Trabalho e água pública em jornada com Pimenta Lopes
O deputado do PCP no Parlamento Europeu, João Pimenta Lopes, contactou com trabalhadores de explorações agrícolas, na sua maioria imigrantes, no concelho de Odemira. Na jornada constatou a sobre-exploração a que estão sujeitos – sem contrato ou com o vínculo retido pelo patrão, sem direito a férias, pagos à hora, alojados em habitações precárias e sobrelotadas pelas quais pagam sendo o valor descontado na remuneração.
Antes, dia 13, o eleito comunista em Estrasburgo participou numa sessão pública promovida pela Direcção Regional do Alentejo (DRA) do PCP sob o tema «Promover o Investimento Público - Defender a Gestão Pública da Água». A iniciativa decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Cuba e contou também com intervenções de João Português, presidente da Câmara Municipal de Cuba, e José Pós-de-Mina, membro da DRA e do Comité Central.
A sessão foi precedida de uma reunião com a administração da Águas Públicas do Alentejo, bem como de uma visita a obras em curso por parte da autarquia gerida pela CDU, tendo no debate sido denunciada a política imposta para o sector das águas e do saneamento por parte dos governos PS, PSD e CDS, cujo principal objectivo é capturar esta competência aos municípios e criar condições para a transformação da água num negócio, visando a sua privatização.
O PCP reafirmou que é indispensável romper com esta política, mantendo a gestão pública e disponibilizando os meios adequados de financiamento às autarquias locais, a fim de incentivar a melhoria da gestão do serviço às populações, priorizar a eficiência hídrica e os direitos dos trabalhadores.