Realizadores portugueses galardoados no estrangeiro
O filme Já nada sei, de Luís Diogo, venceu o prémio de melhor filme estrangeiro no 10.º Nyack International Film Festival que decorreu em Nova Iorque. A notícia foi avançada pelo Cine Clube de Avanca. Esta foi a terceira longa-metragem do realizador, depois de Pecado fatal e Uma vida sublime.
Este é já o quarto prémio de melhor filme estrangeiro que Já nada sei vence em festivais norte-americanos, depois de já vários outros galardões. A longa-metragem conta com Duarte Miguel, Ana Aleixo Lopes e Susie Filipe nos papéis principais, conta com produção conjunta do Cine Clube de Avanca e a Filmógrafo.
O realizador português João Canijo também venceu, no dia 22, o Grande Prémio e o Grande Prémio do Público do Festival de Cinema de Las Palmas, nas ilhas Canárias, em Espanha.
De acordo com a lista de premiados revelada pelo festival, os prémios foram atribuídos ao português pelo díptico de filmes Mal Viver e Viver Mal. João Canijo recebe estes dois prémios uma semana depois de ter sido considerado o melhor realizador no Festival de Cinema do Uruguai. O seu filme Mal Viver já tinha vencido, no final de Fevereiro,o Urso de Prata, prémio do júri, no Festival de Berlim.