Editorial

O PARTIDO E OS TRABALHADORES

No Encontro Nacional sobre a acção e a organização do Partido nas empresas e locais de trabalho, realizado em...
Opinião
Actual

Viva a morte

Em todo o lado onde estão ou é suposto estarem em causa os interesses do imperialismo norte-americano, ele lá...
Actual

Ou não?

De entre tantos e tantos salpicos da espuma dos dias, retivemos três factos recentes a suscitar-nos outros tantos breves...
Crónica Internacional

Registe-se...

Realizado mais uma vez em Porto Alegre (Brasil) sob o conhecido lema “Um outro mundo é possível”, terminou...
PCP

O rejuvenescimento do Partido

Rejuvenescimento do Partido é recrutamento de jovens, é envolvimento e participação de jovens na organização e na acção do Partido, é integração de jovens nos organismos e a sua responsabilização por tarefas concretas.

A talhe de foice

Sob suspeita

São nada mais nada menos do que 16 (dezasseis!) as exigências que Alberto João Jardim quer ver satisfeitas na...
Em Foco

quem perde é o Barreiro!<br>Com a CDU sem pelouros

O presidente da Câmara Municipal do Barreiro, o socialista Emílio Xavier, a 30 de Dezembro de 2002, retirou os pelouros que tinha atribuído a três dos quatro vereadores da CDU, invocando o facto de terem votado contra o Plano de Actividades e Orçamento de 2003. Em entrevista ao Avante!, José Caetano e Joaquim Matias denunciaram a incapacidade que a actual gestão PS tem para gerir posições contrárias, assim como a insuficiência no exercício da democracia do presidente eleito.

PCP

A maré negra chegou à saúde

O Serviço Nacional de Saúde está a ser alvo do mais grave ataque de sempre e muitas são as denúncias que foram formuladas por médicos e profissionais de saúde comunistas vindos de todo o país a este encontro que encheu por completo a sala de um hotel em Lisboa.

Governo incentiva clínicas privadas

O negócio dos tratamentos de toxicodependentes é incentivado pela política do Governo, acusou o PCP. Hoje os comunistas apresentam um plano de combate ao branqueamento de capitais no Parlamento.

Reforçar o colectivo partidário

A acção de contacto com os membros do Partido, decidida pela Conferência Nacional do PCP no seguimento das orientações do 16º Congresso, está a mobilizar todas as organizações, constituindo um importante elemento de dinamização da sua actividade.

Vencer dificuldades, melhorar desempenho

«Caminhar com confiança», foi o lema da 9.ª Assembleia da Organização Concelhia de Guimarães, que se realizou no sábado passado, no Auditório do Centro de Trabalho do PCP em Guimarães.

Eleição em risco

O PCP está preocupado com a actualização dos cadernos eleitorais nos postos consulares portugueses. A...

Afirmar o Partido

Também no sábado, reuniu a 4.ª Assembleia da Organização da Freguesia de Pegões do PCP, que fez o...

2.º Seminário Nacional sobre a Festa do Avante!

Oito ano depois do 1.º Seminário Nacional sobre a Festa do Avante!, realiza-se a 22 de Fevereiro, o 2.º Seminário, no Seixal. Em discussão estarão questões como a modificação de condicionantes que se verificou neste período e as orientações a seguir, de forma a que a Festa continue a ser uma importante iniciativa na intervenção política do PCP. O Avante! publica nesta edição os textos que servirão como base de trabalho no seminário.

Trabalhadores

Acima da lei

A APED, confederação patronal do sector das grandes superfícies comerciais, interrompeu a negociação com os sindicatos e recorreu para a mediação do Governo. Os sindicatos falam de greve aos fins-de-semana.

O medo como «incentivo»

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Eléctricas do Norte acusa a Yazaki Saltano de ameaçar com o encerramento da empresa com o objectivo de obter ritmos de produção «absurdos».

Não vergar perante o ataque

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública contesta o autismo do Governo e promove a «semana de luto e em luta». Se o executivo insistir na desqualificação dos salários e no ataque a direitos essenciais, os trabalhadores voltam à rua.

Mineiros exigem acordo

Uma delegação do sindicato dos mineiros concentrou-se, no passado dia 24 de Janeiro, junto às instalações...
Juventude

Greves e manifestações na quarta-feira

Na próxima quarta-feira, os estudantes do ensino básico e secundário protestam em todo o País contra o projecto de reforma curricular do Ministério da Educação. Greves e manifestações serão as formas de contestação mais comuns.

«Deixem-nos ser professores»

Os alunos das escolas superiores de educação estão contra o novo modelo de recrutamento de professores. Para mostrar o...
Assembleia da República

Não ao muro de silêncio

O PCP acusou a maioria de querer submeter o debate parlamentar a «um muro de apagamento e silêncio» com as alterações introduzidas ao instituto de perguntas ao Governo.

Maioria rejeita contributos do PCP

Aceite é a asserção de que os fogos de Verão se previnem e combatem no Inverno. Uma ideia partilhada por toda a gente, menos, pelos vistos, o Governo, que chumbou um projecto de lei do PCP visando aquele objectivo.

Apoio aos orizicultores

O deputado comunista Rodeia Machado manifestou a solidariedade e apoio da sua bancada à luta dos orizicultores portugueses pela...
Nacional

Ministro da Saúde<br>recusa hospital público

O presidente da Câmara Municipal do Seixal reuniu-se, infrutiferamente, com o ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, para o alertar da necessidade da construção de um hospital público no concelho do Seixal.

Uma cidade esburacada

Uma simples iniciativa do PCP na CML de recolha de telefonemas e «e-mails» no sentido de recensear os buracos nas ruas da Cidade...
Europa

Proposta inaceitável

Um grupo de estados-membros, em que se inclui Portugal, rejeitou na noite de segunda-feira a proposta da Comissão Europeia para reformar a Política Agrícola Comum.

Milhões sem trabalho

Mais de 180 milhões de pessoas estão sem trabalho em todo o mundo e as perspectivas de uma melhoria nesta área são «escassas»

Polícias manifestam-se na Grécia

Mais de 300 polícias manifestaram-se na passada sexta-feira em Nauplia, no sul da Grécia, onde decorria um conselho informal dos...

China ultrapassará UE

A economia da China ultrapassará a da União Europeia entre 2010 e 2020, segundo afirmou o economista americano, Gail Foster,...

Acordo entre farmacêuticas

Os responsáveis máximos dos vários grupos farmacêuticos alcançaram este fim-de-semana um princípio de...

A batuta dos «grandes»

A recente proposta franco-alemã sobre a futura arquitectura institucional da União Europeia (UE) tem como objectivo a tentativa...
Internacional

A fome não pode esperar

O presidente do Brasil propôs domingo, em Davos a criação de um fundo internacional para o combate à miséria e à fome nos países do terceiro mundo.

No fio da navalha

Bagdad está a colaborar, mas há muitas perguntas sem resposta - esta, em síntese, a conclusão do relatório apresentado segunda-feira em Nova Iorque.

Temas

A conspiração do silêncio!

Nos últimos tempos a Segurança Interna tem sido objecto de uma vasta e grave ofensiva por parte de sectores conservadores alojados em áreas decisivas do poder, ofensiva que visa incutir na Segurança Interna uma fortíssima matriz militarista.

Argumentos
Livros

Vértice

Não tem sido frequente falarmos aqui da prestigiada revista Vértice, editada pela Caminho e dirigida e coordenada...
Religiões

Um confuso catolicismo

Ao anunciar recentemente à Assembleia da República, em tom triunfalista, a conclusão de um pacto trilateral que irmana o...

A semana em resumo