PCP
50 anos da Conferência de Helsínquia – luta pela paz e pelo ambiente
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
Grande jornada pela paz
Artigo de acesso livre
A talhe de foice
Como bombas
Actual
Palestina, não desarmar e prosseguir a luta!
Actual
O comentador Mendes
Actual
Palas ideológicas
Defender os interesses nacionais e os trabalhadores
O PCP promoveu, no dia 17, na Assembleia da República, a audição pública «Sector Automóvel: defender os interesses do País e dos trabalhadores num sector em mudança», na qual participou o Secretário-Geral do Partido.
Menos armas para mais futuro
Artigo de acesso livre
Muitos milhares de pessoas, vindas de norte a sul do País, protagonizaram no sábado, 18,uma das maiores jornadas em prol da paz alguma vez realizadas em Portugal: na manifestação «É urgente pôr fim à guerra! Todos juntos pela Paz!» exigiu-se o fim das guerras, bloqueios e sanções, o desarmamento, o respeito pelos direitos dos povos ao desenvolvimento e à soberania. E rejeitou-se sacrificar salários, pensões, serviços públicos – e vidas – para alimentar a máquina de guerra do imperialismo.
Secretário-Geral do PCP visitou Museu Nacional Resistência e Liberdade
O Secretário-Geral do PCP esteve, anteontem, no Museu Nacional Resistência e Liberdade, em Peniche, onde estão patentes as exposições «O Segredo de António Dias Lourenço» e «Resistência e Liberdade», já visitadas por cerca de 119 mil pessoas.
Acção nacional do PCP também se bate pela habitação
Depois da grande jornada de dia 14, em que se realizaram mais de 250 iniciativas de contacto por todo o País, a acção nacional Aumentar Salários e Pensões, para uma vida melhor continuará a avançar até ao final de Março. Já amanhã, dia 20, realizar-se-á, neste âmbito, uma tribuna pública sobre habitação.
Aumento dos combustíveis só serve lucros das multinacionais
Inteligência Artificial em debate em Coimbra
Discursos e percepções não garantem segurança
Importa discutir a criminalidade «a partir do que é objectivo e não de percepções», afirmou na segunda-feira Rui Fernandes, da Comissão Política, numa declaração em que rejeitou a instrumentalização das forças de segurança e exigiu melhores condições para os seus profissionais.
Abolir as portagens em todas as SCUT
Greve de dois dias na Algar por melhores salários e direitos
A greve na empresa de tratamento e valorização de resíduos sólidos no Algarve começou com forte adesão, levando a que parassem vários serviços, como adiantou o SITE Sul, na manhã de segunda-feira.
Assinalados em luta os 91 anos da revolta de 18 de Janeiro
Com odesfile «Por mais salário, pelo fim da precariedade» e as intervenções sindicais junto ao monumento evocativo do 18 de Janeiro, ficou bem patente o valor do exemplo de 1934 para as lutas de hoje.
Números da Educação «martelados» para servir interesses privados
A FENPROF contrariou o suposto crescimento do ensino privado e uma alegada fuga de alunos do público, e afirmou que os números da DGEEC foram martelados por quem pretende passar tal mensagem.
Greve de 48 horas em Seia
Jovens da Função Pública
A palavra aos trabalhadores da Autoeuropa e do parque
Firmes nos seguros
Dia de luta nas IPSS
Promiscuidade na Saúde
Não ao descongelamento das propinas
Alterações à Lei dos Solos favorecem especulação
O PCP defende a revogação do decreto-lei do Governo que introduz alterações na Lei dos Solos, que estará amanhã, 24, em apreciação parlamentar subscrita também pelo Partido.
Luta por uma vida melhor exige travão à política que favorece os poderosos
O Secretário-Geral do PCP acusou o Governo de desenvolver uma política que acentua a «concentração e injustiça na distribuição da riqueza», exigindo que pare de favorecer os grupos económicos.
«A UE não é a resposta aos anseios dos povos»
302 freguesias serão repostas…e mais haveria para repor
Ataque à liberdade sindical no Público
Atrasos brutais na Linha do Oeste
Atraso sobre atraso, em 2025, continua-se sem saber quando terminarão as obras de modernização e electrificação da Linha do Oeste, face ao conjunto de incertezas existentes e que são evidentes.
Dedicação e disponibilidade são marcas distintivas da CDU no Porto
Artigo de acesso livre
Habitação, mobilidade e transportes públicos, cultura, deporto e apoio ao movimento associativo popular, serviços públicos de qualidade e valorização do pequeno comércio, do trabalho e dos salários – foram estes os eixos enunciados, no dia 19, por Diana Ferreira, na apresentação como candidata da CDU à presidência da Câmara Municipal do Porto. A iniciativa de apresentação na Câmara Municipal e contou com a participação de Paulo Raimundo.
Governo submete-se aos interesses da ANA e prolonga actividade da Portela
O Governo concordou entregar à ANA Aeroportos a construção do novo aeroporto de Lisboa (NAL) no Campo de Tiro de Alcochete. Plataforma Cívica «BA6 Não» considera que esta é uma decisão «óbvia» que decorre das obrigações da concessionária.
JCP aprova Projecto de Resolução Política para o 13.º Congresso
Artigo de acesso livre
A Direcção Nacional (DN) da JCP esteve reunida nos dias 18 e 19 no CT Vitória, Lisboa, com o objectivo de analisar a situação política e de dar andamento à preparação do 13.º Congresso da organização.
Utentes e moradores alertam para estado de abandono de Marvila
CDU destaca potencialidades da região de Braga e do País
Seixal contraria ERSAR
Benavente compra terreno e edifício para construção de escola e lar residencial
Dois princípios para uma política de guerra
Governo da Moldávia acusado de servir interesses externos
Bielorrússia denuncia ingerência estrangeira
As autoridades bielorrussas denunciaram o incremento de acções subversivas de serviços de inteligência estrangeiros com vista a desestabilizar o país, a poucos dias da realização de eleições presidenciais, marcadas para 26 de Janeiro.
Resistência e solidariedade forçam cessar-fogo na Faixa de Gaza
Artigo de acesso livre
Entrou em vigor um cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza, que inclui, além do calar das armas, a entrada de ajuda humanitária no território e a troca de prisioneiros entre Israel e a resistência palestiniana. Esta primeira fase do acordo estende-se por 42 dias.
Persiste o criminoso bloqueio dos EUA contra Cuba
Artigo de acesso livre
Depois de, dia 14, ter sido retirada pela anterior administração dos EUA da arbitrária lista norte-americana de países ditos «patrocinadores do terrorismo», Cuba voltou a ser incluída por decreto de Donald Trump. Para Miguel Diaz-Canel, a medida visa «reforçar a cruel guerra económica contra Cuba com fins de dominação».
Trump toma posse nos EUA: incertezas e ameaças
Após prestar juramento como 47.º presidente dos EUA, na segunda-feira, 20, em Washington, Donald Trump pronunciou um discurso em que, entre outros aspectos, reafirmou que porá os interesses norte-americanos acima de tudo e proclamou que o declínio dos EUA acabou.