PCP
Brincar com o fogo?
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
Decadência
Artigo de acesso livre
A talhe de foice
Papagaios
Actual
Razões de queixa!
Actual
A «Central» e os boys do Governo PS
Actual
«Autos-da-fé»
Reformas e pensões: aumento é insuficiente e resulta da luta que tem de continuar
O PCP reafirmou, em comunicado emitido no dia 20, a sua proposta de aumento intercalar de 9,1%, com aumento mínimo de 60 euros em todas as reformas e pensões, e retroactivos a Janeiro. Uma proposta que, ao contrário da medida recentemente anunciada pelo Governo, repõe o poder de compra perdido.
Investir e modernizar a ferrovia para servir a população e o País
Por mais proclamações que faça sobre a importância da ferrovia, a prática do Governo está longe do que apregoa. O resultado das suas opções políticas está à vista: desinvestimento, degradação e abandono da ferrovia, liberalização e privatização.
Plano Ferroviário Nacional: o que há, o que devia haver e o que o PCP propõe
Abril está vivo e foi celebrado com luta
Artigo de acesso livre
Em todo o País, ruas, praças, avenidas, parques, largos, auditórios,voltaram a encher-se de gente, de todas as gerações,muitos jovens, mostrando que os valores e o projecto de Abril estãovivos e dão todas as respostas que forem necessárias para o presente e o futuro do nosso País. Nos desfiles de Lisboa e do Porto, muitos milhares de pessoas ergueram bem alto reivindicações alcançadas com a Revolução, como o direito à educação, habitação, saúde, segurança social, direito à igualdade das mulheres no trabalho e direitos da juventude.
Comunistas celebram Revolução comprovando que «Abril é mais futuro»
Artigo de acesso livre
Face a «uma política que não responde aos problemas», «pois que se cumpra Abril», afirmou o Secretário-geral do PCP no concelho de Loures, perante uma numerosa plateia a quem deixou uma garantia: «cá estamos para resistir ao processo contra-revolucionário e lutar pela ruptura com a política de direita e pela alternativa patriótica e de esquerda.
Não há futuro para o mar sem os pescadores
Sábado, num almoço com pescadores em Peniche, o Secretário-geral do PCP alertou para a intenção do Governo de implementar «uma floresta no mar» ao «serviço dos grandes interesses dos grupos de energia».
Dar mais força a quem trabalha e luta
No âmbito da campanha Mais Força aos Trabalhadores, Paulo Raimundo esteve em contacto, no dia 13, com as trabalhadoras da Huber Tricot, empresa de Santa Maria da Feira. A necessidade de valorizar quem produz foi o tema em destaque.
Relatório no PE defende direitos de crianças e pais
Iniciou-se a discussão de um relatório, levado ao Parlamento Europeu por iniciativa do PCP, que se foca nas causas e consequências da exclusão social das crianças, para definir respostas estruturais.
Na primeira linha em defesa do SNS
As organizações do PCP têm promovido uma intensa intervenção em defesa do SNS e do direito constitucional à Saúde, denunciando problemas, avançando soluções e mobilizando a população para a luta reivindicativa.
Militar no Partido para construir uma sociedade diferente
Direitos não têm nacionalidade
Guilherme da Costa Carvalho dá nome a rua do Porto
Avante! nas ruas
Trabalho nocturno e por turnos deve ser excepção
Artigo de acesso livre
Por iniciativa do PCP, será discutido amanhã na Assembleia da República um projecto de lei que pretende reforçar os direitos dos trabalhadores no regime de trabalho nocturno e por turnos.
Abril vivo na rua mas diminuído nas notícias
Todos ao 1.º de Maio para exigir valorização dos trabalhadores
Sob o lema «Mais salários! Mais direitos! Melhores pensões!», a CGTP-IN promove a celebração do Dia Internacional dos Trabalhadores em 32 localidades, para dar força à luta que prossegue todos os dias.
Professores firmes na luta propõem acordo a 6 de Junho
Enquanto o Governo continua a negar a recuperação do tempo de serviço, as organizações sindicais de docentes persistem nas greves distritais e propõem termos concretos para acordo num dia simbólico.
Urge investir no Arsenal do Alfeite
Primeiro avanço nos bares da CP
Frente Comum contra «efeito perverso»
Greve na ERSUC
Nos valores de Abril está a resposta para os problemas do povo e do País
Prosseguir Abril é tarefa de todos nós, de todos os que acreditam nos seus valores, e é neles que está, «sabemo-lo hoje mais do que nunca, a solução para os problemas estruturais do nosso País». Esta foi uma ideia-chave deixada no Parlamento pelo deputado Manuel Loff na sessão solene comemorativa do 25 de Abril.
Visita de Lula da Silva a Portugal é afirmação dos valores da democracia
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou Portugal entre os dias 21 e 25. A sua presença motivou manifestações de apoio da comunidade brasileira no País e de diversas organizações nacionais.
Cuba não está só, ouviu-se em Lisboa
Um vasto conjunto de personalidades já subscreveu o apelo «Cuba deve ser eliminada da ignóbil lista de países patrocinadores do terrorismo», apresentado, dia 19 de Abril, numa iniciativa da Associação de Amizade Portugal-Cuba.
Câmara de Setúbal exige decisões urgentes na educação
O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, exigiu do Governo decisões urgentes para resolver a falta de condições em quatro estabelecimentos de ensino no concelho, onde são necessárias obras de requalificação.
CDU critica atraso na colocação de abrigos nos transportes públicos no Porto
Valorização do Fórum Romano de Beja em risco
Cultura e debate em prol da paz
Museu da Resistência Antifascista no Porto
«IVA zero» é uma mão cheia de nada
20 de Maio, marchar pelo direito à Saúde
URAP evoca hoje libertação dos presos políticos
Manifestação na Suécia contra integração na NATO
Milhares de suecos protestaram contra a integração do seu país na NATO, a «máquina de guerra dos EUA». Para além do abandono do estatuto de neutralidade, os manifestantes receiam que a Suécia perca o seu estatuto de zona livre de armas nucleares e preocupam-se com o consequente aumento das despesas militares para pagar a escalada de confrontação e guerra.
Paulo Raimundo desloca-se ao Parlamento Europeu
Orçamentos desligados das necessidades
EUA interferem no Iémen nas conversações de paz
Os EUA intensificaram as suas actividades diplomáticas em torno do conflito no Iémen, após o início de conversações entre os houthis e a Arábia Saudita. Um alto dirigente houthi avisou que Washington procura obstruir os esforços de paz.
PCP solidário com povo e comunistas sudaneses
Vários países na UE cessam importações de cereais ucranianos
Miguel Díaz-Canel foi reeleito presidente da República de Cuba
O parlamento cubano reelegeu Miguel Díaz-Canel como presidente da República e Salvador Valdés como vice-presidente, por um período de cinco anos. Foram também ratificados nos seus cargos o primeiro-ministro Manuel Marrerros e os seis vice-primeiros-ministros.