Utentes e moradores alertam para estado de abandono de Marvila

A seu pe­dido, as co­mis­sões de Mo­ra­dores de Mar­vila (CMM) e de Utentes de Saúde de Mar­vila (CUSM) foram re­cen­te­mente re­ce­bidas, entre ou­tros, pelos pre­si­dentes da Câ­mara Mu­ni­cipal de Lisboa (CML), Carlos Mo­edas, e da Gé­balis, Fer­nando An­gleu, a quem ex­pu­seram as suas «enormes pre­o­cu­pa­ções» re­la­ti­va­mente ao es­tado de aban­dono a que Mar­vila está su­jeita. Por exemplo, deram conta de uma alar­gada e bas­tante evi­dente de­gra­dação ha­bi­ta­ci­onal mu­ni­cipal, quer a nível de in­fil­tra­ções do edi­fi­cado, quer no seu in­te­rior, bem como de de­zenas de ele­va­dores sis­te­má­tica e per­ma­nen­te­mente pa­rados, si­tu­ação que apri­siona cen­tenas de idosos e de pes­soas com mo­bi­li­dade re­du­zida nas suas pró­prias ha­bi­ta­ções.

Na opi­nião da CMM e da CUSM, o in­ves­ti­mento que a CML tem feito nos úl­timos anos na fre­guesia de Mar­vila «fica muito aquém, tendo em conta as ne­ces­si­dades que a po­pu­lação sente». As crí­ticas es­tendem-se à falta de lim­peza pú­blica geral.

Desta reu­nião saiu o com­pro­misso por parte da Gé­balis de as­se­gurar o pa­ga­mento dos ma­te­riais ne­ces­sá­rios para ga­rantir a ma­nu­tenção e lim­peza das partes co­muns dos edi­fí­cios em que a parte mu­ni­cipal é mai­o­ri­tária, con­tri­buindo com a sua quota nos res­tantes, sendo que todo este pro­cesso será de­sen­ro­lado em ar­ti­cu­lação com todos os mo­ra­dores dos re­fe­ridos edi­fí­cios.

Morte no Bairro do Con­dado
Em nota di­vul­gada no sá­bado, 18, a Co­missão tornou pú­blico o «fa­tí­dico aci­dente» cardio-res­pi­ra­tório que vi­timou Lurdes Va­lente, 83 anos, do Lote 568 do Bairro do Con­dado, «de­pois de esta ter sido obri­gada a subir pelas es­cadas, a pé, até ao sé­timo andar deste lote, de­vido aos res­pec­tivos ele­va­dores não se en­con­trarem, uma vez mais, a fun­ci­onar».

«A ra­pidez com que os ser­viços da Ge­balis re­pu­seram o fun­ci­o­na­mento dos ele­va­dores, após o fa­le­ci­mento da nossa vi­zinha, não chegou para evitar o trá­gico aci­dente, re­vela o peso da cons­ci­ência do que acon­teceu e mostra a ne­ces­si­dade de que devem ser as­su­midas todas as res­pon­sa­bi­li­dades po­lí­ticas e ma­te­riais pelos que acon­teceu neste lote», re­clama a CMM.

 



Mais artigos de: Nacional

Atrasos brutais na Linha do Oeste

Atraso sobre atraso, em 2025, con­tinua-se sem saber quando ter­mi­narão as obras de mo­der­ni­zação e elec­tri­fi­cação da Linha do Oeste, face ao con­junto de in­cer­tezas exis­tentes e que são evi­dentes.

Dedicação e disponibilidade são marcas distintivas da CDU no Porto

Ha­bi­tação, mo­bi­li­dade e trans­portes pú­blicos, cul­tura, de­porto e apoio ao mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo po­pular, ser­viços pú­blicos de qua­li­dade e va­lo­ri­zação do pe­queno co­mércio, do tra­balho e dos sa­lá­rios – foram estes os eixos enun­ci­ados, no dia 19, por Diana Fer­reira, na apre­sen­tação como can­di­data da CDU à pre­si­dência da Câ­mara Mu­ni­cipal do Porto. A ini­ci­a­tiva de apre­sen­tação na Câ­mara Mu­ni­cipal e contou com a par­ti­ci­pação de Paulo Rai­mundo.

Governo submete-se aos interesses da ANA e prolonga actividade da Portela

O Go­verno con­cordou en­tregar à ANA Ae­ro­portos a cons­trução do novo ae­ro­porto de Lisboa (NAL) no Campo de Tiro de Al­co­chete. Pla­ta­forma Cí­vica «BA6 Não» con­si­dera que esta é uma de­cisão «óbvia» que de­corre das obri­ga­ções da con­ces­si­o­nária.

CDU destaca potencialidades da região de Braga e do País

Uma delegação da CDU visitou, recentemente, as novas instalações do CeNTI, em Vila Nova(VN) de Famalicão, que resulta de uma parceria de três entidades tecnológicas: o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, o CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro e o CEiiA – Centro de...

Seixal contraria ERSAR

A Câmara Municipal do Seixal (CMS) aprovou, na passada semana, a manutenção dos valores de 2024 das tarifas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, contrariando, desta forma, a directiva da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, que recomenda, para 2025, uma actualização dos...

Benavente compra terreno e edifício para construção de escola e lar residencial

A Câmara Municipal de Benavente (CMB) adquiriu um terreno para construir uma escola secundária e um edifício para adaptar em lar residencial, dois equipamentos que visam antecipar as necessidades futuras da região. «É uma medida que tem como objectivo perspectivar o futuro atendendo, nomeadamente, à construção do novo...