Acção de reforço do Partido

Instrumento de luta

A acção geral de reforço do Partido, decidida pelo Comité Central a partir das decisões do XIX Congresso, está a avançar nas suas múltiplas vertentes.

Passo a passo constrói-se um Partido mais forte e influente

Image 16218

Entre as medidas concretas definidas para o reforço da organização e intervenção partidárias assume particular realce a acção de contacto com os membros do Partido visando a elevação da militância, a actualização de dados e a entrega do novo cartão. A ser concretizada com empenho e determinação, ela poderá permitir um substancial fortalecimento das organizações de base, questão determinante para robustecer a ligação do Partido às massas.

Este constante construir (e reconstruir) da organização partidária só é possível graças à militância abnegada de muitos milhares de quadros do Partido, que dão muito do seu tempo – já tão preenchido com outras tarefas partidárias e obrigações pessoais e profissionais – a conversar com os militantes, ouvindo das suas disponibilidades e propondo-lhes tarefas, debatendo a regularização das quotas e a compra do Avante! e de O Militante, informando-os de reuniões, distribuições e iniciativas e com eles debatendo questões da actualidade política e da orientação do Partido. Todas juntas, estas conversas – e o que delas resultar – darão um importante contributo para um PCP maior, mais forte e mais ligado aos problemas e aspirações dos trabalhadores e das populações.

Envolvimento e proximidade

Na localidade de Alto de Moinhos, na freguesia de Corroios (concelho do Seixal), o Partido conta com uma organização local com perto de 60 militantes inscritos. Destes, cinco encontram-se com regularidade (semanalmente, na pior das hipóteses) para discutir e distribuir entre si as tarefas a levar a cabo. Uma delas é precisamente a acção de contacto com os membros do Partido que, como disse ao Avante! José Medeiros, responsável pela organização, está praticamente concluída.

Tirando dois elementos que emigraram recentemente e um ou outro que estão doentes, todos os militantes da organização já têm o novo cartão, assim como as fichas para actualização de dados. Alguns até aceitaram aumentar o valor da sua quota, o que tem um significado acrescido, sabendo-se que a organização local é maioritariamente composta por reformados, uma camada particularmente atingida pela política de empobrecimento do Governo PSD/CDS e da troika estrangeira. «A maioria dos militantes no activo estão organizados nos seus locais de trabalho», como é a orientação do Partido, explica o responsável.

No concelho do Seixal existem algumas organizações locais, como a de Alto de Moinhos, ligadas às comissões de freguesia, o que permite o envolvimento de mais militantes no trabalho diário do Partido e uma maior proximidade aos problemas e aspirações concretos das populações. A estruturação da organização de base do Partido é, aliás, uma das medidas apontadas pelo Comité Central para o reforço do Partido.

 



Mais artigos de: PCP

Unidade e convergência

O PCP promoveu, em Lisboa e no Porto, duas reuniões com democratas e patriotas, que contaram com a presença de Jerónimo de Sousa. Em debate estiveram os caminhos da necessária alternativa.

Contra o fim da Casa do Douro

Jerónimo de Sousa participou, dia 22, numa sessão pública em defesa do Douro e dos viticultores durienses, realizada no Peso da Régua.

Determinação e confiança

LUSA «Com os valores de Abril, reforçar o Partido, desenvolver a região» foi o lema da VI Assembleia da Organização Regional de Bragança do PCP, realizada na tarde de domingo, 22, em Macedo de Cavaleiros. O debate travado e as decisões...

PCP recebeu PEV

Delegações do PCP e do Partido Ecologista «Os Verdes» estiveram reunidos na segunda-feira, no Centro de Trabalho da Soeiro Pereira Gomes, em Lisboa. Este foi o primeiro dos encontros com forças e sectores sociais e políticos anunciados pelo PCP na semana...

Demissões previsíveis e sintomáticas

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP reagiu, em comunicado emitido no dia 19, às demissões da administração e outros dirigentes do Hospital de São João garantindo que elas só podem surpreender «quem não esteja atento...

Erradicar flagelos sociais

No Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, que hoje se celebra, o PCP entrega na Assembleia da República um Projecto de Resolução que recomenda ao Governo que tome medidas imediatas que garantam o reforço da capacidade de resposta na área da...

A Festa em movimento

A preparação da edição deste ano da Festa do Avante! está prestes a entrar na sua fase decisiva: depois de amanhã, 28, tem lugar a primeira jornada de trabalho. Daí até à abertura da Festa, no dia 5 de Setembro, milhares de militantes e simpatizantes do...