PCP
Os valores de Abril no futuro de Portugal
Artigo de acesso livre
O Centro de Estudos e Sondagens da Universidade Católica divulgou recentemente os resultados de um estudo de opinião sobre o 25 de Abril que revela que são as mulheres e os nascidos depois de 1974 que mais valorizam a revolução portuguesa. Mais de 80 por cento das mulheres inquiridas consideram que o 25 de Abril foi «muito importante» e as faixas etárias que mais o valorizam são as dos 25 aos 34 anos, dos 35 aos 44 e a dos 16 aos 24 anos, por esta ordem.
Crónica Internacional
Mais guerra?
Artigo de acesso livre
A talhe de foice
Visita guiada
Actual
Coitadinhas!
Actual
A maioria que uma minoria sempre desejou
Actual
A capa do ódio
Não há mesmo Festa como esta
Longe de ser um mero slogan de propaganda, a frase Não há Festa como esta, aplicada à Festa do Avante!, é uma constatação: única, ímpar e inigualável sob tantos aspectos e pontos de vista, nela cabe tudo quanto a força criadora saiba fazer aparecer e como nenhuma outra iniciativa em Portugal dá expressão aos valores da paz, da liberdade, da fraternidade e da solidariedade. E é para todos!
O País e o mundo sonhados são reais durante três dias
Enquanto na Quinta da Atalaia já se notam as mais recentes melhorias, em todo o Partido discute-se o conteúdo e a programação da próxima edição da Festa do Avante!. Há já temas definidos, novidades garantidas e a certeza de sempre: serão três dias inesquecíveis e carregados de futuro.
Revelar talentos e afirmar a cultura como direito
Persistir e nunca parar porque a alegria é um direito
A Corrida está de volta
Conforto e segurança
Compra já a tua EP e contribui para uma Festa melhor
A luta continua no 25 de Abril e na jornada do 1.º de Maio
Artigo de acesso livre
Por mais que reescrevam, Abril foi uma revolução, não uma «evolução» ou «transição» entre regimes, um momento e um processo de ruptura com o regime fascista, o derrube do fascismo e do que o suportava. Abril foi possível porque é fruto de uma longa resistência antifascista, de uma abnegada dedicação à luta pela democracia e liberdade de comunistas e de outros democratas, de uma intensa luta de massas da classe operária, da juventude, do povo.
Comemorar a liberdade em todo o País
Artigo de acesso livre
Todos ao 1.º de Maio «para o País avançar»
Artigo de acesso livre
Revolução de Abril é:
Artigo de acesso livre
Proteger as crianças valorizar os pais
Não basta proclamar a intenção de promover a natalidade e a melhoria das condições de vida das crianças e jovens. São precisas medidas eficazes nesse sentido, insiste o PCP.
No Porto e em Serpa confirma-se que a resposta está na saúde pública
A luta contra o cancro deve assentar numa política de saúde pública integrada, reiterou o PCP após uma jornada dedicada ao tema no distrito do Porto. No mesmo dia, o Partido também insistiu na urgência de reintegrar o Hospital de Serpa no SNS.
Limpeza na RTP ilustra «selvajaria» no sector
Dez trabalhadores que prestam serviço de limpeza nas instalações da RTP estão confrontados com despedimentos selvagens, denunciou a Direcção da Organização Regional de Lisboa (DORL) do PCP.
Trabalho e água pública em jornada com Pimenta Lopes
Empresa de Cervejas da Madeira
Máscara sem justificação
A esperança tem Partido
Às ordens do dono
Américo Leal evocado em Setúbal
Melhores salários com direitos conquistados em unidade
O valor da unidade dos trabalhadores e da sua expressa disponibilidade para a luta ficou comprovado nas Minas da Panasqueira, na Cimpor, na Böllinghaus, na Atlânticoline e na distribuição farmacêutica.
Minipreço ameaça penalizar exercício de direitos
Os critérios comunicados pelo Minipreço para atribuição do «prémio de produtividade» foram condenados pelo CESP/CGTP-IN e suscitaram uma interpelação ao Governo por parte dos deputados do PCP.
CGTP-IN mobiliza para exigir respostas que o Governo não dá
No Programa de Governo e na proposta de OE 2022 «faltam respostas e soluções para os problemas crescentes dos trabalhadores e das populações», protestou a CGTP-IN, recusando a via do empobrecimento.
Greve na Teijin Automotive
Admitidas novas lutas na Sofarimex
Turismo paga mal e ataca direitos
Resposta nas ruas ao ataque da Altice
Mais de 60 mil pela ADSE
Pela Paz! Não à instrumentalização da Assembleia da República e à instigação da guerra
O PCP anunciou ontem, ao final da tarde, as razões pelas quais decidiu não participar na sessão solene da Assembleia da República em que intervém o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky.
Exige-se acção enérgica do Governo para travar aumento do custo de vida
Famílias a verem os salários e pensões corroídos pelo brutal aumento do custo de vida, ao mesmo tempo que lucros astronómicos dos grandes grupos económicos são distribuídos em dividendos por accionistas, eis o retrato actual do País.
Antigos combatentes merecem dignidade
O PCP entregou ontem, na Assembleia da República, um projecto de lei que, a ser aprovado, consagra o complemento vitalício de pensão e a pensão mínima de dignidade para os antigos combatentes.
Proposta de OE é desajustada das necessidades do País
PCP quer fixar profissionais de saúde onde fazem falta
O PCP entregou no Parlamento três diplomas que visam o reforço do Serviço Nacional de Saúde, garantindo para o efeito nos hospitais e centros de saúde os profissionais de saúde necessários.
Alienação de património compromete futuro dos CTT
Professores precisam de condições para leccionar
Porto desvincula-se da Associação Nacional de Municípios
Agricultores exigem medidas urgentes
Uma marcha de tractores e outras máquinas agrícolas no dia 29 de Abril é a resposta dos agricultores do Baixo Mondego às medidas anunciadas pelo Governo para a agricultura, que não respondem às reais necessidades nacionais.
Porto recorda luta de 1972 contra a carestia de vida
A 15 de Abril de 1972 realizou-se no Porto uma grandiosa acção de luta contra a carestia de vida, que reuniu no centro da cidade mais de 40 mil manifestantes – recordada pela URAP, dia 14, no mesmo local.
MURPI reclama aumento real de todas as reformas e pensões
Violência doméstica é crime
Operação de branqueamento ao neonazismo ucraniano
Artigo de acesso livre
O golpe de Estado de 2014, instigado e preparado pelos EUA, UE e NATO, colocou a Ucrânia sob controlo de forças xenófobas, nacionalistas e neonazis, que servem a agenda de confrontação e provocação que o imperialismo destinou para o país.
Sobre a Assembleia da EuroLat
Diálogo e paz para resolver conflitos
Deputados de forças progressistas europeias e latino-americanas defendem o diálogo como via primordial para a resolução dos diferendos entre países e exigem a resolução por via pacífica do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
Ramadão sangrento na Palestina ocupada
Forças israelitas invadiram diversas vezes a Mesquita de Al-Aqsa, na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Oriental, ferindo e prendendo centenas de pessoas. Em 2022, Israel já matou 47 palestinianos e mantém nos seus cárceres 4.450 presos políticos.
Venezuela reafirma compromisso de construir sociedade socialista
Organizações políticas e movimentos sociais apoiantes da Revolução Bolivariana levaram a cabo, de 11 a 13 de Abril, um vasto programa comemorativo do 20.º aniversário da mobilização civil e militar que travou o golpe de Estado contra Hugo Chávez.