Jiga-jogas da maioria no canil de Braga

Lamentando a falta de diálogo do presidente da Câmara de Braga no que ao Centro Municipal de Recolha Oficial de Animais de Companhia diz respeito, a CDU acusa-o ainda de oportunismo político por defender agora, sob pressão das associações zoófilas, as medidas que havia ignorado quando foram apresentadas pela Coligação.
Numa nota de imprensa, a CDU de Braga afirma nada ter a obstar à existência de um regulamento para o canil/gatil, aprovado na Assembleia Municipal de 27 de Junho e inexistente até então. Contudo, ao constatar que a proposta de regulamento apresentada pela maioria PSD/CDS/PPM não identificava a origem dos problemas e tendo por base a suspeita de que a política de abate de animais iria continuar a ser prática corrente no canil/gatil de Braga, a CDU apresentou um conjunto de medidas para «revolucionar o paradigma instituído»: campanha de sensibilização e de esterilização; instituição de apoios económicos a proprietários com carências económicas; criação de política de colaboração com as associações zoófilas; levantamento e eventual adaptação das condições existentes; afectação de mais recursos humanos.

Todas estas propostas foram ignoradas pelos partidos da maioria, facto que a CDU lamenta, assim com o oportunismo político referido e as afirmações do presidente da Câmara, segundo as quais o município bracarense só poderá avançar com obras no canil/gatil se as associações zoófilas – que não têm fins lucrativos – estiverem dispostas a financiá-las.




Mais artigos de: Nacional

Impõe-se travar a destruição

Comissões de utentes, eleitos da CDU e sindicatos levam a efeito diversas iniciativas que têm por fito denunciar e reverter as consequências da política privatizadora no sector da Saúde.

A Revolução e o Povo de Odivelas

Foi grande o interesse suscitado pela mesa-redonda «A Revolução do 25 de Abril e o Povo de Odivelas» que no dia 5 se realizou no Café-Teatro do Centro Cultural da Malaposta, em Olival Basto, por iniciativa dos vereadores da CDU. O debate, vivo, contou com...

Justiça para todos

Contra o novo mapa judiciário do Governo, o encerramento de tribunais e o esvaziamento do interior, cerca de três mil pessoas concentraram-se anteontem, 15, junto à Assembleia da República, respondendo ao apelo lançado pela Ordem dos Advogados. Participaram no protesto advogados...

Defender Escola Pública e populações

Eleitos da CDU em vários municípios alentejanos alertam para efeitos negativos do encerramento de escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresentam propostas para reverter a situação.

Travar a privatização da EGF

As acções judiciais interpostas pelos municípios de Loures e do Seixal visam travar a venda da participação do Estado na EGF e defender os interesses das autarquias e das populações.

Roubo à comunidade

O texto final apresentado pela comissão de Agricultura e Mar relativo ao projecto de lei 528/XII, do PSD e CDS-PP, que altera a Lei dos Baldios, foi aprovado na quinta-feira, dia 10, com os votos favoráveis dos partidos da maioria e os votos contrários de todos os...

«Catarina Eufémia»

Por iniciativa do núcleo de Almada da União de Resistentes Antifascistas (URAP), decorreu no sábado, dia 12, na Sala Pablo Neruda do Fórum Romeu Correia, em Almada, a apresentação da obra «Catarina Eufémia. Militante comunista, mulher de Abril, companheira de...