A luta continua no 25 de Abril e na jornada do 1.º de Maio

Por mais que reescrevam, Abril foi uma revolução, não uma «evolução» ou «transição» entre regimes, um momento e um processo de ruptura com o regime fascista, o derrube do fascismo e do que o suportava. Abril foi possível porque é fruto de uma longa resistência antifascista, de uma abnegada dedicação à luta pela democracia e liberdade de comunistas e de outros democratas, de uma intensa luta de massas da classe operária, da juventude, do povo.

Celebrar Abril é assinalar o seu sentido transformador e revolucionário

Com o 25 de Abril revolveu-se a vida no País e, por isso mesmo, não há faceta ou pormenor que o resumam – a revolução foi, no seu desabrochar imediato, uma explosão de liberdade, é certo, mas que não perduraria se, de imediato nuns casos, noutros a breve trecho, não imprimisse em todos os demais aspectos da vida a marca que lhe garantiu e garante sustentação.

Às operações programadas e depois executadas, na madrugada, pelos militares de Abril que desarmaram o regime opressor, associou-se o levantamento popular na manhã de ruas e praças de gente, pessoas que ali e então se sentiram verdadeiramente cidadãos, com o poder efectivo de mudar o rumo do seu País.

E, gritando, exprimiam livremente o que pensavam. Liberdade de pensamento e de expressão sim, mas também liberdade de organização e de luta. Luta por mais pão, luta por saúde, educação e justiça para todos. Com avanços e recuos, melhores ou piores resultados, mas sempre em confronto com as ideias e as práticas do passado e quase sempre em ruptura total com elas.

Assim, comemorar Abril exige afirmar o que a revolução representa e expressa enquanto processo libertador com profundas transformações na sociedade portuguesa e um dos mais altos momentos da vida e da história do povo português e de Portugal.

Comemorações em que é imperativo não deixar submergir o que ela foi e representou na avalanche interpretativa dos que negam a sua natureza, alcance e características ímpares. Celebrar Abril é evidenciar o que foi o fascismo e combater o seu branqueamento, é destacar a luta a luta antifascista, pela liberdade e a democracia. Celebrar Abril é assinalar o seu sentido transformador e revolucionário, não rasurar a memoria colectiva que o envolve, afirmar o caminho que o torna possível, rejeitar as perversões e falsificações históricas, denunciar os que o invocam para o amputar do seu sentido mais profundo, sublinhar o que constitui hoje de valores e referências para um Portugal desenvolvido e soberano que décadas de política de direita têm contrariado.



Mais artigos de: Em Foco

Comemorar a liberdade em todo o País

Uma vez mais, nas maiores cidades, como nas aldeias mais pequenas, as avenidas, alamedas, ruas, largos e becos de todo o País voltarão a encher-se com democratas para comemorar Abril. Será em Lisboa, do Marquês de Pombal atéaos Restauradores, e no Porto, da rua do Heroísmo à Avenida dos Aliados, que se realizarão os...

Todos ao 1.º de Maio «para o País avançar»

«Lutar e conquistar para o País avançar» é o lema com que a CGTP-IN promove este ano as comemorações do Dia Internacional do Trabalhador, reivindicando «Mais salário, 35 horas, emprego com direitos, contratação colectiva, serviços públicos». No manifesto, em distribuição, destaca-se a rejeição do ataque ao poder de...

Revolução de Abril é:

# Instauração de liberdades democráticas fundamentais e direitos básicos dos cidadãos; # Instauração da liberdade sindical e do direito de organização dos trabalhadores; # Fim da guerra colonial e independência das colónias portuguesas; # Instituição de uma democracia política; # Liquidação do capitalismo...