Já saiu O Militante
«100 anos da I Guerra Mundial – Lutar contra o fascismo e a guerra» é o tema de capa da edição de Julho/Agosto da revista «O Militante», que remete para dois artigos: «Nos 100 anos da Primeira Guerra Mundial», de Jorge Cadima, colaborador da Secção Internacional; e «Os trabalhadores e o povo português na I Guerra Mundial», da historiadora e membro do Sector Intelectual da ORL do PCP Joana Dias Pereira. «O Militante» publica ainda a contribuição do PCP ao seminário realizado em Bruxelas entre 27 e 29 de Junho, subordinado ao tema «1914-2014: o imperialismo é a guerra», promovido pelo Partido do Trabalho da Bélgica.
Depois do texto de «Abertura», intitulado «Não lhes daremos tréguas», a secção «Organização» é composta por três artigos: «O Partido somos nós – mais iniciativa, mais militância», da autoria de Jaime Toga, da Comissão Política, e duas análises a outras tantas assembleias de organizações regionais do Partido – de Aveiro, por Carlos Gonçalves, da Comissão Política; e de Viana do Castelo, por Filipe Vintém, do Comité Central. Em «Partido», publica-se um excerto da intervenção de Jerónimo de Sousa na reunião nacional de quadros do PCP sobre as Comissões de Trabalhadores.
Da secção «25 de Abril» constam três artigos: «Festa do Avante!, a Festa do Portugal de Abril», de Telma Capucho, do CC; «A Revolução Portuguesa e o seu impacto cultural», de Manuel Gusmão, igualmente do Comité Central; e «Os grupos económicos e financeiros antes e depois do 25 de Abril», da autoria do economista Eugénio Rosa.
Fernando Correia assina «Fragilização do jornalismo enfraquece a democracia», enquanto que José Alberto Lourenço traça o «Balanço desastroso» de três anos de pacto de agressão.
Nesta edição de «O Militante» publica-se ainda o comunicado da reunião do Comité Central do PCP realizada a 27 de Maio e os resultados das eleições para o Parlamento Europeu por distrito.