Ajuda internacional para eliminar minas

No Dia Internacional de Consciencialização sobre os Perigos das Minas Terrestres, o Vietname pediu mais ajuda à comunidade mundial para eliminar estes e outros explosivos não detonados no seu território.

Numa cerimónia relacionada com esta data, o coronel Nguyen Hanh Phuc, subdirector-geral do Centro Nacional de Acção contra Bombas e Minas, lembrou que cerca de quatro milhões de vietnamitas morreram por causa do rebentamento dessas armas nos tempos da guerra anti-colonialista.

No período pós-guerra, desde 1975, mais de 40 mil pessoas perderam a vida e cerca de 60 mil foram feridas e ficaram mutiladas ao entrar em contacto com estas munições por explodir.

Hoje, uma área superior a 17 por cento da superfície terrestre do Vietname ainda está coberta com estes meios de destruição e o país necessita destinar milhões de dólares todos os anos para a descontaminar.



Mais artigos de: Aconteceu

Eunice Muñoz deixa rico legado

A actriz Eunice Muñoz, nome maior do teatro português, faleceu no dia 15, aos 93 anos. Nascida a 30 de Julho de 1928, na Amareleja, concelho de Moura, Beja, numa rua que tem hoje o seu nome, Eunice do Carmo Munhoz descende de uma família de três gerações de actores – os espanhóis Muñoz, no teatro, e dos sicilianos...

Biblioteca de Grândola distinguida

A Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola foi premiada com uma menção honrosa na Categoria de Empreendimentos Colectivos, na cerimónia do Prémio Nacional do Imobiliário de 2022. Inaugurada em Abril de 2021, com a assinatura dos arquitectos Matos Gameiro e Pedro Domingos, esta obra da autarquia CDU tem sido...