Mineiros exigem acordo
Uma delegação do sindicato dos mineiros concentrou-se, no passado dia 24 de Janeiro, junto às instalações da Sociedade de Britas e Calcários da Carapinha de Alenquer, que preside à associação patronal, para reclamar o acordo no seu contrato. Com o acordo praticamente concluído, os patrões recuaram inviabilizando o acordo. Para o sindicato, esta atitude deve-se a uma total «consonância com o pacote laboral do Governo». Assim, os patrões terão retirado do acordo que tinham já praticamente assumido com os representantes dos trabalhadores matérias constantes no Código do Trabalho.
Em reunião anteriormente realizada com a secretaria de Estado do Trabalho, os mineiros exigiram que o Governo assegurasse o direito de contratação que assiste aos sindicatos e responsabilizaram o executivo pelo pacote laboral, que esteve na origem da atitude do patronato de inviabilizar o acordo.
O sindicato dos mineiros, filiado na CGTP-IN, lembra que a elevada adesão dos mineiros à greve geral, que registou maior adesão dos últimos anos, «deixou claro que os mineiros estão determinados a prosseguir a luta contra pacote laboral e para defenderem o seu contrato seja qual for o desfecho» que a discussão e a votação final do documento venha a tomar.