Persistir e nunca parar porque a alegria é um direito

Nenhum antídoto é mais eficaz contra a insegurança e o desalento do que o encontro, o convívio e a unidade. É precisamente nos momentos em que são mais fortes os primeiros que mais urgentes se tornam os segundos.

Estarmos juntos é, e sempre foi e será, uma necessidade inadiável que a Festa do Avante! acolheu sempre – e em particular nos últimos anos – com total sentido de urgência e responsabilidade. Quando, a propósito da epidemia, alguns incentivavam o isolamento e o medo, a Festa e quem a promove criou todas as condições para promover a reunião segura e, com ela, o convívio, a alegria e a cultura, que também são direitos inalienáveis do ser humano e notáveis conquistas de Abril.

Quando os artistas e trabalhadores das artes e da cultura estavam privados de trabalho e o público privado da beleza e do sonho que só a arte e a cultura proporcionam, foi a Festa do Avante! a possibilitar este encontro. Em 2020 e 2021, enfrentando fortes pressões, só ela mostrou que era possível (e desejável) prosseguir com a vida e a alegria – com segurança, com esperança, com futuro.

Além disso, se os trabalhadores (deste sector como de todos os outros) nunca pararam, como poderia parar o Partido que os defende e a Festa que a eles prioritariamente se destina?

Aliás, se há coisa que a Festa e quem a constrói nunca fez foi parar. Não o fez logo na primeira edição, quando enfrentou tantas ameaças e pressões. Como não o fez nos anos seguintes, quando se viu obrigada por mais de uma vez a mudar o local da sua realização, o que implicou trabalhos redobrados – desbravando mato, afeiçoando solo rochoso, construindo de raiz canalizações, infra-estruturas, avenidas e praças, para no ano seguinte ser necessário fazer tudo de novo, no mesmo ou noutro local. Adquirida a Quinta da Atalaia, graças ao esforço militante (sempre ele!), não se limitou a não parar, antes melhorou ano após ano as condições de acolhimento de construtores e visitantes.



Mais artigos de: Em Destaque

Não há mesmo Festa como esta

Longe de ser um mero slogan de propaganda, a frase Não há Festa como esta, aplicada à Festa do Avante!, é uma constatação: única, ímpar e inigualável sob tantos aspectos e pontos de vista, nela cabe tudo quanto a força criadora saiba fazer aparecer e como nenhuma outra iniciativa em Portugal dá expressão aos valores da paz, da liberdade, da fraternidade e da solidariedade. E é para todos!

O País e o mundo sonhados são reais durante três dias

Enquanto na Quinta da Atalaia já se notam as mais recentes melhorias, em todo o Partido discute-se o conteúdo e a programação da próxima edição da Festa do Avante!. Há já temas definidos, novidades garantidas e a certeza de sempre: serão três dias inesquecíveis e carregados de futuro.

Revelar talentos e afirmar a cultura como direito

Já arrancou a edição deste ano do Concurso de Bandas Novos Valores, organizado pela JCP em articulação com a Comissão de Espectáculos da Festa do Avante!. O regulamento encontra-se disponível nas páginas da Internet e redes sociais da JCP e da Festa. A 10 de Julho serão conhecidas as bancas apuradas para actuar num dos...

A Corrida está de volta

Após dois anos de interrupção, devido à epidemia, a Corrida da Festa está de volta para a sua 33.ª edição. Envolvendo anualmente centenas de atletas, federados ou não, a Corrida proporciona através do desporto oportunidades de convívio e confraternização e promove os valores da solidariedade,...

Conforto e segurança

Na Festa do Avante! está tudo preparado para que o visitante apenas tenha de se divertir, sem preocupações: há bons transportes para a Quinta da Atalaia, parques de estacionamento próximos, transporte adaptado, terminais para pagamento automático e caixas Multibanco, posto de saúde para...

Compra já a tua EP e contribui para uma Festa melhor

Está já disponível a EP para a Festa do Avante! De 2022, que pode ser adquirida nos Centros de Trabalho do PCP ou através da rede Ticketline. Para além de garantir o acesso a todos os espaços e eventos da Festa do Avante!, a Entrada Permanente (EP) é um Título de Solidariedade com aquela que é a maior iniciativa...