quase em recessão, a economia chinesa cresceu oito por cento. O investimento subiu 20 por cento, tornando-se no primeiro captador mundial de investimentos das multinacionais. Em 2002, foi responsável por 60 por cento do crescimento do comércio mundial. A sua produção de aço é superior às dos Estados Unidos e do Japão juntas. É o primeiro produtor mundial de televisões e brinquedos.

Nas regiões costeiras ocidentais de Este, trabalham cerca de 400 milhões de habitantes, mas nas zonas rurais existe uma reserva quase inesgotável de mão-de-obra de mais de 900 milhões de pessoas. No ano passado, muitas empresas norte-americanas fecharam recentes unidades fabris no México para as abrirem nas regiões de Shangai e Cantão.



Mais artigos de: Europa

Proposta inaceitável

Um grupo de estados-membros, em que se inclui Portugal, rejeitou na noite de segunda-feira a proposta da Comissão Europeia para reformar a Política Agrícola Comum.

Milhões sem trabalho

Mais de 180 milhões de pessoas estão sem trabalho em todo o mundo e as perspectivas de uma melhoria nesta área são «escassas»

Polícias manifestam-se na Grécia

Mais de 300 polícias manifestaram-se na passada sexta-feira em Nauplia, no sul da Grécia, onde decorria um conselho informal dos ministros da União Europeia sobre o emprego. Reivindicando aumentos salariais e melhores condições de trabalho, os agentes, depois de várias...

Acordo entre farmacêuticas

Os responsáveis máximos dos vários grupos farmacêuticos alcançaram este fim-de-semana um princípio de acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre o acesso a medicamentos mais baratos por parte dos países mais pobres. O entendimento,...

A batuta dos «grandes»

A recente proposta franco-alemã sobre a futura arquitectura institucional da União Europeia (UE) tem como objectivo a tentativa de limitar o actual debate sobre a reforma dos Tratados num quadro que assegure os interesses e o domínio das grandes potências. Tal intenção é...