A Revolução e o Povo de Odivelas
Foi grande o interesse suscitado pela mesa-redonda «A Revolução do 25 de Abril e o Povo de Odivelas» que no dia 5 se realizou no Café-Teatro do Centro Cultural da Malaposta, em Olival Basto, por iniciativa dos vereadores da CDU. O debate, vivo, contou com cerca de 60 participantes e foi alimentado por 21 intervenções, ao longo da tarde, com testemunhos da resistência antifascista naquilo que é hoje o concelho de Odivelas e que incidiram em aspectos como: a urbanização do território; as duras condições de vida que os trabalhadores e as populações enfrentaram no período do fascismo; e a importância do movimento associativo e popular e do poder local democrático após a Revolução.
Para a CDU, os testemunhos apresentados na mesa-redonda e os que foram entregues por quem não pôde lá estar vêm confirmar «a necessidade de ir mais longe» no aproveitamento das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril «como oportunidade para estimular o conhecimento, o interesse e a divulgação do contributo do povo de Odivelas» para a resistência ao fascismo.
Neste sentido, os vereadores da CDU assumem o compromisso de levar avante diversas iniciativas neste domínio, das quais destacam: a elaboração de um «Dossier da CDU» tendo por base as intervenções ocorridas na mesa-redonda, os testemunhos escritos de quem não esteve presente e outros elementos que se julgue relevantes; propor aos órgãos municipais que se dê revelo à homenagem de mulheres e homens que são exemplos vivos de resistência ao fascismo e/ou de participação popular, no âmbito do aniversário do município de Odivelas e das comemorações dos 40 anos da Revolução; apresentar na Câmara Municipal um conjunto de recomendações ao nível do património cultural, sendo uma delas relativa à criação do Arquivo da Memória.