Actual
Quando as pontes caem
Actual
Sistémico...
Actual
Caldo entornado
A talhe de foice
Hidras
Crónica Internacional
O «conflito» na Palestina
PCP
Lutar todos os dias
O Partido tem vindo a denunciar que a política de direita e de abdicação nacional, ao serviço dos grandes grupos económicos, conduziu o País à mais grave situação económica e social do Portugal democrático. O Governo recorre à mentira e adulteração de dados económicos para passar a ideia de que existe uma recuperação económica, de que «valeram a pena os sacrifícios» e de que «quem põe em causa a ideia da recuperação económica está a desvalorizar o esforço dos portugueses».
Verão sem tréguas
Frente à Assembleia da República, no dia 10, numa tarde em que os termómetros marcaram mais de 30 graus, ficou patente que os trabalhadores não vão dar descanso ao Governo, persistindo na exigência da sua demissão e resistindo a cada uma das suas medidas.
No calor da luta
Imagens da manifestação nacional da CGTP-IN, no dia 10 de Julho, em Lisboa
Jerónimo de Sousa valoriza luta
Vitória da liberdade no Porto
A Câmara Municipal do Porto decidiu, anteontem, abrir um período de discussão pública visando a substituição do ilegal regulamento de propaganda. O PCP fala em «importante vitória da luta».
Análise, proposta e convergência
Valorizar o património e a memória
O PCP apresentou, na Assembleia da República, a proposta de criação do Museu Nacional da Indústria Naval, a ser instalado em Almada.
Organizar a resistência e a luta
Nas empresas e locais de trabalho, construindo a resistência e mobilizando para a luta em defesa dos direitos, o PCP assume-se como o partido dos trabalhadores.
Já saiu O Militante
Festa da CDU em Boidobra
Rui Moreira é cúmplice
Exemplo imortal
Barraqueiro tem que pagar
A Barraqueiro foi condenada a pagar dias de descanso compensatório não concedidos a dezenas de trabalhadores de uma das suas empresas.
País para filhos
A crescente degradação das condições de vida e de trabalho impede milhares de mulheres e casais de decidirem ter filhos, pelo que há que romper com a política e as medidas responsáveis por tal situação.
Vitória na STCP
A «agenda laboral» na CP
Espírito Santo tem de explicar
Cortes inaceitáveis
Que não se repita o BPN!
O PCP critica a «atitude de silêncio e cumplicidade» do Governo e do Banco de Portugal perante os factos que envolvem o Banco Espírito Santo, reclamando uma intervenção «rigorosa e transparente» que «salvaguarde o interesse nacional e apure a real situação» daquele grupo financeiro.
Branquear os responsáveis do crime
«Um desavergonhado branqueamento de responsabilidades do actual Governo e do ministro da Defesa Nacional», pelo qual perpassam muitas omissões e outras tantas distorções dos factos.
Novo assalto aos salários
A maioria PSD/CDS-PP aprovou dia 8, na generalidade, a reintrodução de cortes salariais na administração pública, medida introduzida em 2011 pelo governo do PS de José Sócrates e que vigorou até 2013.
Golpe na contratação colectiva
Novo roubo dos recursos
A chaga da precariedade
Dramas não param
Impõe-se travar a destruição
Comissões de utentes, eleitos da CDU e sindicatos levam a efeito diversas iniciativas que têm por fito denunciar e reverter as consequências da política privatizadora no sector da Saúde.
A Revolução e o Povo de Odivelas
Combater as causas
Justiça para todos
Defender Escola Pública e populações
Eleitos da CDU em vários municípios alentejanos alertam para efeitos negativos do encerramento de escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresentam propostas para reverter a situação.
Travar a privatização da EGF
As acções judiciais interpostas pelos municípios de Loures e do Seixal visam travar a venda da participação do Estado na EGF e defender os interesses das autarquias e das populações.
Roubo à comunidade
Jiga-jogas da maioria no canil de Braga
«Catarina Eufémia»
Um milhão em greve
Mais de um milhão de funcionários públicos britânicos cumpriram, dia 10, uma greve de 24 horas contra o congelamento dos salários e o prosseguimento das políticas anti-sociais.
Regressão na UE
A Comissão Europeia tenciona retirar o projecto de directiva da licença de maternidade, aprovado em 2010 pelo PE e ao qual o Conselho Europeu nunca deu seguimento.
Cadáveres sob a Europa fortaleza
Pelo direito à greve e ao protesto
João Ferreira <i>vs</i> Juncker
Barbárie sionista
Israel continuou a bombardear a Faixa de Gaza apesar de o Egipto ter proposto a suspensão da ofensiva que, em sete dias, já provocou mais vítimas que a agressão de 2012 e agravou o drama humanitário no território.
Assalto iminente
Donetsk e Lugansk ainda resistem às forças da junta fascista ucraniana apoiada pelo imperialismo, que insistem na violência contra os que se lhe opõem e nas provocações à Rússia.
Ocupação volta à agenda
A degradação da segurança na Líbia é de tal forma grave que as autoridades de Tripoli anunciaram, terça-feira, que ponderam a possibilidade de apelar a «forças internacionais» para ajudarem a restabelecer a ordem no território.
Palestina vencerá
A religiosa liberdade de destruir as outras
Um guia do processo revolucionário
O tomo V das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal, que hoje, 17, é apresentado ao público no Grande Auditório do ISCTE, pelas 18 horas, dá início a uma nova fase da publicação da produção teórica do dirigente histórico do PCP em correspondência com o novo ciclo do processo revolucionário aberto pela revolução do 25 de Abril de 1974.
Milagre escondido com o rabo de fora
Nos primeiros dias de cada mês o Eurostat divulga as suas estimativas mensais sobre o desemprego e as taxas de desemprego referentes ao mês n-2 em cada um dos países da União Europeia. A 1 de Julho divulgou as suas estimativas referentes a Maio passado próximo.
TVisto
A bola e a bolsa
Sociedade
Ai, como eu sofro!
Sociedade
A minha escola fica<br>a hora e meia de autocarro
Festa do Avante! é a festa de Abril
«A Festa de Abril» é o lema da edição deste ano da Festa do Avante!, ou não se assinalasse em 2014 o 40.º aniversário da Revolução dos Cravos. Mas este podia, na verdade, ser o «cognome» da Festa do PCP, pois ela corporiza, como nenhuma outra realização, a fraternidade, a solidariedade, a paz, a cultura, o trabalho colectivo, o sonho – valores que Abril tornou realidade palpável e quotidiana e que a Festa fez e faz seus. Todos os anos.