A palavra aos trabalhadores da Autoeuropa e do parque

Na pró­xima se­mana, dias 28 e 29, o SITE Sul vai re­a­lizar ple­ná­rios de tra­ba­lha­dores da VW Au­to­eu­ropa e de todas as em­presas do parque in­dus­trial, pro­mo­vendo ainda duas con­cen­tra­ções.

Desta forma, o sin­di­cato da FI­E­QUI­METAL/​CGTP-IN pre­tende dis­cutir co­lec­ti­va­mente as rei­vin­di­ca­ções para 2025, os in­tensos ritmos e cargas de tra­balho (que se acen­tuam), o de­sen­vol­vi­mento da luta pelo re­co­nhe­ci­mento das pro­fis­sões de des­gaste rá­pido (para al­cançar a re­forma an­te­ci­pada aos 55 anos, sem pe­na­li­za­ções) e a me­lhoria das con­di­ções de tra­balho para quem la­bora em re­gime de turnos e tra­balho noc­turno.

Estas ini­ci­a­tivas foram anun­ci­adas no dia 16, numa reu­nião com or­ga­ni­za­ções re­pre­sen­ta­tivas dos tra­ba­lha­dores da Au­to­eu­ropa e do parque, con­vo­cada pelo SITE Sul. Na oca­sião, como as­si­nalou o sin­di­cato, numa nota de im­prensa, foram con­si­de­radas «ur­gentes, ne­ces­sá­rias e pos­sí­veis de al­cançar» as rei­vin­di­ca­ções da CGTP-IN para 2025.

Me­re­ceram des­taque: o au­mento dos sa­lá­rios para todos os tra­ba­lha­dores, em 15 por cento, com o mí­nimo de 150 euros; a re­dução do ho­rário de tra­balho para 35 horas se­ma­nais; um sa­lário de ad­missão de 1000 euros, no mí­nimo, em todas as em­presas; o com­bate à pre­ca­ri­e­dade; a va­lo­ri­zação e o des­blo­queio das car­reiras.

Foram abor­dadas me­didas a de­sen­volver, face à ca­du­ci­dade da con­tra­tação co­lec­tiva para o sector au­to­móvel e ao blo­queio à ne­go­ci­ação, por parte das as­so­ci­a­ções pa­tro­nais, que apre­sentam pro­postas ina­cei­tá­veis e le­sivas dos di­reitos dos tra­ba­lha­dores.

Nessa reu­nião com as ORT foi ainda pres­tada in­for­mação sobre a pe­tição pelo re­co­nhe­ci­mento das pro­fis­sões de des­gaste rá­pido na in­dús­tria, en­tregue pela FI­E­QUI­METAL na As­sem­bleia da Re­pú­blica, com mais de 13 mil as­si­na­turas.

 



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