Inteligência Artificial em debate em Coimbra
O Espaço 25 (do Centro de Trabalho de Coimbra) acolheu, no dia 14, uma palestra subordinada ao tema «A Inteligência Artificial centrada no Humano», motivada pelo espaço mediático que esta tem vindo a ocupar, pelo aceso debate que tem alimentado e pelas justas preocupações que levanta junto dos trabalhadores.
Na iniciativa, usou da palavra F. Amílcar Cardoso, Professor Catedrático Convidado da Universidade de Coimbra e Investigador no Centro de Informática e Sistemas que acabou por responder a questões colocadas pelo público sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) no mercado de trabalho, na limitação de direitos e no agravamento das desigualdades sociais. Igualmente, no debate, não ficaram de fora os possíveis benefícios do uso desta ferramenta.
No final, Amílcar Cardoso sublinhou ainda que a IA levanta as mesmas questões que foram levantadas em cada avanço da ciência ao longo da história, considerando que este é um problema enquanto subsistir a exploração do trabalho e a injusta apropriação da riqueza gerada pelos trabalhadores.