A palavra aos trabalhadores da Autoeuropa e do parque
Na próxima semana, dias 28 e 29, o SITE Sul vai realizar plenários de trabalhadores da VW Autoeuropa e de todas as empresas do parque industrial, promovendo ainda duas concentrações.
Desta forma, o sindicato da FIEQUIMETAL/CGTP-IN pretende discutir colectivamente as reivindicações para 2025, os intensos ritmos e cargas de trabalho (que se acentuam), o desenvolvimento da luta pelo reconhecimento das profissões de desgaste rápido (para alcançar a reforma antecipada aos 55 anos, sem penalizações) e a melhoria das condições de trabalho para quem labora em regime de turnos e trabalho nocturno.
Estas iniciativas foram anunciadas no dia 16, numa reunião com organizações representativas dos trabalhadores da Autoeuropa e do parque, convocada pelo SITE Sul. Na ocasião, como assinalou o sindicato, numa nota de imprensa, foram consideradas «urgentes, necessárias e possíveis de alcançar» as reivindicações da CGTP-IN para 2025.
Mereceram destaque: o aumento dos salários para todos os trabalhadores, em 15 por cento, com o mínimo de 150 euros; a redução do horário de trabalho para 35 horas semanais; um salário de admissão de 1000 euros, no mínimo, em todas as empresas; o combate à precariedade; a valorização e o desbloqueio das carreiras.
Foram abordadas medidas a desenvolver, face à caducidade da contratação colectiva para o sector automóvel e ao bloqueio à negociação, por parte das associações patronais, que apresentam propostas inaceitáveis e lesivas dos direitos dos trabalhadores.
Nessa reunião com as ORT foi ainda prestada informação sobre a petição pelo reconhecimento das profissões de desgaste rápido na indústria, entregue pela FIEQUIMETAL na Assembleia da República, com mais de 13 mil assinaturas.