A talhe de foice
Espíritos
Actual
O acordo e as «encomendas»
Actual
O bom exemplo e o bom aluno
Actual
Mesma receita, mesmos resultados
PCP
Derrotar a política de direita<br> por um Portugal com futuro
Sucessivos anos de política de direita e a sua particular acentuação nestes últimos anos com os PEC dos governos PS e a aplicação do pacto de agressão, no quadro do aprofundamento do processo de integração capitalista europeu e da política de submissão aos interesses do grande capital transnacional e ao euro, conduziram o País ao definhamento e a um grau de dependência externa sem paralelo.
Crónica Internacional
De novo o Iraque
Defender o SNS
Artistas da Festa
A Saúde é um direito, <br>não é um negócio
No ano em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) completa 35 anos da sua existência, defender esta importante conquista de Abril é um imperativo nacional. Só assim é possível garantir, no presente e no futuro, o acesso de todos os portugueses ao cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitação, independentemente da sua condição económica. As extraordinárias realizações do SNS na melhoria das condições de Saúde da população são fruto da capacidade técnica, do brio e da consciência democrática dos seus profissionais e da sua identificação com os interesses do povo.
Uma importante conquista de Abril
Quando sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS) são desferidos ataques pelos partidos do Governo (PSD e CDS), visando a sua redução e desconfiguração para abrir espaço à iniciativa privada, agora na mão dos grandes grupos económicos, importa recordar o que foi a Saúde em Portugal durante a ditadura e os ganhos obtidos com o SNS.
Mais de um milhão <br>sem médico de família
Propostas do PCP
Objectivo: destruir o SNS
Um escândalo
À «lei da rolha»
Vamos à luta!
Unidade e convergência
O PCP promoveu, em Lisboa e no Porto, duas reuniões com democratas e patriotas, que contaram com a presença de Jerónimo de Sousa. Em debate estiveram os caminhos da necessária alternativa.
Contra o fim da Casa do Douro
Jerónimo de Sousa participou, dia 22, numa sessão pública em defesa do Douro e dos viticultores durienses, realizada no Peso da Régua.
Determinação e confiança
PCP recebeu PEV
Instrumento de luta
A acção geral de reforço do Partido, decidida pelo Comité Central a partir das decisões do XIX Congresso, está a avançar nas suas múltiplas vertentes.
Demissões previsíveis e sintomáticas
Erradicar flagelos sociais
A Festa em movimento
A luta abre caminho
No sábado, muitos milhares de pessoas compareceram na manifestação que a CGTP-IN promoveu em Lisboa, pela demissão do Governo e para pôr termo à política de direita. Ao anunciar um grande protesto nacional para 10 de Julho, Arménio Carlos sublinhou que «está nas nossas mãos e na nossa luta a possibilidade de abrir caminho a uma política de esquerda e soberana, que assegure ao povo e ao País um futuro de desenvolvimento, progresso e justiça social».
Atentado à Escola Pública
À socapa, pela calada do fim-de-semana e sem revelar quais são, o Ministério da Educação e Ciência anunciou o encerramento de 311 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Trabalhadores repudiam ofensiva
Sindicatos e associações profissionais exortam os trabalhadores a defenderem os direitos consagrados na Constituição, face à perspectiva de novos cortes e congelamentos salariais.
Em defesa das 35 horas
Faltam enfermeiros
Aquece a luta na SPdH
Desenvolver o Algarve
Feriado roubado
Resposta à exploração <br>e ao desastre
A «hecatombe eleitoral» do PSD e do CDS a 25 de Maio foi «a confirmação do profundo desejo dos portugueses de romper com a política de direita» e «dá ainda mais força à continuação da luta por uma política alternativa, de esquerda e soberana», tanto mais necessária quanto o Governo se confirma como «inimigo público dos trabalhadores e do povo».
Nas ruas do Funchal
Ofensiva global <br>na legislação laboral
PCP com quem combate
Inaceitável subversão constitucional
A única solução para o cumprimento do acórdão do Tribunal Constitucional que declarou a inconstitucionalidade de três normas do OE é o «respeito pela Constituição e o pagamento dos dois subsídios por inteiro a todos os trabalhadores».
Devolução de subsídios é por inteiro
Afirmar a soberania e independência
Jerónimo de Sousa acusou o Conselho e a Comissão Europeia de aberta «ingerência» na vida nacional, adoptando «recomendações» que na prática se traduzem em «ordens».
Só a luta trava ofensiva
«Um salto qualitativo na ofensiva contra os direitos dos trabalhadores», assim avalia o PCP as propostas do Governo que visam «golpear a contratação colectiva por via da aceleração da sua caducidade», e, noutro plano, «prolongar o roubo do pagamento pelo trabalho extraordinário prestado».
Direita trava reforço de direitos
A maioria PSD/CDS-PP chumbou na passada sexta-feira dois projectos de lei do PCP visando, um, o reforço dos direitos de maternidade e paternidade, o outro, o alargamento das condições de acesso e atribuição do abono de família.
Nova escalada contra o poder local
Garantir medicação adequada
Teatro de qualidade
O programa da 31.ª edição do Festival de Teatro de Almada, que decorre entre 4 e 18 de Julho, foi apresentado no dia 20. A qualidade é o critério de escolha dos espectáculos.
Marx entre nós – um filósofo de rosto humano
Protestos em Lisboa
Luta na A4
Protesto no dia 2
Pão, trabalho e tecto
Os 17 parlamentos autonómicos foram o destino das marchas da dignidade que tiveram lugar, sábado, 21, nas diferentes regiões de Espanha, sob o lema «Pão, trabalho e tecto».
Pela via pública
Milhares protestam em Londres contra a austeridade
Greve vitoriosa na Suécia
Desta vez será mesmo diferente?
Terrorismo favorável <br> ao imperialismo
A ofensiva do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) converge com os interesses regionais do imperialismo, que financiou e treinou a organização, e procura tirar partido do seu reforço no Iraque e na Síria para prevalecer naqueles territórios.
Médio Oriente sob fogo
O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) apelou, domingo, 22, ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para que reúna com carácter de emergência a fim de condenar a agressão israelita contra o povo palestiniano.
Rússia defende trégua
Eleições e escravos <br> na Mauritânia de hoje
Rendas e lucros excessivos<br>à custa do País
A política (ódio?) de classe do Governo PSD/CDS e da troika contra trabalhadores e pensionistas, traduzido em cortes brutais nos salários e pensões, e num enorme aumento de impostos (apenas o IRS, pois a taxa de IRC até foi reduzida pelo Governo) que atingem principalmente os rendimentos do trabalho e pensões, assim como nas suas manobras dilatórias para adiar a reposição de cortes declarados inconstitucionais pelo Tribunal Constitucional, contrasta com a sua passividade e mesmo servilismo quando se trata em tocar nos interesses dos grandes grupos económicos que dominam a economia e a sociedade portuguesa.