Trabalho e água pública em jornada com Pimenta Lopes

O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, contactou com trabalhadores de explorações agrícolas, na sua maioria imigrantes, no concelho de Odemira. Na jornada constatou a sobre-exploração a que estão sujeitos – sem contrato ou com o vínculo retido pelo patrão, sem direito a férias, pagos à hora, alojados em habitações precárias e sobrelotadas pelas quais pagam sendo o valor descontado na remuneração.

Antes, dia 13, o eleito comunista em Estrasburgo participou numa sessão pública promovida pela Direcção Regional do Alentejo (DRA) do PCP sob o tema «Promover o Investimento Público - Defender a Gestão Pública da Água». A iniciativa decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Cuba e contou também com intervenções de João Português, presidente da Câmara Municipal de Cuba, e José Pós-de-Mina, membro da DRA e do Comité Central.

A sessão foi precedida de uma reunião com a administração da Águas Públicas do Alentejo, bem como de uma visita a obras em curso por parte da autarquia gerida pela CDU, tendo no debate sido denunciada a política imposta para o sector das águas e do saneamento por parte dos governos PS, PSD e CDS, cujo principal objectivo é capturar esta competência aos municípios e criar condições para a transformação da água num negócio, visando a sua privatização.

O PCP reafirmou que é indispensável romper com esta política, mantendo a gestão pública e disponibilizando os meios adequados de financiamento às autarquias locais, a fim de incentivar a melhoria da gestão do serviço às populações, priorizar a eficiência hídrica e os direitos dos trabalhadores.



Mais artigos de: PCP

Proteger as crianças valorizar os pais

Não basta proclamar a intenção de promover a natalidade e a melhoria das condições de vida das crianças e jovens. São precisas medidas eficazes nesse sentido, insiste o PCP.

Limpeza na RTP ilustra «selvajaria» no sector

Dez trabalhadores que prestam serviço de limpeza nas instalações da RTP estão confrontados com despedimentos selvagens, denunciou a Direcção da Organização Regional de Lisboa (DORL) do PCP.

Empresa de Cervejas da Madeira

O PCP considera que têm razão os trabalhadores da Empresa de Cervejas da Madeira (ECM), que nos dias 13 e 14 cumpriram uma greve em defesa da sua valorização salarial e da melhoria das condições de trabalho. Na ECM não se registam aumentos desde 2019 e a administração avançou com uma proposta de crescimento salarial de...

Máscara sem justificação

«O PCP considera que não há razões que justifiquem o prolongamento da obrigação do uso de máscara nas escolas, que se mantém há cerca de dois anos. A evolução epidémica e o avanço do processo de vacinação alteraram substancialmente as razões que levaram à determinação do uso obrigatório de máscara», considera o Partido,...

A esperança tem Partido

Natural da Guarda, com raízes familiares em Mértola, Aniceto trabalha numa cadeia de comida rápida no Barreiro. Foi a alternativa que encontrou para se manter na Área Metropolitana de Lisboa, onde se concentra o trabalho na sua área de formação: cinema e televisão. Pretende, de resto, fazer carreira como guionista e foi...

Às ordens do dono

Os últimos dias tiveram o condão de tornar impossível ignorar o grupo neonazi ucraniano Batalhão Azov. Não que seja o único, mas o Azov assume um lugar de honra no que à infâmia diz respeito, seja pela forma despudurada como assume, da simbologia à prática, a herança da ocupação nazi e das forças colaboracionistas com os...

Américo Leal evocado em Setúbal

O centenário do nascimento de Américo Leal, que este ano se assinala, é evocado no próximo sábado no Edifício Arrábida, em Setúbal. Para as 10h00 está marcada a inauguração de uma exposição evocativa da vida e da luta deste dedicado militante comunista, resistente antifascista e construtor de Abril.