Já saiu O Militante

«100 anos da I Guerra Mundial – Lutar contra o fascismo e a guerra» é o tema de capa da edição de Julho/Agosto da revista «O Militante», que remete para dois artigos: «Nos 100 anos da Primeira Guerra Mundial», de Jorge Cadima, colaborador da Secção Internacional; e «Os trabalhadores e o povo português na I Guerra Mundial», da historiadora e membro do Sector Intelectual da ORL do PCP Joana Dias Pereira. «O Militante» publica ainda a contribuição do PCP ao seminário realizado em Bruxelas entre 27 e 29 de Junho, subordinado ao tema «1914-2014: o imperialismo é a guerra», promovido pelo Partido do Trabalho da Bélgica.

Depois do texto de «Abertura», intitulado «Não lhes daremos tréguas», a secção «Organização» é composta por três artigos: «O Partido somos nós – mais iniciativa, mais militância», da autoria de Jaime Toga, da Comissão Política, e duas análises a outras tantas assembleias de organizações regionais do Partido – de Aveiro, por Carlos Gonçalves, da Comissão Política; e de Viana do Castelo, por Filipe Vintém, do Comité Central. Em «Partido», publica-se um excerto da intervenção de Jerónimo de Sousa na reunião nacional de quadros do PCP sobre as Comissões de Trabalhadores.

Da secção «25 de Abril» constam três artigos: «Festa do Avante!, a Festa do Portugal de Abril», de Telma Capucho, do CC; «A Revolução Portuguesa e o seu impacto cultural», de Manuel Gusmão, igualmente do Comité Central; e «Os grupos económicos e financeiros antes e depois do 25 de Abril», da autoria do economista Eugénio Rosa.

Fernando Correia assina «Fragilização do jornalismo enfraquece a democracia», enquanto que José Alberto Lourenço traça o «Balanço desastroso» de três anos de pacto de agressão.

Nesta edição de «O Militante» publica-se ainda o comunicado da reunião do Comité Central do PCP realizada a 27 de Maio e os resultados das eleições para o Parlamento Europeu por distrito. 



Mais artigos de: PCP

Vitória da liberdade no Porto

A Câmara Municipal do Porto decidiu, anteontem, abrir um período de discussão pública visando a substituição do ilegal regulamento de propaganda. O PCP fala em «importante vitória da luta».

Análise, proposta e convergência

O PCP realizou na última semana vários encontros com forças sociais e políticas, para análise da situação do País e da política necessária para responder àqueles que são os principais problemas nacionais: uma política que o PCP...

Organizar a resistência e a luta

Nas empresas e locais de trabalho, construindo a resistência e mobilizando para a luta em defesa dos direitos, o PCP assume-se como o partido dos trabalhadores.

Festa da CDU em Boidobra

Jerónimo de Sousa participou, domingo, na Festa de Verão da CDU na freguesia de Boidobra, na Covilhã. Na sua intervenção, após passar em revista a situação do País após três anos de pacto de agressão das troikas...

Rui Moreira é cúmplice

O PCP acusa o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, de ser cúmplice dos ataques aos serviços públicos levados a cabo, a nível nacional e com influência na cidade, pelo Governo PSD/CDS. Em causa estão os processos de privatização das empresas...

Exemplo imortal

As comissões concelhias de Santa Maria da Feira e de Espinho do PCP homenagearam, no dia 5, o médico comunista Ferreira Soares, assassinado pela PVDE há 72 anos. A evocação realizou-se, como habitualmente, no cemitério de Nogueira da Regedoura, onde está sepultado aquele...